Seguidores

terça-feira, 30 de julho de 2013

A Arte e o Sentimento de Archimedes

Por: Manoel Severo
 Elane e Archimedes Marques com o presente ao Cariri Cangaço

"Cariri Cangaço é isso aí, mais que um evento sócio-cultural, é também um espaço para confraternizações, fortalecimentos de laços afetivos, onde o amor fraterno se consolida a cada encontro. Fazer parte desta família é mais que um merecimento é uma honra."

Juliana Ischiara

Realmente a cada dia compreendemos esse sentimento externado pela querida pesquisadora e Conselheira Cariri Cangaço, Juliana Ischiara.

Juliana Ischiara

Depois da maravilhosa Avente-Premiere em Lavras da Mangabeira, dos surpreendentes e inesquecíveis momentos em Sousa e Nazarezinho, chegou a terceira e última Avante-Premiere, antes de setembro chegar: Piranhas em Alagoas, e ali, novamente os laços de fraternidade e afetividade, consolidados na admiração e respeito, mesmo a partir dos diferentes olhares e nas diversas interpretações da verdade histórica, se firmam e nos dão a certeza que trilhamos o caminho certo.

A noite de abertura da Semana do Cangaço em Piranhas, nos reservou uma grande e grata surpresa. Rompendo o protocolo e o cerimonial, o pesquisador e escritor de Aracaju , querido amigo Archimedes Marques, nos passou ao lado de sua esposa, um presente precioso. Confeccionado em papel machê, fruto do talento desse grande artista plástico, uma peça realmente bela e única: "Busto de Virgulino"; na verdade o presente não foi apenas para mim, mas para todos os que fazem o Cariri Cangaço e a partir daquela noite, sempre teremos o "Busto de Virgulino" nas Mesas do Cariri Cangaço pelo Brasil afora. Aos estimados Archimedes e Elane, muito obrigado e saibam que guardaremos em nosso coração o sublime presente.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas
Semana do Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Meu mano Nilton Mendes Pereira

Por: José Mendes Pereira
Foto: MEUS IRMÃOS, FALECEU O NOSSO SOBRINHO LULU!

Meus irmãos Neci, Antonio, Maria, Luzia, Anzelita, Laete, Sobrinho, Carminha, Vera Lúcia e todos os nossos sobrinhos e parentes:

Esperávamos uma recuperação completa do nosso sobrinho Lulú, mas, infelizmente, esta é a vida. Nada podemos fazer nada podemos dizer coisas contrárias com a natureza, isto só quem sabe explicar é as Três pessoas da Santíssima Trindade.

O Lulu nasceu, cresceu, ali, naquela estimada terra, "Barrinha “ e anos depois, veio morar em Mossoró. Aqui atingiu a maioridade, e vendo que tinha condições de construir uma família, assim fez. Casou-se pela primeira vez, e por motivos, o casal resolveu se separar, e deste casamento, nasceu a Alice, uma mocinha ainda nova, talvez, 14 anos. Sozinho, caminhou em busca de outro relacionamento, e deste último, deixou duas filhas lindas.

Amigo e inseparável dos seus irmãos, que hoje, no momento em que ele descer para sua casa eterna, lá no cemitério, tenho certeza, que a despedida dos seus irmãos com o seu corpo, será muito choro, muita emoção, que quem assistir, irá chorar também, porque é muito difícil uma irmandade tão unida quanto a dele.

Enquanto viveu, lutou muito para cuidar dos seus filhos e esposa, e durante o período em que esteve enfermo, mantinha fé que iria se livrar da doença. Mas chegou o dia em que tudo se acabou. 

Hoje, nesta madrugada fria, o nosso sobrinho Lulu, se despediu da terra, do céu estrelado, das brancas nuvens que passeiam pela imensidão do universo, do sol que esquentava o seu corpo para seguir o caminho da vida, dos corações humanos que mantinham amizades sinceras. Dos amigos, dos sobrinhos, dos tios, dos primos, e principalmente, dos seus irmãos, que sentirão a sua falta. 

Realmente, todos ficarão tristes, muito tristes, mas não haverá ninguém mais triste do que os seus pais, Toinha e Nilton, meu irmão, porque eles esperavam que você fosse os acompanhar até ao cemitério. E infelizmente deu tudo errado. Eles, hoje, irão te acompanhar até lá, ver a saída do teu corpo em busca da sua última morada aqui na terra. Lá, serás depositado em uma urna que ninguém a quer. Mas, realmente ninguém a quer para si, mas não tem jeito, a mesma urna que você será depositado, é a mesma que todos nós iremos um dia. Um dia que ninguém sabe quando.

