Seguidores

domingo, 15 de setembro de 2013

O Cariri Cangaço volta ao município de Aurora neste DIA 20 de setembro.

Por: José Cícero

Marica Macedo do Tipi: Sertaneja de Aurora, matriarca do Cariri

Durante o Cariri Cangaço deste ano Aurora viverá mais um grande encontro com a sua história. Em 2010 o tema foi "Os 83 anos da passagem de Lampião por Aurora", cuja palestra foi feira pelo secretário de cultura do município o professor José Cícero. 


Na edição seguinte, 2011 - "A trama da Ipueiras com vistas à invasão de Mossoró" a cargo do memorialista missãovelhense João Bosco André. Este ano, o tema será um dos mais notórios e palpitante, ou seja, "Marica Macedo do Tipi: sertaneja d'Aurora, matriarca do Cariri", cuja explanação será feita pelo seu neto - o Dr. Vicente Landim de Macedo, residente em Brasília, autor de uma obra homônima. O mesmo é presidente de honra da Associação do Filhos e Amigos de Aurora, residentes na capital Federal.

COMITIVA DE FAMILIARES DO CEL. ISAÍAS ARRUDA:

Este ano, além de diverso pesquisadores e aficionados pela história do cangaço e dos sertões nordestinos(inclusive do exterior) Aurora contara ainda com a presença de mais de 20 familiares do célebre coronel filho da terra - Isaías Arruda, na sua grande maioria residentes no estado de São Paulo(ver fotos). A exemplo da filha do coronel Orlandina Arruda e demais membro do grande clã que tivera origem no solo aurorense. Os mesmos serão homenageados em Missão velha onde o decano coronel chegou a ocupar o posto de prefeito municipal.


A  curadoria do CC homenageará na oportunidade em Aurora, algumas personalidades locais; tais como: o prefeito Adaiton Macedo, o Dr. Vicente Landim de Macedo, D. Orlandina Arruda(filha do cel. Isaías Arruda) e o Dr. Marcolino Ferreira Lira.

O Cariri Cangaço agora na sua IV edição acontece  de 17 a 22 de setembro em  sete municípios caririenses. A saber: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha(Jamacaru), Barro, Porteiras e AURORA.

Além de já ter ocorrido no começo do ano à guisa de  pré-lançamentos em Sousa e Nazarezinho na Paraíba, Lavras da Mangabeira(CE) e Piranhas e Canindé de Francisco(SE). 
Trata-se portanto, de um evento dos mais concorridos na região Sul cearense e, um dos mais gabaritados do Nordeste em se tratando da temática regionalista/sertaneja com seus temas afins.

Participantes e Convidados: 

Pouco mais de 150 pesquisadores de todo o país e até do exterior, conforme disse Manoel Severo - curador do evento, deverão está participando do acontecimento durante os 7 dias. 
Além dos seminários e dos debates propriamente ditos, os participantes do CC também participarão de visitas técnicas, ocasião em que conhecerão in loco importantes locais históricos dos municípios envolvidos. De forma que o CC é, por assim dizer, uma significativa vitrine em que mostraremos a rica história e a cultura dos nossos sertões  para o Brasil e para o mundo, disse o secretário de cultura de Aurora o professor José Cícero.

"Uma maneira viável e inteligente  de resgatarmos a nossa verdadeira história junto às gerações do presente e do futuro, além de projetarmos culturalmente estes rincões, no que se refere ao potencial turístico, histórico, ecológico  para o Nordeste  e o Brasil como um todo. Uma pena que muitos dos nossos vizinhos, malgrado o potencial não se deram conta ainda deste filão, que também é bastante educativo para a nossa população, enfatizou.

SERVIÇO:

O evento NA sua III Edição  será realizado no próximo dia 20 A PARTIR DA 19 no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional  Leopoldina Gonçalves Quezado(no Araçá).

