Seguidores

sábado, 5 de outubro de 2013

INAUGURAÇÃO DA RESTAURAÇÃO DO DESTERRO

Por: Francisco de Paula Melo Aguiar

MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS:

PARA MAIOR GLÓRIA DE DEUS. Agradecemos publicamente ao Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto e ao Padre Moacir, Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo/PB, aos descendentes diretos e indiretos de Manoel Gomes de Mello e Emília Francisca Pereira de Mello e ao povo em geral que compareceram a MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS em honra da SAGRADA FAMÍLIA: NOSSA SENHORA DO DESTERRO (JESUS, MARIA E JOSÉ), celebrada por Dom Aldo e pelo Padre Moacir, no dia 28/09/2013, às 16:00 horas, quando da inauguração da restauração da Capela de Nossa Senhora do Desterro, fundada por Carlos Gomes de Mello (1869) e restaurada no período de dezembro/2012 a agosto/2013, financiada através de doação pessoal de Francisco de Paula Melo Aguiar e sua esposa Severina Bezerra da Silva Melo Aguiar.
 

Fotos: Arquivo Francisco Aguiar






 



Enviado pelo escritor Francisco de Paula Melo Aguiar

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Quanto mais sabemos, mas teremos que aprender

Por:Lívio Ferraz
 
Wescley Rodrigues, Sara Saraiva e Lívio Ferraz

Este evento de proporções cada vez mais elásticas, já começou contrariando as leis da física, tendo em vista que todos se encontravam nos passeios, pesquisas, palestras e por mais longínquos que fossem os caminhos percorridos, também se mostravam em companhia de nosso amigo 

Aderbal Nogueira

ADERBAL NOGUEIRA! FORÇA e FÉ, de uma família cada vez maior, unida por laços inquebrantáveis, posto, de RAIZ. Da abertura a palestra de encerramento, experiências compartilhadas. O passado e o presente. Políticas.  Padre Cícero Romão Batista: ontem e hoje. Sempre?  Essa era a noite de abertura. 17.09.2013, Memorial Padre Cícero – Juazeiro do Norte/CE.

Padre Cícero Romão 
Padre Cícero Romão Batista

Homenagens, marcos históricos, a vida marcando compasso, a história escrevendo seus passos. Raiava o primeiro dia: 18.09.2013. O brilhantismo de nossos expositores, dispensa apresentações. Mesmo de longe, pude compreender a dimensão das primeiras explorações de nossa argúcia: BARRO/CE. Caminhos, atrasos, tempo. Cronômetro se observa em pistas de velocidade. Aos amantes da história e da fotografia não existe um tempo específico. Existe um momento e o devido preparo para captá-lo.

 
Cariri Cangaço visita a Fazenda Nazaré do Cel. Domingos Furtado.

Festa no céu. Como diria Odorico Paraguassu in “O BEM AMADO”,  vamos dispensar os entretantos e ir direto aos finalmentes: ALCINO ALVES COSTA. Uma homenagem à altura. O canto da saudade. A força do sentimento, energia que emanou daquele auditório e em sua direção, começava o dia 19.09.2013 em grande estilo.

Alcino Alves Costa
Alcino Alves Costa
   

Chegar a Porteiras e encontrar a todo o carinho e atenção e preparo para aqueles Augustus momentos, mostrou-nos a grandeza de todos que fazem aquele município maravilhoso, tão preocupados com o objetivo do evento. Desde os maravilhosos espetáculos apresentados, sejam musicais, sejam teatrais, sejam em mais uma brilhante exposição sobre Antônio Conselheiro e CANUDOS/BA!! Mais um retorno aos acampamentos, para que uma nova jornada fosse empreendida.

