Seguidores

quarta-feira, 20 de março de 2013

"Lá se vão..."

Por: Emery Costa
Da direita para esquerda: Antônio Rodrigues de Carvalho, Costinha Leite (pai, dentre outros, do Togo Ferrário); Quincas Duarte de paletó e gravata; o vice-prefeito da época, Francisco (Chico Mota); William Gurgel, o famoso WG; Odílio Jales Dantas e Anísio. 

Bom, nós hoje vamos mergulhar na Mossoró do ano de 1959. Nesse registro fotográfico que estamos vendo aí naquela época, Mossoró se engalanou toda para receber uma indústria de ponta para a época. Era a fábrica de Óleo Comestível com a marca "Tibiriçá". Seu empreendedor era o industrial Joaquim Duarte Soares, mais conhecido como "Quincas Duarte". Nessa foto do ato inaugural daquela fábrica que se localizava à rua Coronel Gurgel, no chamado bairro da Paraíba, estamos vendo usando da palavra o prefeito de então, Antônio Rodrigues de Carvalho (ainda hoje vivo como testemunha ocular dessa história); mas, estamos vendo também Costinha Leite (pai, dentre outros, do Togo Ferrário); depois, o próprio Quincas Duarte de paletó e gravata; a seguir o vice-prefeito da época, Francisco (Chico Mota); logo depois o nosso saudoso William Gurgel, o famoso WG; ainda estamos vendo aí o gerente da fábrica naquela época, Odílio Jales Dantas e na pontinha aparecendo de óculos de grau está Anísio, aquele que vendia pirulitos nas ruas de Mossoró. E, se o evento se deu exatamente no ano de 1950, então aí já vai meio século a dentro no túnel do tempo da História mossoroense.

FORMATURA

A solenidade única para a colação de grau dos concluintes dos cursos nas Faculdades Mater Christi neste ano será neste dia 15 de janeiro. Receberão o grau naquela oportunidade os concluintes dos seus cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informática.

VIVO

O empresário Francisco Andrade está prevendo que vai botar pra funcionar a sua loja de revenda de aparelhos celulares e habilitação com a bandeira Vivo lá para a segunda quinzena do mês de fevereiro. Essa é uma das grandes operadoras do Brasil nos dias atuais.

GEO
O nosso vizinho, o Colégio Geo, aqui na avenida Almir de Almeida Castro, vai estrear neste ano em março próximo os seus cursos de idiomas Inglês e Espanhol.

MILTON

O ex-vereador mossoroense Milton Silveira se aproxima célere dos seus 80 anos de idade bem vividos. Tudo se dará em abril vindouro. Milton Silveira é natural de Reriutaba, interior do Ceará, mas aqui aportou muito cedo e começou a praticar a enfermagem coisa herdada do seu pai, o saudoso "seu" Miguel Silveira.

MILTONS

E, por fim, é dizer que Milton Silveira já foi listado pelo seu xará, Milton Marques, e será um dos próximos entrevistados da série Mossoró de todos os Tempos pela TCM. Lúcia Rocha, sua produtora, está procurando viabilizar a melhor data.

EDIVAN

Ficou para 14 de janeiro corrente o ato de lançamento antecedido de palestra de Francisco Edivan de Oliveira. E isso acontecerá na Livraria Siciliano, no Mossoró West Shopping, a partir das 19 horas daquele dia. Edivan é pau-ferrense e vem se sobressaindo nessa área.

CATEQUESE

Amanhã começará em João Pessoa (PB) o Encontro para a Formação de Catequistas do Regional Nordeste II. O tema será "O Ministério do Catequista à Luz do Sínodo dos Bispos e das Diretrizes da Ação Evangelizadora". De Mossoró seguirão dom Mariano Manzana, o padre Carlinhos que é o articulador diocesano de catequese e duas catequistas.

WSC EMPREENDIMENTOS

Outro empreendimento da WSC de Weber Siqueira Chaves é o edifício Javan Monte. Este fica localizado na rua Antônio Vieira de Sá, próximo ao shopping, hospitais, academias, escolas, restaurantes e de tudo quanto necessita uma comunidade.

APARTAMENTOS

Nesse edifício Javan Monte são ofertados apartamentos que vão desde 66 metros quadrados, passando por 69 metros quadrados, 83 metros e 96 metros. Tudo de acordo com a necessidade de cada um.

http://www2.uol.com.br/omossoroense/110109/conteudo/emery.htm 


Iconografia do Cangaço !


A história do cangaço brasileiro ganhou o imaginário popular como poucos outros casos de revoltas populares na História do Brasil. Lampião, o grande responsável por tirar o movimento do sertão profundo e levá-lo para os jornais das grandes cidades, soube valer-se dessa grande invenção que se popularizou no início do século XX: a fotografia.

Através dos registros fotográficos, feitos, num primeiro momento, por fotógrafos ocasionais espalhados pelo sertão e, depois, pelo libanês Benjamin Abrahão – autor da série mais significativa dessas imagens –, o cangaço ganhou as páginas dos jornais e a imaginação popular. Com as notícias, que se produziam ora enaltecendo os feitos de bravura, ora narrando enfaticamente a crueldade dos crimes dos cangaceiros, as personagens dessa história foram se encorpando no imaginário do povo. Daí para as canções populares, os cordéis e as lendas sertanejas foi um pulo.

Reunir essas fotografias com qualidade gráfica e sistematização é produzir, além de um documento para a posteridade, uma nova chance de avaliar a importância histórica desse movimento. As fotografias, sobretudo as de Benjamin Abrahão, revelam detalhes das vestimentas, pormenores do cotidiano, costumes e hábitos disso que se convencionou chamar de estética do cangaço. Da riqueza estética ao interesse histórico, este livro propõe uma reflexão sobre o papel da iconografia para a criação de mitos populares, e como, a partir dela, o povo opera seu próprio imaginário de construção de um mito.

Por fim, um brinde ao leitor: o DVD que acompanha o livro traz imagens em movimento produzidas por Benjamin Abrahão, agora numa nova montagem feita por Ricardo Albuquerque, que privilegia as cenas tematicamente e foge à caricatura impressa ao filme Lampião: o rei do cangaço, que reuniu em 1955 as imagens censuradas no final da década de 1930. Além de uma nova montagem, esta nova edição traz também aproximadamente 5 minutos a mais, recuperados, em 2002, pela Cinemateca Brasileira.

Fonte:www.operaprimacultural.com.br

Iconografia do Cangaço - 
Organização, Ricardo Albuquerque
Capa dura, 216 páginas, 23 x 25 cm,  1.3 kg
INCLUI UM DVD COM AS IMAGENS DO FOTÓGRAFO BENJAMIN ABRAHÃO

NOTA CARIRI CANGAÇO:

Foi livro de Cangaço o assunto é.. Professor Pereira, entre em contato: franpelima@bol.com.br


http://cariricangaco.blogspot.com