Seguidores

domingo, 9 de junho de 2013

Raimunda Paiva Fernandes - Véspera dos 93 anos

Por Polyanna Fernandes

Raimunda Plácida de Paiva nasceu fruto do amor entre Geraldo Franklino da Costa e Francisca Nobilina de Paiva, em 05 de Outubro de 1920, na residência dos seus pais, uma casa humilde no sítio Tanques, na zona rural, entre os municípios de Patu e Umarizal-Rn, onde residiu até 1942. Filha de pai agricultor e mãe doméstica; viviam basicamente da agricultura. Tinham vida simples e difícil. Família grande de muitos irmãos. Brincavam com bonecas de pano, sabugos de milho, panelinhas de pedra, brincavam de roda. Meninos e meninas brincavam juntos. Escutavam estórias de Trancoso nos finais de tarde, após a ceia.


A educação das crianças era de responsabilidade dos padrinhos, que a disponibilizava através de professores contratados para ensinar o bê-a-bá. Depois, foi matriculada numa escola no município de Rafael Godeiro-Rn, onde estudou até a primeira série. Nesta época, vestia-se de chita.

Já mocinha, divertia-se com os bailes nos sítios em dias de casamentos, que eram arranjados pelos pais e avós. Às vezes, juntavam-se na casa de parentes, aos domingos para dançar ao som de uma sanfona.

Impossível esquecer a seca que assolava a região e a dificuldade financeira da família, o que resultou na ida para a zona rural do município de Mossoró-RN, Alagoinha. Pra tentar uma vida melhor. No entanto, com pouco tempo de nova moradia, seus pais, juntos com alguns irmãos, retornaram ao município de Patu-Rn, ela permanecendo na casa de sua irmã, Elisa que já estava casada.

CASAMENTO

Meses depois, conheceu em Alagoinha Domingos Fernandes Pimenta, natural do sítio João Pereira, zona rural do município de Patu-Rn. Um senhor viúva e pai de 20 filhos, alguns já falecidos na época.

Uniu-se em matrimônio em 26 de Setembro de 1949, com apenas 28 anos, na Catedral de Santa Luzia – “Mossoró”, com “Seu Domingos”. A partir dessa data tornava-se a senhora Raimunda Fernandes Pimenta.

Após o casamento eles foram ao município de Caraúbas-Rn para buscar os filhos dele para morar com eles. Ela foi muito bem recebida pelos filhos de “SEU DOMINGOS”. E os tinha como filhos.

FILHOS DO CASAL

Nada mais natural que gerar seus próprios filhos. Sendo assim, aos 29 anos, em 1950, no sítio Bom Destino, deu a luz a primeira filha do casal, Luzimar Paiva Fernandes . Em 1951, nasce Domingos Fernandes Pimenta Filho, e em 1952, nasce Francisca Paiva Fernandes. Com o passar dos tempos as crianças foram crescendo e começaram a ajudar na lida da casa e também na colheita do sítio.

Não existia luxo, mas quanto à alimentação sempre foi muito farta e todos gostavam da vida que tinham. Depois de ajudarem no roçado e na lida de casa, as crianças brincavam em baixo de um pé de cajarana.

Depois de um ano, em 1953, vieram para Mossoró, no bairro Alto de São Manoel, com a promessa de emprego para o patriarca, na função de vigia no saneamento, hoje CAERN. Mas o emprego só deu certo por dois anos, e a família retorna à Alagoinha. Nessa estadia em Mossoró, em 1954, nasce Antonio Paiva Fernandes, e em 1955, Rita Paiva Fernandes.

De volta ao sítio, em 1956, nasce Geraldo Paiva Fernandes. E em 1957, Luzia Paiva fernandes. Em 1958, Pedro Nascimento Paiva Fernandes, E em 1961, nasce o último filho do casal, Sebastião Paiva Fernandes.

Após voltarem ao sítio Alagoinha o marido caiu pela primeira vez de uma carroça e quebrou o pé. Como já estava com idade avançada, começou também a apresentar sinais de algumas doenças. Então, costumava ir à Mossoró para tratamentos.

