Seguidores

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LAMPIÃO - O REI DO CANGAÇO - HONRA APÓS A MORTE

Por: Newton Andrade
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/11/inatacavel-honra-de-lampiao-e-maria.html?showComment=1358897316857#c8414269680410646143

Deveras lamentável a edição insólita do livro: "Lampião - o Mata Sete", de autoria do emérito juiz aposentado, Dr. Pedro Morais que, sem a mínima sombra de dúvidas, tenta macular os anais da nossa estória e cultura nordestina, e por que não dizer nacional e internacional.

'Post-mortem' fica muito fácil atacar e denegrir a honra e a moral de um dos homens mais valente e estrategista que a nossa história já registrou, visando unicamente a vingança da morte dos seus pais, que foram trucidados de forma violenta e cruel, quando este homem valente já não mais existe para defender mais uma vez sua moral e honra pessoal, e de sua família.

Que me perdoe o emérito juiz pela minha colocação neste momento de desabafo pessoal, pois, eu faço minha as palavras do Sr Rangel Alves da Costa (autor desta página no blogger) quando ele assim afirma:
"...cuja intencionalidade maior (do editor) talvez seja proporcionar qualquer minuto de fama na poltrona do Jô. Talvez não mereça nem sequer um segundo" - finalizou.

Concordo plenamente nas palavras acima, visto que um homem com a fama e valentia pessoal do ‘capitão’ Virgulino Ferreira – o “Lampião” (apelido que lhe foi concedido pela sua extrema habilidade ao manejar do seu fuzil que “relampeava” fogo nas madrugadas de emboscadas covardes e cruéis contra Lampião e seu bando).

Sinceramente, eu gostaria que o Lampião ainda estivesse vivo para o emérito juiz afirmar estas suas palavras ofensivas diante da face do cangaceiro mais temido do Brasil e do seu bando. Com certeza não sobraria muita coisa deste escritor após sua afirmativa visando “denegrir” a idoneidade moral de um brasileiro nato, valente por natureza que, com a mais absoluta certeza e sem a mínima sobra de dúvidas, jamais seria o gay que o escritor tenta afirmar em seu livreto.

Perdoe-me pela minha sinceridade de um simples cidadão brasileiro. Nada pessoal contra o autor do livro: “Lampião – o Mata Sete”. Que seja preservada a memória e a estória do ‘capitão’ Virgulino Ferreira.  que a sua família jamais venha admitir qualquer “falsete” contra o maior justiceiro nordestino mais conhecido como: “Lampião – o rei do cangaço!”.

Que a justiça brasileira, através dos seus ilustres magistrados, jamais permita tal absurdo contra a dignidade de um homem macho por natureza e valente como nunca foi visto até então. 
Isto é tudo, senhores!

Newton Andrade
konnanguerreiro@hotmail.com

http://blogdomendesemednes.blogspot.com

Lançamento do livro:

Por: Wanderlânia Lima

Livro revela Dom Hélder Câmara através de pequenas histórias 

A Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, lançou recentemente, no Recife, o livro Além das Ideias – Histórias de vida de Dom Hélder, do jornalista Félix Filho. Editado em parceria com o Instituto Dom Hélder Câmara, o livro apresenta o ex-arcebispo de Olinda e Recife de forma inovadora, através de pequenas histórias, no cotidiano de sua vida, nos relacionamentos com as pessoas, em gestos simples que encantam e relevam sabedoria, bom humor, simplicidade e fé.

O jornalista Félix Filho nos leva a conhecer Dom Helder na intimidade, revelando histórias só conhecidas dos amigos mais chegados. A originalidade da publicação é apresentar Dom Hélder para além das suas ideias. “É como reencontrá-lo a andar a pé nas ruas ou sentar-se ao seu lado na salinha da Igreja das Fronteiras” explica Félix, que conviveu com o arcebispo como padre na Arquidiocese de Olinda e Recife.

O autor reuniu diversas histórias que estavam guardadas na memória das pessoas que conviveram diretamente com Dom Hélder, ou mesmo espalhadas em livros publicados. “Meu compromisso foi o de pesquisar e escrever pequenas histórias que retratam como Dom Hélder vivia e agia. Fatos simples, corriqueiros, mas reveladores de uma personalidade impactante, de uma fé inabalável e, acima de tudo, de serviço ao Povo de Deus e amor aos pobres. Um São Francisco do nosso tempo”, afirma.

No prefácio, Dom Sebastião Armando Gameleira Soares, bispo da Diocese Anglicana do Recife (DAR) e biblista renomado, ressalta a forma como foi escrito o livro: “do jeito típico de a Bíblia fazer, contar histórias. Nas Santas Escrituras, história é “torah”, isto é, instrução e lei para viver”.

“Felix nos dá a oportunidade de conhecer Dom Helder para além das ideias, em seus comportamentos, nas relações com pessoas, em gestos que encantam ao brotarem espontâneos no dia a dia. É aí que o homem verdadeiramente se revela na verdade sem cálculos, no despojamento e na simplicidade de cenários que não são criados para o público. Ele nos introduz na intimidade de Dom Hélder e assim, de certo modo, nos dá de presente sentir-nos também nós íntimos dele” escreveu na apresentação do livro o bispo anglicano.

