Seguidores

terça-feira, 18 de junho de 2013

Tributo a Virgolino 2013


O massacre de Angico - A morte de Lampião

No mês de julho Serra Talhada homenageia o seu filho mais ilustre: Lampião. É o tributo a Virgolino – A celebração do cangaço, com xaxado, música, artesanato, danças populares e o maior espetáculo de teatro ao ar livre do sertão: O massacre de Angico - A morte de Lampião...

Tudo isso de 24 a 28 de julho, na estação do forró, em Serra Talhada - Pernambuco.

Pescado no canal de Camilo Melo no YouTube

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Solenidade de abertura na terra de Chico Pereira


A mesa de abertura do Cariri Cangaço Parayba em Nazarezinho contou o prefeito Salvan Mendes, o representante do CCBNB, César Nobrega, o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Lemuel Rodrigues, do curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e do professor Wescley Rodrigues, principal articulador e organizador do evento.

Como anfitrião, o prefeito de Nazarezinho Salvan Mendes ressaltou em suas palavras a importância de realizar o Cariri Cangaço Parayba, evento de "responsabilidade e credibilidade que fomenta e incentiva o fortalecimento de nosso cultura" e "Nazarezinho tem muito o que mostrar a começar pela saga de Chico Pereira". 

 Prefeito Salvan Mendes
 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço
César Nobrega, CCBNB

O curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo falou de sua emoção em depois de tanto tempo de expectativa "está pisando o solo de Nazarezinho, berço de Chico Pereira e de tanta história e memória ligada ao sertão", reafirmou ainda a felicidade de "está através do Cariri Cangaço e de tantos amigos, estreitando os laços entre os apaixonados pelas coisas do nosso povo, espalhados por toda região" e alertou para a urgência no restauro e tombamento do patrimônio da Casa de Chico Pereira, "Patrimônio não só de Nazarezinho, mas de todo o Brasil".

O representante do CCBNB, César Nobrega, ressaltou  a importância do evento Cariri Cangaço Parayba e de Nazarezinho ser inserido no roteiro de atrações turísticas e culturais da região que possui no CCBNB um grande animador e articulador.

Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nazarezinho e a magia do segundo dia de Cariri Cangaço Parayba: A Casa de Chico Pereira

Por: Manoel Severo
Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu

O dia ainda nem havia acordado quando já começávamos a nos preparar para a agenda intensa do segundo dia do Cariri Cangaço Parayba. Nazarezinho cerca de 40 km do centro de Sousa nos esperava com uma das visitas mais importantes do Cariri Cangaço: A Casa de Chico Pereira na fazenda Jacu.

A Caravana Cariri Cangaço saiu do Hotel Ribeirão em Sousa, sendo capitaneada pelo anfitrião Wescley Rodrigues, perto das sete e trinta da manha rumo a fazenda Jacu. Depois de cerca de 36 km a majestosa e emblemática Casa de Chico Pereira, antes da entrada da cidade, se descortinava por detrás de uma encosta.

 Caravana Cariri Cangaço em visita a fazenda Jacu: Casa de Chico Pereira

Como muitos outros  patrimônios espalhados por este Sertão maravilhoso a Casa de Chico Pereira, principal edificação da fazendo Jacu, cenário de inegáveis acontecimentos que eternizam Nazarezinho dentro da historiografia nordestina e brasileira, se encontra em estado que inspira cuidados especiais.



A beleza e a magia contida na Casa do Jacu...
Pedro Barbosa e Sara Saraiva

Com a fachada ainda bem caracterizada, com suas paredes, oitão e seus muitos compartimentos,  testemunhas de um tempo glorioso da família Pereira, aguardam o restauro urgente para que se consolide ali um Memorial onde se possa perpetuar a memória não só de Chico Pereira, mas de todo um povo de Nazarezinho.

Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Fotografia rara de Romeu Menandro da Cruz


Fotografia da década de 30 do século XX, tirada no município sertanejo de São José de Piranhas, no sítio Riacho D’ água, na qual aparece o farmacêutico prático Romeu Menandro da Cruz montado em vistoso cavalo branco. 

Ao fundo podemos observar a presença da Sra. Maria Izabel César da Cruz, esposa do lendário Romeu Cruz. Personagem importante do romance “O carcará”, de autoria do ex-governador paraibano 

Ivan Bichara Sobreira

Ivan Bichara Sobreira, Romeu Cruz, natural de Pombal/PB, mas radicado no antigo termo de Jatobá de Piranhas/PB, foi um dos defensores de Cajazeiras em 28 de setembro de 1926 quando o subgrupo do bando de Lampião liderado pelo temido Sabino Gório ameaçava a terra do Padre Rolim. 


Romeu Cruz transformou-se em cem combatentes e impediu a entrada dos bandidos na rua em que estava o seu piquete, o qual ficava onde se localizava a igreja do Sagrado Coração de Jesus, a qual infelizmente não existe mais.

FONTE:
http://www.caldeiraodochico.com.br/fotografia-rara-de-romeu-menandro-da-cruz/

Enviado pelo professor e pesquisador do cangaço: 
José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com