Seguidores

terça-feira, 5 de março de 2013

Alcides Dias Fernandes e o ensino comercial em Mossoró - 03 de Março de 2013

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Em 27 de agosto de 1911 era fundada em Mossoró a Sociedade União Caixeiral, num dos salões do antigo Colégio dos Padres. Entre outros auxiliares do comércio, foram seus sócios fundadores: Alcides Galvão de Miranda, Afonso Freire de Andrade, Raimundo Nonato de Souza, Sebastião Fernandes Gurgel, Antônio Filgueira Secundes, Luiz Bom, Francisco Isódio de Souza e Manoel Marques, que foi o seu primeiro presidente. 


Alcides Dias Fernandes, embora muito jovem, cedo se enfileirou nas atividades desse grupo associativo, onde alcançou posição de liderança na sociedade, sendo eleito presidente da mesma, mandato que exerceu durante mais de 20 anos, realizando uma administração extraordinária. Seu trabalho na presidência da União Caixeiral tinha sempre uma tarefa nova para começar. Mal terminava um plano e já estava com outro em elaboração, pensando como executá-lo.
           
O primeiro dos grandes movimentos que encabeçou foi à construção do prédio da União Caixeiral, na Praça da Redenção nº 17, no local onde foi à casa de Gaudêncio Noronha. Foi uma obra de coragem, de confiança no próprio esforço, de constante trabalho do homem que não se intimidava com empecilhos. A obra era tão grande e arrojada para a época, que muitos duvidavam que ele conseguisse concluí-la, já que os recursos eram escassos.
               
Para levantar fundos, organizou um plano de pequenas ações de dez mil réis cada uma, que eram subscritas, muitas delas, à revelia dos próprios portadores, que seriam amortizadas por sorteios, conforme o tempo da emissão. E quando se procediam alguns desses sorteios, que era dirigido pelo grupo constituído Poe ele próprio e mais João Almino de Souza, Raimundo Nonato Fernandes e Raimundo Firmino de Oliveira, alguns dos beneficiados, como era o caso de Vicente Fernandes, ele dizia: “João Almino, faça uma carta para eu assinar, pedindo para a importância ser revertida em benefício da própria União, pois não há, na verdade, dinheiro para pagar o resgate.”
              
Assim foi construído o prédio da União Caixeiral.
               
Em 1936 o Estado do Rio Grande do Norte passava por um momento conturbado com a deflagração do movimento que ficou conhecido como Intentona Comunista. Esse movimento modificou totalmente o ritmo da vida e das atividades, até da segurança pública. Mas mesmo nesse período Alcides Fernandes continuou com seus sonhos e iniciou outro empreendimento muito arrojado para a época que era a criação de uma escola de comércio, que viesse a funcionar no regime de inspeção do Ministério da Educação. Então, contando com o apoio de outro sonhador, que foi o acadêmico Thiers Rocha, criou a escola de ensino que seria a pioneira do ensino profissional de contabilidade no interior do Estado e que foi realmente instalada naquele ano de 1936.
               
Para a organização da Escola, teve de recorrer a experiência da Escola de Comércio de Natal, do professor Ulisses de Góis, que vinha de 1919 quando foi fundada por D. Adauto, Arcebispo da Paraíba. E de lá chegaram, com muito boa vontade, as instruções indispensáveis para a organização do processo do pedido de verificação prévia ao Ministério da Educação. Em 1937 um inspetor federal, chegado do Recife, visitou a Escola, dizendo trazer a melhor recomendação que podia para Mossoró, credenciado pela amizade do professor Tércio Rosado.
               
A bem da verdade, a Escola só possuía, em ótimas condições, o prédio. Não havia nada além das salas de aula e do sonho de fazer-la sobreviver. As recomendações de Tércio Rosado ajudaram muito, pois o inspetor federal se mostrou muito compreensivo e sem falta do cumprimento de sua missão, orientou, ajudou, incentivou aquele trabalho. Assim, debaixo de fiscalização oficial, inicia o funcionamento do primeiro ano do curso preparatório, tendo no seu corpo docente os professores Sólon Moura, Raimundo Gurgel, Antônio Francisco, Raimundo Andrade Araújo, Carlos Borges de Medeiros e Guiomar de Oliveira.
               