 
Família Cariri Cangaço visitando a Fazenda do Major Zé Inácio em Barro

20.09.2013. MISSÃO VELHA, IZAIAS ARRUDA, o Coronel Menino.  O tempo: pouco. A história: muita. O fundamento: a documentação histórica. A precisão quanto à exposição. A preocupação de correção com o tempo, com os dados, com os fatos. A precípua necessidade de bem demonstrar.  A satisfação: o objetivo alcançado. Mais uma excelente palestra. Barbalha a CULTURA POPULAR PEDE LICENÇA, pois sua casa é a nossa casa.

Balneário de Caldas/CE. Palestras Técnicas. Compreensão. A sede pelo conhecimento atropelando a base que o antecede. A ansiedade. A certeza de que, quanto mais sabemos, mas teremos que aprender. Feito água, que se molda aos obstáculos, transpondo a todos e ao final, restando límpida e cristalina. Sobre todas às intempéries o CARIRI CANGAÇO 2013 demonstrou a força desta família. Talvez uma predisposição futura foi a colocação do tema: FORÇA, FÉ E RAIZ.   Cada um, a sua maneira, seguindo o seu caminho, compartilhou conosco mais este evento. Queria sair citando a cada nome, em caixa alta, mas não posso me arriscar a cometer o crime de deixar de fora uma letra, razão pela qual agradeço, por mais este ano, ao nosso CURADOR, ao MANOEL SEVERO BARBOSA, vulgo, SEVERO.
                                                                                                        

Lívio Rocha Ferraz
Sócio do GECC
Fortaleza, Ceará

http://cariricangaco.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com                       

Experiências enriquecedoras

Por: Geraldo Ferraz

 
Rosane e Geraldo Ferraz

Durante o Cariri Cangaço 2013, realizado de 17 a 21 de setembro, eu e minha adorável esposa, Rosane Ferraz, em companhia de incansáveis estudiosos e curiosos da temática Cangaço, vivenciamos experiências enriquecedoras, onde foi possível aprimorar nossa formação pessoal e profissional.

Nesta terceira oportunidade de pisar o religioso solo do Padim Padre Cícero e durantes as visitas às diversas cidades e localidades do Sul do Ceará: Juazeiro do Norte: Barro – Coité, Milagres; Porteiras – Piçarra, Guaribas; Missão Velha – Jamacarú, Gameleira de São Sebastião, Serra do Mato; Aurora – Tipi, Ipueiras; Barbalha – Alto do Leitão, Balneário de Caldas; Crato – Lançamento do meu livro Dé Araújo, no largo da RFFSA, nos impressionamos com o carinho e a emoção proporcionada pelos habitantes dos locais visitados, bem como a vontade destes em aprender mais sobre a matéria.

Excelente oportunidade, diga-se de passagem, para estreitar laços de amizade, fazendo daqueles momentos mais uma grande festa de confraternização geral. Você e sua equipe estão, verdadeiramente, de parabéns por mais esta grandiosa realização deste importante evento turístico/cultural do Ceará. Receba nosso abraço e nossa admiração.

Geraldo e Rosane Ferraz
Sócio da SBEC,
Membro da Academia de Letras de Gravatá
Conselheiro Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O cantor João Mossoró estará hoje à noite no "Mercadão Cadegue"



O cantor João Mossoró fará show - hoje, sábado, 5 de Outubro, no Rio de Janeiro, bairro Benfica, no "MERCADÃO CADEGUE". 
Uma festa portuguesa e bastante animada, quando o artista cantará as mais lindas canções.
 Você que mora no Rio de Janeiro prestigie o artista, participando do seu show.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

401 FOTOS ANTIGAS DE NATAL


Publicado em 03/10/2013 por Rostand Medeiros

Algum tempo atrás, aqui no nosso TOK DE HISTÓRIA, coloquei um post com 370 fotos antigas de Natal. Agora decidi ampliar a quantidade destas fotos no sentido de democratizar a informação, como sempre tenho feito com este nosso blog.

a (3)

Clique no link abaixo para você ver todas as fotos antigas de Natal. Material do acervo do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com/2013/10/03/401-fotos-antigas-de-natal/
 
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com