A secretaria municipal de cultura e turismo (Secult) de Aurora está ultimando os preparativos da grande festa da história.
 
LEIA MAIS EM:



e no Orkut e  Facebook.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A Oitava - A farinhada - Luiz Gonzaga

Contribuição: Régis
tecnicolor.art.br

Corria o ano de 1978, interior do Ceará, cidadezinha pequena, toda a população reunida, aos domingos, para a feira já tradicional...

Pois bem, a história que vou relatar aconteceu com um senhor, chamado Seu Doca, que morava no sertão mesmo, um distrito da cidade que ficava ha uns 15 km da sede, e que todo domingo vinha à feira, no seu jumento.

Ao chegar, sempre seu Doca fazia as compras da semana, depois ia ao bar, tomar sua pinguinha e, depois, voltava pra casa.

Só que ele tinha comprado uma radiola (para tocar vinil), então, foi a um vendedor de uma banca de vinil e K7 e, ao chegar, apeou do seu jumentinho e foi logo falando:

-Bom dia seu morço! Eu tô percurano de um Longuiprêi qui tem a musga da "oitava". Será que o cumpade num tinha ai?

-Tenho sim, mas todos esses discos aqui meu senhor tem a oitava música, disse o vendedor, mostrando dezenas de discos de vinil.

-Mas eu quero é o da musga qui chama Oitava, tem? Perguntou seu Doca.

-Então vamos testar alguns pra vê se a gente encontra, tá certo?

E foram testando os LPs. Já tinha ouvido a oitava música de quase trinta discos... e nada de encontrar a música de seu Doca.

Foi quando o vendedor falou:

- Será que o senhor não poderia cantar um pouco dessa música pra gente ouvir?... Aí, ficaria mais fácil da gente encontrar.

-Só qui eu num lembru agora, cumpade! Minha memória tá meia fraca, eu só sei que é a da "Oitava", disse seu Doca.

Testaram mas uns vinte, já se tinham passado mais de duas horas e nada de encontrar a música, quando o vendedor lembrou de uma música e disse:
- Ja sei, deve ser a Oitava Sinfonia de Beethoven, será que é essa seu Doca? É essa né? Até que enfim!!

- Nunca ovi falá nesse bitôvi, mas só sei que é a "Oitava".
O vendedor colocou a Oitava Sinfonia de Beethoven, e, para sua tristeza, não era a música desejada.

Depois de quase três horas, o vendedor desistiu e disse a Seu Doca que não tinha a música, e a menos que ele cantasse uma parte dela, seria muito difícil de encontrá-la.

Seu Doca disse:

-Pois bem seu môço, eu vô mimbora, ja que voismicê num teim a "Oitava".

Seu Doca montou em seu jumento, deu a volta, quando, de repente, lhe veio à lembrança a tal música! Desmontou rápido e disse ao vendedor com entusiasmo:

- Lembrei!! Lembrei!! Lembrei Seu Môço. Mi lembrei da "Oitava".

-Que maravilha seu Doca, agora cante um pedacinho, que com certeza eu terei o seu LP.

E Seu Doca, para o espanto e alegria de todos, disse, todo contente:

-A musga é assim, homi:

"OITAVA NA PENÊRA,
OITAVA PENERANO,
OITAVA NUM NAMÔRO,
OITAVA NAMORANO..."

Seu Doca era um grande fã de LUIZ GONZAGA, mas no seu linguajar do sertão, não sabia a letra correta da música, trocando a parte de: EU TAVA por OITAVA.

Essa estória é contada aqui por meus parentes mas antigos, passou-se na cidade de PENTECOSTE-CE.

Se é verdade não posso provar, mas só sei que foi assim!!

A Música é FARINHADA, foi gravada por Gonzaga, em 1982, no LP "Eterno Cantador"

Mas no interior, pela simplicidade do nosso matuto, ela ainda é conhecida até hoje como OITAVA, por causa do refrão!