Há homens que plantam couves. Há homens que plantam carvalhos. Disse isso Rui Barbosa. Alcides Fernandes pertencia a este último grupo. Plantou árvores seculares, que desafiavam o próprio tempo. (continua na próxima semana).

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

Autor:
Geraldo Maia do Nascimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

III Congresso Nacional do Cangaço

Clique no cartaz para ampliar  e visualizar melhor

O novo Papa

Por: Rogério Mota
Rogério Mota

Os católicos do mundo inteiro esperam com muita ansiedade pela eleição e nomeação do novo Papa. Este processo já começou na cidade do Vaticano e os preparativos para a reunião entre todos os Cardeais, o Conclave, é de muito respeito e tradição pela Constituição da Igreja Católica. Soubemos de muitos motivos da renúncia do papa Bento XVI e entre os motivos maiores, foram os estragos causados por encobrimentos de vários Cardeais nas suas paróquias tais como: pedofilia, roubalheira e outras gatunagens. Esse é um procedimento que recentemente nós brasileiros assistimos e ficou por isso mesmo, dois fichas sujas foram eleitos os presidentes do Senado e da Câmara Federal. Rezemos e pedimos ao Espírito Santo que isso não ocorra em Roma. Torcemos para que o nosso Santo Papa seja digno e merecedor em todos os sentidos do trono de São Pedro e o representante maior da Igreja Católica.

Rogério Mota

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A espera é de todo lugar...Cariri Cangaço 2013 !

Manoel Severo, Aderbal Nogueira e Wilton Dedê

Manoel Severo, tô todo "arrupiado" com as noticias do Cariri Cangaço 2013. Acho que na sua viagem pra falar com Vicente Macedo eu também vou. Tenho que tratar de outro assunto com ele.Ele quer fazer um documentário sobre Aurora. Se a ideia vingar quero fazer com Aderbal Nogueira.  Quero te propor uma coisa: Nonato Luiz tem um show só com músicas de Luiz Gonzaga, que tal um show na abertura do evento? Conte comigo novamente...

Wilton Dedê


Severo, Conte comigo em todo Cariri Cangaço e inclusive para pensarmos como será a atividade; debates, visitas e
homenagem póstuma ao Alcino.

Vilela, Alcino e Rubinho

Aguardo você!!!

Felipe Caixeta
Rio de Janeiro - RJ


Caríssimo Manoel Severo. Estou entusiasmado com esse IV encontro do Cariri Cangaço. Desde já, dentro das minhas possibilidades, estou à disposição do amigo e toda sua equipe. Em tempo, se Deus permitir estaremos juntos no Cariri Cangaço 2013.

Estou contando os dias, quando setembro vier.
Saudações cangaceiras e Grande abraço,

Luiz Ruben
Paulo Afonso - Bahia


http://cariricangaco.blogspot.com

Cariri Cangaço é apresentado a Conselheiros em Natal


O Cariri Cangaço esteve em Natal neste último final de semana  reunindo alguns de seus Conselheiros em terras norte riograndense. Ao encontro estiveram presentes o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, os Conselheiros Honório de Medeiros, Múcio Procópio e Ivanildo Silveira, e ainda os confrades Cel. João Marinho, pesquisador Carlos Alberto e Bárbara de Medeiros.

Na oportunidade Manoel Severo fez uma breve apresentação do que se está construindo para a quarta edição do evento, as modificações, as novidades , os novos parceiros, as temáticas e a grande expectativa quanto ao encontro de 2013.


Para Múcio Procópio "É sempre uma grande honra estarmos juntos no Cariri Cangaço, um evento de qualidade e credibilidade inegáveis", Ivanildo Silveira destacou "a grande construção coletiva, unindo o talento de todos para termos um espetacular evento"; já Honório de Medeiros reafirmou o incondicional "apoio de todos os Conselheiros ao Cariri Cangaço 2013".

Manoel Severo destacou as principais modificações para a edição 2013, como "as Avant Premier, duas delas já confirmadas para Lavras da Mangabeira e Piranhas; o novo formato de Conferências e de Mesa de Debates e ainda momentos específicos para Discussões Técnicas , sem falar nos mais de vinte lançamentos de novos livros sobre a temática e dez novas produções em vídeo". Ao final ficou confirmado um novo encontro com os confrades do Rio Grande do Norte, desta vez na capital do oeste potiguar: Mossoró.

Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com