Adeus Lulu! Adeus!

Morrer jamais será o fim.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Esta noite eu fiquei a pensar o quanto a dor da perda do seu filho muito tem lhe incomodado. Você olha para todos os lugares, e não o ver, apenas no imaginar, a sua fisionomia permanece encravada no seu eu. 

Todos os 9 filhos estão diante do seu olhar, mas sabe que no meio deles, uma ovelha está ausente, longe de você, apenas sabe que saiu do seu meio, do seu domínio.

Dos dez que nasceram e cuidadosamente você os educou, apenas 1, o Lulu, que tanto te amou, te respeitou, te ajudou por estes campos sofridos e solitários, sob o sol escaldante, suados, juntos, na luta com gado, ovelhas, colheitas de milho, feijão..., não está mais presente.

Foto: saudades tio Lulu Pereira
Lulu é o primeiro da esquerda e seus irmãos

Novamente você fica imaginando o seu jeito, a sua fisionomia, a sua voz, o seu sorriso, o cuidado com a irmandade, o bem que sempre quis aos pais, aos manos, aos tios, aos primos, aos parentes e amigos, hoje, apenas a saudade no coração de cada um permanece.

Fico a imaginar o vazio que ele deixou entre nós, mas não há mais vazio do que para você e Toinha, que são os verdadeiros criadores do Lulu, o qual, nunca lhes deu um pequeno desgosto e nem trabalho nenhum.

Foto
Ianca - sobrinha e Alice Ingrid - filha

Fico a imaginar como você está nesse casarão sozinho, não por separação conjugal, porque cuida do nosso sítio; ausente dos filhos, de nós, seus irmãos, sem uma companhia para que possa dividir com ela o seu sentimento de pai, a sua dor, a sua solidão.

Jucélia, Lulu, Júlia, Kelly e Pedro

Mas a vida é assim mesmo, mano. Com lutas, com provas, com sofrimentos, com perdas de parentes, e que se a vida fosse mar de rosas, sem estes ingredientes, muito mais viveríamos na solidão, na tristeza, deprimidos, porque nada teríamos para fazer e nem passaríamos por provas. E o ser humano ocioso e sem sofrimentos, cairá em depressão forte.

Foto: #LutoEterno Saudades tio Lulu Pereira
Te Amamos Muito .
Mensagem dos irmãos

Não somos donos da nossa matéria, apenas a usamos emprestada, caminhando com ela, e que serve  para sustentar os nossos espíritos, porque ela pertence à terra, para alimentação de bilhões de bactérias, que "famintas", precisam se alimentar da nossa carne. Mas o que nós saldamos, sem dúvida,  é o "EU" de cada um. Este, jamais se acabará.

Lulu e irmãos

E assim é que é a vida. Nascer, crescer, sofrer, adoecer, sentir dores insuportáveis, passar por provas, ser feliz, ser infeliz, e sem tempo definido para morrer, e após a morte, caminhar até a casa do senhor.

Mas a bíblia diz que nós não morreremos, apenas passaremos da morte para a vida eterna. E se é assim, como diz o poeta, morrer não é o fim.


Hoje, todos  nós estamos sem a presença do Lulu, diante da vida material, amando os seus filhos, sua esposa, seus pais, seus irmãos, seus vizinhos,  seus tios, parentes e amigos. Mas quem sabe. Será que o Lulu está bem mais feliz do que nós, na presença de Deus?

Foto: deus vai te ajuda tio ele tem planos na tua vida maravilhoso vc vai fica bom pq deus é maravilhoso e vai te ajuda eu creio nele e tenho fé q tudo vai da certo e vc vai fica bom no nome do senhor jesus...te amo muito tio
 Esposa, filha e Lulu

Meu mano Nilton levanta a cabeça e siga o seu caminho costumeiro. O Lulu se foi, mas ainda haverá esperanças para quem ficou. Ainda ficaram 9 filhos, e te amam muito  e querem te ver sorrindo e vivendo em paz. 

