Seguidores

terça-feira, 26 de março de 2013

AMADOS(AS)... VALE A PENA SABER! MUITO TRISTE!


Passou por todo este sofrimento, por que nós não o amamos?

A causa mortis de Jesus explicada pela medicina

Antes da Cruz - Da quinta-feira à noite até sexta-feira pela manhã. 

1 - Jesus foi preso na noite de uma quinta feira. Os guardas o esbofetearam chutaram e cuspiram em seu rosto. Ele passou a madrugada sem dormir e sem comer. Ao ser julgado na manhã do dia seguinte, já estava, portanto, muito debilitado. 

2 Açoites - Ainda de manhã, foi submetido a cerca de 120 açoites, tortura que antecedia a maioria das execuções romanas da cruz. Despido, Jesus foi amarrado a um tronco vertical, de costas para os soldados. O chicote usado nesse tipo de tortura era o flagrum, que contém nas pontas ossos de articulações ou esferas de chumbo para intensificar a dor. 

3 O tronco - Como acontecia com os condenados á crucificação, Jesus carregou o tronco, que pesava de 22 a 27 quilos. O caminho era de terra e cheio de buracos. o esforço, associados à agressão do açoitamento, pode ter causado um derrame na pleura, a membrana que reveste os pulmões. Quando isso ocorre, é enorme a dificuldade para respirar. 

A Crucificação - sexta-feira, 12h

1 Mãos - Os pregos utilizados na crucificação eram de ferro, com cerca de 12 centímetros de comprimento. Eles perfuravam o nervo mediano do antebraço, provocando uma sensação intensa de queimadura. A dor é tanta que pode causar vertigens. Sem assistência, em poucos minutos, a maioria dos pacientes com perfuração no nervo mediano entra em estado de choque. 

1 Pés - Numa crucificação, os pés costumavam ser pregados da seguinte forma: dobravam-se os joelhos da vitima de modo que as solas ficassem estendidas, rentes a madeira- os pregos atingiam os nervos plantares dos pés. O efeito é o mesmo que o sentido nas mãos: dor lancinante e intermitente. A flexão dos joelhos causa, em cerca de dez minutos, câimbras e adormecimento nas pernas. 

A Morte - sexta feira, 15h

Há duas prováveis causas da morte de Jesus: asfixia e choque hipovolêmico.

Asfixia - Os braços erguidos imobilizam o peito, dificultando o mecanismo respiratório, especialmente a expiração.

Choque hipovolêmico  - A violência provocada tanto pelo açoitamento quanto pela imobilidade na cruz, leva a uma queda do volume sanguíneo circulante o que causa a falência de múltiplos órgãos.

Fonte:

William Edward, patologista da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, Frederick Zugibe, médico legista da Universidade Columbia, também dos Estados Unidos, e Cícero Vaz, fisiatra.
Facebook