Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Feliz Aniversário!

Por: Antonia Aruza

Feliz Aniversário! Hoje é o aniversário da mulher da minha vida. Obrigada meu Deus, por dar vida longa a esta que uma grande mulher, pelas virtudes de ser: 


uma mãe maravilhosa, para nós seus filhos perfeita!;  Vencedora, amiga, religiosa, grande companheira e esposa para meu pai (in memorian - saudades meu amor). 


Obrigada sempre meu Deus por todas as tuas maravilhas em nossas vidas. Abençoa minha MÃE  hoje e sempre, dê a ela: saúde e paz em sua velhice. Feliz Aniversário e Parabéns minha amada. Amor da minha vida! 

Mensagem da sua filha Antonia Aruza

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRIBUTO A VIRGOLINO - A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO


A cultura e a história que pulsa nas veias do sertão já tem data marcada para sua comemoração: O “TRIBUTO A VIRGOLINO – A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO”, será nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de julho/2013, na Estação do Forró e no Museu do Cangaço, em Serra Talhada/PE – Terra de Lampião e Capital do Xaxado, reunindo grupos musicais, grupos folclóricos, pontos de cultura, feira de artesanatos, violeiros repentistas, cantores, poetas, ex-cangaceiros, ex-volantes e todo público geral, numa festa em homenagem aos 75 anos de morte de Lampião.

O “TRIBUTO A VIRGOLINO – A CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO” é um projeto que congrega diversos grupos e artistas, produtores culturais e artesãos celebrando a cultura de raiz, integrando as seguintes linguagens:

1.   Música; 2.   Teatro; 3.   Dança; 4.   Fotografia; 5.   Cultura Popular; 6.   Literatura; 7.   Artesanato; 8.   Gastronomia.

Durante a programação do evento, será apresentado o espetáculo O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO, uma encenação teatral ao ar livre, contando a história do cangaceiro pernambucano, apresentações musicais com Trios e Grupos de Forró Pé-de-Serra, apresentações de Grupos de Danças Populares, Feira de Artesanatos, Área de Alimentação com comidas típicas da região, além da realização da CELEBRAÇÃO DO CANGAÇO, um momento em que todos os grupos e artistas convidados se reúnem para afirmarem a importância do Cangaço na identidade cultural do povo sertanejo.

Todas as atividades serão realizadas na ESTAÇÃO DO FORRÓ e no MUSEU DO CANGAÇO, utilizando diversos espaços/palcos paralelos um do outro.

O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO consiste na encenação de um espetáculo teatral ao ar livre, em Serra Talhada/PE, berço de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, contando sua história, mesclando acontecimentos reais com o imaginário popular e o folclore, com vistas ao fomento nas artes cênicas na região do sertão nordestino, bem como a geração de emprego e renda para as cidades circunvizinhas e incentivando o turismo e a cultura local, estimulando o conhecimento da história, promovendo a auto-estima, valorizando profissionais do teatro, envolvendo artistas e técnicos da região e do estado. O espetáculo será em ESPAÇO ABERTO, SEM VENDA DE INGRESSOS
(See attached file: O MASSACRE DO ANGICO.dot)


Realização:
Fundação Cultural Cabras de Lampião

Patrocínio:
Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Educação / Governo de Pernambuco

Apoio:
Ministério da Cultura
SEBRAE/PE
SESC/PE.
Secretaria de Cultura / Prefeitura de Serra Talhada.
Comércio local.

MUSEU DO CANGAÇO
Ponto de Cultura Cabras de Lampião
Vila Ferroviária, S/Nº - Centro
CEP: 56.903-170

Serra Talhada - Pernambuco
Tel: (87) 3831 3860 / 9938 6035
E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Em 05.01.1934 o Jornal A tarde publicou esta reportagem


Chefiado pelo cangaceiro “Corisco” apareceu no interior um grupo de oito bandidos e duas mulheres, que atacaram o povoado da “Ilha Grande” na fronteira de Pernambuco: saquearam varias casas levando joias e dinheiro. Corisco, após o saque deu cem palmatoradas, além, de uma surra de chicote, no vaqueiro Clementino. 

Fonte: (A TARDE, Salvador. p. 01.05 Jan. 1934).

Poderá gostar de:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Lampião em Alagoas

Autor: Clerisvaldo B. Chagas

São 467 páginas.
Preço: R$ 55,00 (Cinquenta e cinco reais) com frete incluso, 
para todo o Brasil.
Onde comprar?
Com o revendedor oficial Professor Pereira através do 
E-mailfranpelima@bol.com.br ou pelos 
tels. (83) 9911 8286 (TIM) - (83) 8706 2819 (OI).

http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com