Seguidores

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

LAMPIÃO E A CRUZ DE TINAN

Por: Clerisvaldo B. Chagas, 8 de agosto de 2013. - Crônica Nº 1064

06 a 09.1934. Fazenda Marrecas (AL). (Município de Inhapi). Muita gente trabalhava na fazenda Marreca do senhor João Martins, e todos andavam armados. Numa época de colheita (achamos que deve ter sido no período de safra entre julho e setembro de 1934), Lampião começou a rondar a fazenda para tentar pegar alguma pessoa armada.


O caçador Pedro Tinan também estava por ali. Certa manhã o caçador foi tocaiar veados com o companheiro Zeca Alves. Espalharam-se em duas esperas. Zeca Alves ouviu um tiro e pensou que Tinan matara um veado. Tempos depois, foi e viu Tinan, que fora atingido por um tiro de Lampião em cima de árvore. Após a queda, o bandido sangrou-o e abriu seu ventre. Apoderou-se do fuzil do caçador e continuou sua perambulação sinistra (SILVA 117:118).

Contou-me o senhor Antônio, meu fiel empregado, por alguns anos, que morou muito na região da Ribeira do Candunda, pois é originário dali, sobre Tinan. Tempos depois da sua morte, uma mocinha começou a ter problemas e descobriram que era a alma de Tinan que procurava falar com algum encarnado, usando a moça para chamar atenção. Ao deparar-se com um médium, declarou não querer fazer mal a moça. Tudo que queria era apenas que colocassem uma cruz em sua cova, lá num pé de lajeiro onde sepultaram seu corpo, pois sua alma estava sofrendo por falta do símbolo cristão. Providenciada a cruz, tudo voltou à paz de antes. (55).
       
Do livro Lampião em Alagoas, pag. 200.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com.br/2013/08/lampiao-e-cruz-de-tinan.html
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Luitgarde confirmada no Cariri Cangaço 2013!

Por: Manoel Severo
 Luitgarde Cavalcanti Barros e família Cariri Cangaço

Na noite desta quarta-feira, dia 07 de agosto, a família Cariri Cangaço recebeu para jantar em Fortaleza, a pesquisadora e escritora Luitgarde Cavalcanti Barros. Na pauta do encontro uma confirmação e um desafio.

A Confirmação: Luitgarde já agendou presença certa em nosso Cariri Cangaço 2013 em setembro e já confirmou sua Conferência e também homenagem especial ao Caipira de Poço Redondo, Alcino Alves Costa. Para Aderbal Nogueira, diretor do GECC e Conselheiro Cariri Cangaço:

"A confirmação da presença da professora Luitgarde engrandece ainda mais o Cariri Cangaço, consolidando definitivamente como um dos mais qualificados fóruns de debates sobre o tema, do Brasil". 

 
 Aderbal Nogueira, Jonasluis e Wilton Dedê recepcionam Luitgarde Barros

O desafio: Em 2014, o Cariri Cangaço junto ao GECC, a FGF do companheiro Jonasluis DA SILVA, de Icapuí, e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; promovermos Simpósio Internacional sobre o Centenário da Sedição de Juazeiro. O evento reuniria pesquisadores renomados, especialistas no assunto para uma grande discussão sobre a Sedição de Juazeiro; dentro da programação teríamos reedição de obras raras, lançamentos e ainda o lançamento do filme Sedição de Juazeiro, de Jonasluis, em sua versão finalizada.

"Desafio lançado e assumido, é esperar para ver !" afirma o curador do Cariri Cangaço, 
Manoel Severo

A professora Luitgarde é uma das mais festejadas personagens deste vasto e qualificado universo  do estudo e pesquisa das coisas do nordeste, renomada pesquisadora e escritora, professora da UFRJ e UERJ, Luitgarde tem estilo próprio, personalidade forte e coragem, tão própria da verdadeira mulher sertaneja. Dura quando necessário, incisiva sempre, precisa e direta, amável e atenciosa a vida toda.

 
Ângela Tavares, Luitgarde e Manoel Severo
Antônio Tomaz e professor Zeca

"Foi uma quarta-feira de muitas emoções, fomos jantar com a professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros. Ela me convidou para esse encontro com um desafio: quer promover no Centenário da SEDIÇÃO DE JUAZEIRO em 2014 um SIMPÓSIO INTERNACIONAL. Reunir grandes escritores brasileiros para um debate em torno da Minissérie SEDIÇÃO DE JUAZEIRO. Aceitamos na hora com ajuda da diretoria do Cariri Cangaço presente nesse jantar, através de Manoel Severo e Aderbal Nogueira" complementa Jonasluis DA SILVA, de Icapuí. 

Luitgarde Barros, conhecida por sua natureza determinada e dedicação plena e paixão em tudo o que faz; autora de uma das mais completas obras sobre o cangaço; "A Derradeira Gesta", como sempre se mostrou inteira, sem rodeios, na inteireza de seu espetacular caráter e talento, uma noite memorável, como todas as outras em que tivemos a oportunidade de compartilhar a seu lado, agora é arrumar o matulão e aguardar setembro chegar com Luitgarde Barros no Cariri Cangaço 2013.

Manoel Severo
Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Só para recordar - Paul McCartney

Paul McCartney

Paul McCartney – Sgt Pepper`s Lonely Hearts Club|The End
Última canção nos concertos de Paul McCartney. Desta vez no espetáculo “Good Evening New York”.
Site oficial de Paul McCatney:
http://www.paulmccartney.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com