O jornalista Félix Filho conheceu bem de perto Dom Hélder. Foi ordenado padre por ele na Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo designado para atuar na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. Trabalhou também no setor de comunicação social da Regional Nordeste II da CNBB. Atualmente é casado, pai de dois filhos, e já ocupou o cargo de presidente nacional da Associação Rumos/Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, entidade que reúne os mais de cinco mil padres católicos casados do Brasil. Hoje exerce o ministério sacerdotal na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na Diocese Anglicana do Recife – DAR, onde é membro do Conselho Diocesano.

Como jornalista profissional foi repórter do Diário de Pernambuco e das sucursais do Jornal do Brasil e Estado de São Paulo. Trabalhou também na TV Manchete e na TV Globo Recife, onde atuou por 15 anos como chefe de reportagem e editor-chefe do telejornal Bom Dia Pernambuco. Atualmente é gerente na Secretaria de Imprensa do Governo do Estado de Pernambuco.

ALÉM DAS IDEIAS - HISTÓRIAS DE VIDA DE DOM HÉLDER CÂMARA.
  Quando: 25 de Janeiro de 2013
  Hora: 20:00h
  Local: Museu Histórico Lauro da Escóssia - Mossoró-RN

Contatos com Félix Filho:
E-mail: fgbfilho@gmail.com
Telefones: (081) 9488.3194 / 3181.2226

Wanderlânia Lima


Enviado pelo ecritor, poeta e pesquisador do cangaço e Luiz Gonzaga:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Gonzagão será homenageado na festa de Santo Amaro

Vinicius de Moraes também será homenageado

Durante à festa acontecerá a tradicional lavagem

Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias.

Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra.

Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.

“Essa é uma das poucas festas de largo que trazem em sua programação a união da manifestação cultural, com a música popular brasileira e a música de sucesso atual.

Essa diversidade cultural que existe em Santo Amaro é confirmada na grade de apresentações. Nossa ideia é deixar a festa sempre mais charmosa”, diz o cantor e compositor J. Velloso, que assina a curadoria musical do evento.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou desde o ano passado um novo circuito para os desfiles dos blocos, que acontece na Rua Ferreira Bandeira.

Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado.

“O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período.

Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm a cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos. A economia girando, esse é o nosso melhor retorno”, afirma Luisinho Pacheco, secretário de administração da cidade.

A herança cultural é a grande identidade da população santamarense, que, nesse período, celebra suas ricas tradições e transforma Santo Amaro em um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia.

Confira a programação completa:
Palco 01 – Luiz Gonzaga
25 de janeiro: Caminhada do Unicirco com Marcos Frota; Caetano Veloso; Zezé di Camargo e Luciano
26 de janeiro: Mamonas Assassinas Cover; Geraldo Azevedo; Targino Gondim; Tribahia
27 de janeiro: Samba Chula São Brás; Chita Fina; Xula de Lá; Luiz Caldas; Nossa Juventude
28 de janeiro: Chiclete com Banana; Frank e Alex; Odoyá
29 de janeiro: Maestro João Carlos Martins e Neojibá; Negra Cor e Toni Garrido
30 de janeiro: Baby do Brasil; Margareth Menezes; Axerife
31 de janeiro: Gilberto Gil; Tuca Fernandes; Saiddy Bamba
01 de fevereiro: Padre João Carlos; Jau; Missa
02 de fevereiro: Amor de Cinema; Magary; Fantasmão

Palco 02 – Vinícius de Moraes
26 de janeiro: Ulisses Castro; Boca Livre; Raimundo Sodré
27 de janeiro: Amália Patrícia; Coisa de Pele; Reizinho; Eternamente; Dissidência
28 de janeiro: Mariana de Moraes; Roberto Mendes
29 de janeiro: Flávio Venturini; Stela Mares
30 de janeiro: Tunay e Wagner Tiso; Márcio Valverde e Lívia Milena
31 de janeiro: Chico César; J.Velloso
01 de fevereiro: Angela Ro Ro; Eduardo Alves
02 de fevereiro: Marcel Fiúza; Felipe André
(Do Tribuna da Bahia)


http://luzdefifo.blogspot.com.br

Lampião em Juazeiro


Lampião

Quando Virgulino Ferreira da Silva, o famoso rei do cangaço, Lampião, esteve no Juazeiro do Norte no Estado do Ceará,  no ano de 1926, foi entrevistado pelo médico de Crato, Dr. Octacílio Macedo.

Dr. Octacílio Macedo

 O Dr. Octacílio Macedo perguntou-lhe: Se pudesse o senhor abandonaria o cangaço?

