Seguidores

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Semana dedicada ao escritor Alcino Alves Costa - Adeus, Alcino!

Por: Cicinato Neto

Adeus, Alcino!

Alcino Alves Costa era o Caipira de Poço Redondo, o pesquisador admirável, o nosso mestre da pesquisa cangaceira. Ficamos tristes com sua partida, mas, ao mesmo tempo, felizes porque você venceu a sua dor... 

Professora Lucinha e Alcino Alves Costa

Eu fui seu discípulo e continuarei sendo. Que todos os pesquisadores e leitores possam reverenciá-lo! Seus livros nunca morrerão. Mas o sertão ficou mais pobre, mais desanimado. Que Deus o tenha!

Cicinato Neto

http://lampiaoaceso.blogspot.com

Cerrado e Caatinga - Patrimônios Nacionais


Os senadores aprovaram a Proposta de Emenda Constitucional 51/2003 que transforma o cerrado e a caatinga em patrimônios nacionais. A chamada “PEC da caatinga e do cerrado” ganhou 51 votos favoráveis e segue agora para exame na Câmara dos Deputados.

O primeiro signatário da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO) observou que, com a aprovação, o cerrado equipara-se à floresta amazônica e ao pantanal mato-grossense, deixando de ser um "subpatrimônio". Ele acrescentou que a proposta repara um erro histórico da Assembleia Nacional Constituinte e não prejudica em nada o desenvolvimento econômico sustentável do país, na medida em que o cerrado já está integrado à cadeia produtiva, tendo se tornado grande produtor de grãos e de leite.

O senador Marco Maciel (DEM-PE) considerou que a aprovação da PEC beneficia o cerrado, em especial no semiárido nordestino. Demóstenes avalia que a proposta tem o objetivo corrigir uma falha que carece de justificativa científica e resultou na restrita divulgação da importância dessas áreas.

Pela Constituição, a floresta amazônica, a mata atlântica, a serra do mar, o pantanal mato-grossense e a zona costeira são patrimônio nacional, e sua utilização deve ser feita de forma a assegurar a preservação do meio ambiente. Demóstenes avalia, no entanto, que a importância de incluir o cerrado entre esses biomas decorre, não só do fato de ocupar cerca de um quarto do território nacional, mas, principalmente, de englobar ampla variedade de ecossistemas e elevada diversidade biológica que se manifesta na fauna e flora.

Quanto à caatinga, que ocupa cerca de 850 mil quilômetros quadrados no semiárido nordestino e interage com o cerrado, caracteriza-se por apresentar notável diversidade de fauna e flora. O autor diz que é o bioma brasileiro mais severamente devastado pela ação do homem. "Não podemos permanecer inertes frente à dilapidação do patrimônio natural representado por essas formações vegetais. Urge superar a concepção falsa de que a proteção da Amazônia, da mata atlântica e do pantanal reveste-se de maior importância que no caso dos demais biomas", disse Demóstenes.

FONTE: 
AGENCIA SENADO  
Cortesia - Alfredo Bonessi

http://cariricangaco.blogspot.com

Faleceu o Homem que enterrou Lampião

Por: Ivanildo Silveira
Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima e Alcino Alves Costa

A notícia não é nova e ao mesmo tempo sim pois foi disseminada entre poucos pesquisadores. Como trata-se de personagem secundária a grande mídia que já não toma conhecimento ou raramente noticia fatos de outros coadjuvantes que dirá uma personagem secundária.

Antonio Vilela de Souza

Recebemos a informação somente ontem, através do pesquisador e escritor Antonio Vilela, que faleceu o policial volante


GEMINIANO LUIS SARMENTO- o Cabo Grilo. Morador de Entremontes - AL (vide foto acima). Foi este homem que teve a incumbência de enterrar e desenterrar LAMPIÃO. A causa da morte foi um ataque cardíaco, no dia 20 de abril/10.

Tenente João Bezerra

Cabo grilo fazia parte da volante de Ten. João Bezerra, e ficou na retaguarda no combate de Angicos/SE, tendo chegado ao local, depois da morte dos cangaceiros.Em entrevista ao pesquisador "VILELA", assim se pronunciou o CABO GRILO:

"Eu cheguei depois das mortes ( Lampião..). Eu fui enterrar os corpos uns quatro dias depois. Os corpos podres, fedendo feito á porra. Quatorze dias depois, fui desenterrar novamente... (por ordem do Ten. José Lucena )..."

Tenente Zé Lucena

Convém ressaltar, que a cangaceira MARIA, companheira de JURITI , também faleceu há algum tempo atrás, porém não temos maiores informações. Como se vê, existem hoje, poucos ex-cangaceiros e ex-policiais sobreviventes do ciclo do cangaço para contar a história.

Um abraço a todos

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço

Fonte: 
a partir do espetacular lampiaoaceso.blogspot, do amigo 
Kiko Monteiro

http://cariricangaco.blogspot.com

Como evitar?

Por: Paulo Medeiros Gastão
Paulo Gastão e dona Maria das Graças, mais...

Meus amigos, deixem-me perguntar-
"Como poderemos evitar serem os mortos de Santa Maria responsáveis pela tragédia"???????!!!!!!!!

Nada mais pergunto ou argumento. O cerco está se fechando.

Aguardo resposta.
Paulo Gastão.

Enviado pelo professor universitário  escritor e pesquisador do cangaço: Paulo MedeirosGastão

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VENDETA AMERICANA – A GUERRA ENTRE AS FAMÍLIAS HATFIELD E McCOY

Por: Rostand Medeiros

UMA ANTIGA LUTA DE FAMÍLIAS NOS ESTADOS UNIDOS, COMO OS AMERICANOS FATURAM COM ISSO E O QUE A CIDADE DE MOSSORÓ TEM HAVER COM ESTA HISTÓRIA.

Clique no link para você ler o artigo completo:

http://tokdehistoria.wordpress.com/2013/02/01/vendeta-americana-a-guerra-entre-as-familias-hatfield-e-mccoy/