E viva o Povo Brasileiro!!!
Contribuição: Régis


http://www.luizluagonzaga.mus.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AO MENOS TENTE...

Por: Rangel Alves da Costa(*)
Rangel Alves da Costa

AO MENOS TENTE... 

Situações, rotinas e acontecimentos são difíceis de ser mudados. Tudo vem com o estigma do destino, da predestinação, do terá de ser assim mesmo. Contudo, nunca é demais tentar reverter, dar outra feição ou mesmo modificar. Por isso tente...

Tente mudar, tente transformar, tente agir segundo aquilo que deseja, ou mesmo de modo que tudo permaneça inalterado. A continuidade de determinado estado também é difícil demais, principalmente pelo que se pressupõe como escrita da vida para repentinamente acontecer.

Mas tente assim mesmo. Nunca é demais tentar uma nova feição ao estado de espírito, ao ânimo da alma, à predisposição do corpo, ao jeito de ser. Uma casa parece renovada com uma simples pintura; a mesma casa ganha nova vida com um simples remanejamento de móveis. Por isso tente...

Tente uma moldura nova para o seu retrato. A sua feição corresponde à sua idade, as marcas do seu rosto não estão aquém ou além daquelas que deveriam estar, mas você insiste em não se agradar com a falta de brilho nos olhos, o tom os cabelos, esse jeito triste de ser. Saiba que o retrato continuará o mesmo ainda que maquiado, mas a moldura, que está no seu espírito, esta sim. Está poderá ser transformada a qualquer instante.

Por isso tente uma moldura nova para o seu espírito, para a sua alma, para a sua aura. A madeira de lei das grandes mudanças sempre cai bem em quem pretende reanimar-se para a vida e permanecer forte o suficiente para que não encontrem fragilidades diante do seu olhar. A cor do verniz das velhas e grandes lições sempre dá um toque de responsabilidade e respeito às ações e atitudes de quem busca a preservação interior e exterior.

Foto

Também tente mudar o local onde o seu retrato está pendurado. Você é sua casa e sua parede, seu retrato e sua moldura, sua luz e seu estado. Talvez não tenha percebido, mas sua casa pode estar maltratada, esquecida, empoeirada. Traças passeiam por sua parede e a poeira se acumula invisivelmente. Além de um ambiente sombrio e triste, tudo isso torna mais feia sua fotografia, seu retrato, e tudo que seja você.

Por isso tente dar nova vida à casa que existe em você, arejar suas paredes, dar ânimo e novos ares ao seu ambiente. Faça uma limpeza espiritual, expurgue as velhas mágoas e sofrimentos vãos, remova dos escondidos tudo o que for negativo e ruim, faça sumir de vez as velhas marcas daquilo que não vale mais a pena manter em baús, da mente e do coração.

Então abra a janela, deixe que a brisa traga aromas e perfumes novos, permita que seu olhar aviste uma borboleta e um colibri, uma flor à janela, uma doce melodia vinda da natureza. E suas manhãs nascerão com mais brilho e os dias serão percorridos sem que os espinhos tomem o lugar das flores.

Então tente, tente e tente mais, pois você é capaz. Mas antes de tentar as mudanças essenciais, reflita sobre o que é e o que pretende ser, acerca da necessidade de mudar e também como será ao se transformar e, acima de tudo, ter a ideia de rompimento como algo inevitável na vida. Ora, ao nascer teve rompido o cordão umbilical; cada etapa da vida vai rompendo fases da idade; tudo é rompido pra ser transformado. Saiba, pois, que nenhuma mudança é possível sem rompimentos.

Romper, cortar, destruir de vez, os laços e nós que insistem em atrelar amores que só deixaram angústias e sofrimentos, recordações que só trazem aflição e melancolia, falsas amizades que só trazem desgastes e desgostos, pequenas situações na vida que só continuam afligindo o ser porque a pessoa permite. Tudo isso deverá ser rompido, desfeito, destruído de modo que nem lembrança deixe.