Todos nós temos o tempo certo para permanecermos aqui. Sofrendo ou não. Um dia iremos todos, mas o que mais vale, é a Casa do Senhor Deus Todo Poderoso.

Se você quiser ler as mensagens que lhe foram dedicadas clique no link abaixo:

https://www.facebook.com/lulu.pereira.927?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Erraram - Diário do Nordeste atribui a Antônio Amaury afirmação falsa

Por: Kiko Monteiro
Kiko Monteiro

Nós também erramos muito por aqui. Mas reparem o quanto é recorrente, parece regra, a lamentável falta de cuidado da imprensa quando quer tratar de "Cangaço". Troca-se Sergipe por Alagoas, Maria por Inacinha, 28 por 27, que o penúltimo era o ultimo...

Melhor evitar comentários. Se fosse pra reproduzir uma a uma teríamos que criar um outro blog dedicado exclusivamente a estas pérolas. Mas para defender um amigo e mestre faço questão de pedir a retratação urgente do citado veiculo de imprensa escrita.

A edição de hoje (30 de julho de 2013) do Jornal Diário do Nordeste começa muito bem anunciando o lançamento em circuito nacional do aguardado filme/documentário "Os Últimos cangaceiros" de Wolney Oliveira. Até ai maravilha, ótima noticia.

Mas em determinado trecho o jornal cearense, mesmo sem a intenção de ressuscitar a polemica (que por ser considerada calunia e difamação foi parar nos tribunais), achou de confundir os autores, atribuindo ao veterano e respeitado escritor paulista Antônio Amaury Corrêa de Araújo a afirmação e publicação de um livro que sugeria a homossexualidade do Rei do Cangaço. Logo Amaury com seus mais de sessenta anos dedicados a uma pesquisa responsável e que na época do acontecido, tão chocado quanto os familiares de Virgolino, procurado por jornais, sites e revistas do sudeste negou e condenou esta informação.

Amaury já está ciente do fato. Bastante preocupado, conta com a compreensão dos amigos.
Foto: Manoel Severo

O que me espanta é que Antônio Amaury, assim como outros autores citados na matéria, foi consultado pela repórter. Divulgou seu próximo livro, alertou sobre a questão de "Candeeiro" não ser o ultimo ex cangaceiro vivo, etc. Um mal entendido que poderia ser evitado se o questionassem na mesma oportunidade sobre o respectivo e totalmente desnecessário assunto?

Para ler a matéria, Clique Aqui

http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Família do Caipira de Poço Redondo recebe Cariri Cangaço

Por: Manoel Severo
Manoel Severo no agradecimento à família do Caipira de Poço Redondo

Por ocasião do Cariri Cangaço Piranhas, dentro da Semana do Cangaço, a caravana Cariri Cangaço foi recebido em um autêntico banquete pelos familiares de Alcino Alves Costa, na cidade de Poço Redondo, em Sergipe. O encontro aconteceu na noite da sexta-feira, dia 26, logo após a solenidade de abertura do evento no Centro Cultural Miguel Arcanjo, em Piranhas.

 Lena; a sobrinha e companheira querida e Manoel Severo 

Flagrante do Jantar oferecido pela família de Alcino Costa

Homenagem do irmão amado, ao lado Ana Lúcia

Na oportunidade, vários pesquisadores e amigos deixaram sua homenagem ao Mestre Alcino Alves Costa; ali em sua Poço Redondo ele acolhia e recebia a todos sempre com um sorriso amável, um coração cheio de amor e muitas, muitas, muitas histórias pra contar. Histórias do seu sertão, de sua terra querida e do cangaço, tema ao qual dedicou toda uma vida. 

 Wescley Rodrigues, Juliana Ischiara, Afrânio Cisne e Pedro Barbosa

Ana Lúcia, Neli, Wescley Rodrigues e Elane Marques

 
Manoel Severo agradece a acolhida e fala do carinho e amor de todos a Alcino

No jantar oferecido por seus familiares, tendo a frente a querida Lena; estimada sobrinha e companheira de viagem do Velho Caipira de Poço Redondo; a certeza de que seu sentimento e seus exemplos perduram e se consolidam a partir de seus queridos familiares. A todos os familiares de Alcino Alves Costa, Caipira de Poço Redondo, o Decano e eterno Conselheiro Cariri Cangaço, o nosso abraço e a nossa homenagem.

Manoel Severo
Cariri Cangaço Piranhas
Semana do Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com