EDUCAÇÃO DOS FILHOS:

Para estudarem, alguns dos filhos vieram para Mossoró, sobre a responsabilidade de uma tia – Dona Osana, no bairro Baixinha. Logo depois, alugaram uma casa em Mossoró, na Rua 06 de Janeiro, pertencente ao Sr. Toinho de Caboclo. Depois, os irmãos moraram 30 dias na Rua Pedro Velho, na casa de Maria Panema e, em seguida, na Avenida Alberto Maranhão.

Em 1970, ainda na Alagoinha, casou-se a primeira filha Luzimar. Nesse mesmo ano, o casal teve a alegria de receber a primeira neta: Cleide Fernandes de Sousa. Em seguida casaram-se a Rita e a Francisca. Com a continuação dos anos, os outros filhos foram se casando, Domingos, Pedro, Luzia, Geraldo, Antônio e por último, o caçula Sebastião.

MUDANÇA DE ALAGOINHA PARA MOSSORÓ

Insatisfeitos com a rotina que levava, dias em Mossoró, dias em Alagoinha, o casal decidiu vender o sítio e morar de uma vez por toda em Mossoró, comprando a primeira casa na Avenida Melo Franco, de propriedade do Sr. Henrique Mendes, morando apenas sete meses, pois tendo em vista “Dona Mundica” não ter se adaptado ao local, por motivos de saúde; compraram outra casa na Rua Juvenal Lamartine, que pertencia ao casal Chailton e Marlene, pois as coisas seriam mais fáceis no centro, vez que a família estaria junta, e as visitas aos médicos se tornaram mais constantes.

SEU DOMINGOS SOFRE ACIDENTE

Em 1980, quando ainda moravam na Juvenal Lamartine, enquanto caminhava até ao Hospital dos Salineiros, na Avenida Alberto Maranhão, em frente à Escola Dix-Sept Rosado, Seu Domingos sofreu um acidente, sendo atropelado por um carro táxi, de propriedade do Sr. Manoel Peru, ficando em cadeira de rodas.

CUIDADOS DOS FILHOS AO PATRIARCA

Nessa nova época, era necessária a ajuda e a compreensão dos filhos, pois, devido a dependência física, fazia-se necessário alguém, o tempo todo para ajuda-lo nas atividades mais simples. Aos poucos, ele foi se restabelecendo e começou a andar de muletas.

ACIDENTA-SE NOVAMENTE ENQUANTO RECEBIA FILHO

Meses depois, caiu de uma cadeira quando levantara para receber o filho Antonio Paiva, que chegara de viagem; o que agravou o seu estado de saúde. Apesar de toda a debilidade, Seu Domingos, em nenhum momento reclamava do que ocorrera com ele, e continuava sendo a pessoa doce e maravilhosa que sempre fora. Ele continuou frequentando as missas todos os domingos, na Igreja São José. E a vida continuava sem maiores problemas. Em 1981, ainda passou por uma cirurgia de próstata.

DONA MUNDICA ABRAÇA COM GARRA A SITUAÇÃO DO MARIDO

Incansavelmente, “Dona Mundica” estava sempre ao lado do marido, cuidando e o zelando. Passava noites e noites acordada ao seu lado. Nesse período, o seu filho PEDRO e a família foram morar com eles para ajudar à mãe. Os outros filhos também se reversavam, já que ela sozinha não podia cuidar do marido. Entre os anos de 1983 e 1984, foram morar no Abolição IV, por um ano, indo depois para o Abolição III.

MORTE DE SEU DOMINGOS FERNANDES PIMENTA

Visivelmente fragilizado e debilitado, em 26 de Dezembro de 1985, Domingos Fernandes Pimenta veio a falecer. Momento muito triste e doído, tanto para Dona Mundica como para sua família. Hoje, ainda dói falar nele. Ela se esquiva de falar nesse assunto, pois sente um vazio enorme.