Também reflita sobre o amanhã e como pretende sentir-se e ser visto perante aqueles que você admira. Nunca pense em agradar ao mundo, mas apenas a você mesmo e a quem você gosta. Somente quem lhe admira, realmente gosta ou mesmo ama, sentirá a boa nova da transformação. E é por estes, além do seu admirável retrato em si mesmo, que você deve oferecer a dádiva do renascimento.

Por isso tente. Olhe sua casa, aviste a parede, enxergue o retrato, olhe a moldura, encontre a si mesmo. Se tudo poderá ser melhor, então tente. Nunca é fácil a transformação desejada, mas ao menos tente...

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Deoclides Vieira de Sá - um dos mais antigos comerciantes de Mossoró

Por: José Mendes Pereira

Pesquisando a vida de alguns mossoroenses, mas mesmo não sendo mossoense, encontrei no site www.azougue.org, a foto de um homem que muito colaborou com o desenvolvimento de Mossoró, o senhor Deoclides Vieira de Sá.

Lembro bem deste senhor, à esquerda, Deoclides Vieira de Sá, comerciante da Rua Coronel Gurgel, e segundo a jornalista Lúcia Rocha ele vendia de tudo.


http://www.azougue.org/conteudo/dobumba227.htm

Era um senhor tranquilo, paciente, sorridente, e pela manhã, sempre estava na porta do seu escritório, recebendo das pessoas que passavam em sua calçada, e o cumprimentavam com as seguintes palavras: 

- Bom dia, seu Deoclides! 

E outro:

- Como vai o senhor, seu Deoclides?!

- Está bem de saúde, seu Deoclides?

Ele ali, geralmente em pé, de braços cruzados, na entrada da porta do seu comércio, tinha o maior prazer de responder a quem isto lhe dizia:

- Bom dia, amigo! Tudo bem na graça de Deus!

Este é Deocleciano Vieira de Sá - 50 anos de comércio – 1966, irmão do Deoclides Vieira de Sá - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba32.htm

LEIAM O QUE FALOU A JORNALISTA LÚCIA ROCHA SOBRE DEOCLIDES VIEIRA DE SÁ:


José Mendes Pereira, faz tempinho que li a biografia dele, lembro que é paraibano, nasceu bem na divisa com o RN, foi seminarista em Fortaleza, até contar ao pai que não tinha vocação para o sacerdote. Foi lecionar, veio para Mossoró, onde passou a trabalhar com comércio, montou seu negócio próprio na Cel. Gurgel, vendia de tudo e seu filho único homem, Antônio foi comercializar sal e faleceu jovem, antes dos 60. 

Seu Deoclides valorizava demais os estudos e encaminhou bem suas filhas, gostava de receber amigos em sua casa na mesma rua da loja, ao som de piano tocado pelas filhas, duas sobrevivem, moram na mesma casa e mantém o Instituto Alvorada. Estudei com um neto que tinha o nome do avô, faleceu muito jovem há uns três anos. 

Uma pessoa que admira bastante a figura do avô é Herbert Vieira, da Cimsal Indústria Salineira, quando a gente se encontra dois assuntos não faltam: seu Deoclides e o ex-prefeito de Mossoró, médico Paulo Fernandes, filho de Rodolfo Fernandes.

Lúcia Rocha - jornalista

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Virgulino Ferreira da Silva - o famoso Lampião do nordeste brasileiro


Comparado a Robin Hood, Lampião roubava comerciantes e fazendeiros, sempre distribuindo parte do dinheiro com os mais pobres. No entanto, seus atos de crueldades lhe valeram a alcunha de "Rei do Cangaço".

Para matar os inimigos, enfiava longos punhais entre a clavícula e o pescoço. Seu bando sequestrava crianças, botava fogo nas fazendas, exterminava rebanhos de gado, estuprava coletivamente, torturava, marcava o rosto de mulheres com ferro quente.

Maria Marques e a marca ferrada - http://lampiaoaceso.blogspot.com

Assassinou um prisioneiro na frente da mulher, que implorava perdão. Lampião arrancou olhos, cortou orelhas e línguas, sem a menor piedade. Perseguido, viu três de seus irmãos morrerem em combate e foi ferido seis vezes.

Outra vítima de Lampião e Zé Baiano - http://lampiaoaceso.blogspot.com

Grande estrategista militar, Lampião sempre saía vencedor nas lutas com a polícia, pois atacava sempre de surpresa e fugia para esconderijos no meio da caatinga, onde acampavam por vários dias até o próximo ataque.

Apesar de perseguido, Lampião e seu bando foram convocados para combater a Coluna Prestes, marcha de militares rebelados. O governo se juntou ao cangaceiro em 1926, lhe forneceu fardas e fuzis automáticos.

http://www.eunapolis.ifba.edu.br

Clique neste link:

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2013/01/abrindo-os-servicos-de-2013.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cariri Cangaço, onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra !

 Por: Manoel Severo
Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

Uma grande festa. É com esse sentimento que estamos aguardando a todos os amigos, em nosso Cariri Cangaço 2013, a partir da próxima terça-feira, dia 17. Todos os preparativos estão sendo ultimados; equipes inteiras de profissionais qualificados dos municípios de; Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras; estão dando o melhor de si para receber você, que está vindo de todo o Brasil.

Foram horas intermináveis de planejamento, tudo foi pensado para oferecer a você, dentro das nossas limitações, o que de melhor temos em nosso Cariri do Ceará. Aqui não teremos apenas um conjunto de Conferências, Debates, Discussões, Aprofundamentos e Visitas Técnicas; aqui teremos um verdadeiro Encontro de Amigos, os vaqueiros da história, como costumava chamar, o velho e inesquecível Decano: Alcino Alves Costa, o Caipira de Poço Redondo, esse não estará conosco em corpo físico, mas certamente permanece entre nós em espírito e deverá vibrar a cada momento, a cada hora, a cada minuto...


O Cariri Cangaço é uma grande Construção Coletiva, a partir de sua Curadoria, seu Conselho Consultivo e o apoio da SBEC, do GECC e do GPEC, procura reunir a partir de uma programação plural e dinâmica, temas palpitantes e eternamente atuais. O zelo e o compromisso de todos os amigos é sem dúvida um ponto alto do evento, garantindo a qualidade e a credibilidade necessárias para sua consolidação como um dos maiores eventos do gênero, no Brasil.

O comprometimento e o trabalho sensacional dos municípios anfitriões, que não medem esforços para tornar o Cariri Cangaço inesquecível, merece um agradecimento especial. A todos os gestores que ao nosso lado acreditam que podemos realizar esse sonho, o nosso muito obrigado. As equipes dos amigos José Cícero, de Aurora; Sousa Neto, de Barro; George e Bosco André, de Missão Velha; Ticiano Linard, de Porteiras; Marli Bezerra, de Juazeiro do Norte; Sitõe Luna, de Barbalha; Dane de Jade, de Crato e Cristina Couto, de Lavras da Mangabeira, demonstraram mais uma vez força e um talento incomum, próprio do sertanejo nordestino que não se rende nunca! Parabéns!


Agora, enquanto estamos finalizando os últimos detalhes do Cariri Cangaço 2013, você de todo o lugar desse Brasil gigante e fantástico, arrume sua mala e venha correndo se unir a essa grande família Cariri Cangaço, pode até parecer difícil chegar até aqui, mas difícil mesmo será nos deixar e não se comprometer para o resto de suas vidas ! Click no link abaixo, se ainda não conhece a programação oficial e venha para cá, estamos esperando você!

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2013/09/programacao-cariri-cangaco-2013_6.html

Cariri Cangaço, onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra!

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com