Seu Domingos foi uma pessoa muito importante na vida dessa mulher. Ela o respeitou e o amou a sua maneira até o último dia de vida. A gratidão, dedicação, respeito que ela tinha e tem por ele até hoje e tocante. Ela tinha uma eterna gratidão por Seu Domingos, como se fosse um favor ele ter casado com ela.

DONA MUNDICA - AGORA É A MÃE E O PAI DOS SEUS FILHOS

Após a morte do marido dedicou-se a comandar e cuidar da sua família e a frequentar as suas missas. Foi um período muito difícil e de adaptação, qual contou com a ajuda da família. Afinal, foram 36 anos de convivências. Mas, a vontade de viver é muito grande, pois mesmo diante da perda do marido, ela continua firme.

FELICIDADE COM A CHEGADA DOS BISNETOS

Em 1995, ela tem o prazer de conhecer Daniel Francisco da Silva Filho, seu primeiro bisneto. Em meio a tantas dificuldades, tristezas e momentos felizes na sua vida, ela pode realizar  em 2010, um grande sonho, que sempre cultivava em seu coração. Voou pela 1ª vez e foi a São Paulo-SP, conhecer Aparecida do Norte.


RAIMUNDA significa AQUELA QUE É PODEROSA E PROTEGE A TODOS. E esse é o papel dessa mulher que completará em Outubro deste ano, 93 anos de vida. Proteger, zelar, acompanhar, guardar, orientar e amar a todos nós, familiares e amigos, papel que ela desempenha com todo carinho. É uma grande mulher frágil e forte, determinada, durona e sabe como defender suas vontades.

No decorrer dos anos essa família cresceu e hoje, tem 86 pessoas, entre filhos, filhas, noras, genros, netos, netas, bisnetos e bisnetas agregados. Pode-se dizer que são “A GRANDE FAMÍLIA”. E como diz a letra da música de Dudu Nobre:

Esta família é muito unida...
E também muito ouriçada...
Brigam por qualquer razão...
Mas acabam pedindo perdão.

Assim é a família Paiva Fernandes, tem a sua diferença como toda família, mas os membros desta família estão sempre juntos e prontos para nos ajudar. A forma simples e humilde de ser dessa grande mulher, sua sabedoria, sua vontade de viver é um exemplo de vida para toda essa família. As marcas do tempo no seu rosto sinalizam as experiências de vida. Mas, na alma essa mulher tem a alegria de uma criança que pula e brinca que sonha, mesmo diante das dificuldades.


Nada mais justo que, estarmos aqui, hoje, para homenageá-la, como fazemos todos os anos. Não importa a distância, sempre damos um jeito de estarmos reunidos na data do seu aniversário, que é tão especial. E esse ano de 2013, novamente estaremos reunidos para comemorarmos, não só os seus 93 anos, mas também a sua história de vida.

Por tudo que construiu ao longo de sua vida, Dona Mundica, pode ser considerada uma Boa Pastora, que cuida do seu rebanho, guia as pastagens, as águas vivas e ao descanso, protegeu o seu rebanho das feras devoradoras. Em contra partida, suas ovelhas, conhecem a sua voz e seguem-no por onde quer que ele vá. “O bom pastor procura sempre o melhor para o rebanho que o segue, o qual se beneficia do seu amor e dos seus conhecimentos, (livro dos salmos)”.

Diante disso, só temos a agradecê-la por tudo que nossa “DONA MUNDICA” tem feito por todos nós. E são por essas e outras que é impossível tentar explicar esse imenso amor que carregamos. E tudo que dissermos, ainda será bem pouco, perto desse imensurável amor que temos por essa grande mulher. Então, usamos em vídeo as palavras do rei Roberto Carlos para tentar expressar o que sentimos.


Só desejamos que a senhora viva muito mais e esperamos que, essa reunião que acontecerá em Outubro, comemoração ao seu nonagésimo terceiro aniversário não se resume só a essa data, e que a nossa família continue unida e que o espírito de paz reine, mesmo diante das diferenças existentes.

Autora: Polyanna Fernandes

Dona Mundica é a sogra do administrador deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com