Lampião respondeu-lhe:

- Sim. Porque eu não vivo a vida do cangaço por maldade minha. É pela maldade dos outros. Dos homens que não têm a coragem de lutar corpo a corpo como eu e vão matando a gente na sombra, nas tocaias covardes. Tenho que vingar a morte dos meus pais. Era meninote quando os mataram. Bebi o sangue que jorrava da pele de minha mãe, e beijando-lhe a boca fria e morta, jurei vingá-la... É por isso que de rifle de costas, cruzando as estradas do sertão, deixo um rastro sangrento à procura dos assassinos de meus pais. (...) É por isso que eu sou cangaceiro. Não sei quando hei de deixar os horrores desta vida, onde o maior encanto, a maior beleza seria extinguir a maldade daqueles que roubaram a vida de minha mãe e de meu pai e  a de minhas irmãs.

Tenente Zé Lucena

Quando o tenente Zé Lucena assassinou José Ferreira da Silva, o pai de  Lampião, ele já estava com 22 anos, segundo o escritor Alcino Alves da Costa, no seu livro "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico.

  
O escritor Alcino Alves da Costa - faleceu no dia 02 de Novembro de 2012

Lampião diz que ainda era meninote quando mataram os seus pais, mas  a sua mãe dona Maria Sulena da Purificação não foi assassinada. Ela faleceu de problemas cardíacos, antes de José Ferreira da Silva. É claro que o que fizeram com o seu esposo, o José Ferreira da Silva, empurrando-o de Pernambuco para Alagoas, achando uma humilhação, o seu coração não suportando tamanha maldade, veio falecer antes do esposo.

Mas estas são as suas desculpas para ganhar opinião pública. Todo mundo tem o direito de se defender em certas acusações.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

1ª Cia. de Infantaria: 30 Anos Depois.

Por: João de Sousa Lima

Archimedes Marques e João de Sousa LIma

A turma de 1964 incorporada em 03 de fevereiro de 1938 na 1ª Cia. de Infantaria foi uma turma marcante em todos aspectos, desde as instruções mais puxadas, até a quantidade de atletas locais que serviram naquele ano transformou o ano inesquecível.


Agora em 2013, 30 anos depois, conseguimos reunir sete "irmãos de armas", eu (Sousa Lima), Lima, Gerônimo, Falcão, Neves, Correia e Edmar nos reunimos no restaurante Rancho da Carioca e relembramos os velhos fatos vividos. Histórias engraçadas, polêmicas, tristes e confidenciais vararam a tarde sempre regada a cerveja gelada, refrigerante e carne de sol com macaxeira.

O encontro serviu para fecharmos novos encontros e com o intuito de reunir uma turma maior.


Eu (Sousa Lima), no estande de tiros. 1983.


Lima e Sousa Lima. Hoje Lima é subtenente e em 2014irá pra reforma.


Na foto, aleatoriamente vemos: Jackson, Donato, Everaldo, Sousa Lima, Barbosa, Martins, Adelmo, Carlos, Carvalho, Paz, Tavares.


Pista de Rastejo: árdua batalha de uma travessia que parecia não acabar.


Sousa Lima e Correia no "Comando Craw submerso", Rio do Sal.


Na frente do comando da 1ª Cia de Infantaria.


Lima (hoje subtenente) e Sousa Lima


A turma reunida no restaurante Rancho da Carioca: Edmar, Lima, Falcão, Neves, Sousa Lima e Correia.


Falcão, Lima, Neves, Sousa Lima e Correia: 30 anos depois o reencontro dos irmãos de armas.

Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço: 
João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/










Leandro Cardoso traz Sinhô Pereira ao Cariri Cangaço 2013

Aderbal Nogueira, Leandro Cardoso, Antonio Amauri, Paulo Britto e o saudoso Alcino Alves Costa em noite de Cariri Cangaço

Grande Severo. 
Muito grato pelo convite para participar do Cariri Cangaço , o qual já está aceito e aguardo ansioso. Já antevejo o sucesso da edição 2013, que, capitaneado por você, vai fazer história.
O Cariri é, sem dúvida, a região culturalmente mais rica do Nordeste. Tenho realmente coisas interessantes sobre Sinhô Pereira, como fotos inéditas do Tenente Zeca Rubem e uma entrevista que fiz com o filho dele.
 Revelou-me coisas interessantes.
Bom, teremos tempos para debater estas coisas.Receba o nosso abraço de um 2013 de saúde, paz e harmonia. 

Abração,
Leandro Cardoso e Raissa
Teresina-PI

http://cariricangaco.blogspot.com 

A Outra Face do Cangaço de Antônio Vilela, presente ao Cariri Cangaço 2013.

Carlos Santos, Vilela, Lívio Ferraz e Honório de Medeiros

Querido Severo,

Que surpresa agradável saber notícias de nosso Cariri Cangaço e especialmente suas.

Estou torcendo para que tudo saia nos conformes e minha alegria se renova ao saber que irei rever velhos confrades.

Meu último livro - "Outra Face do Cangaço", foi muito pressionado por vários setores, entretanto tenho todos os depoimentos que escrevi, gravados; mas, vamos ter tempo no Cariri Cangaço 2013 para o bom debate!

Abraço,
Antônio Vilela


http://cariricangaco.blogspot.com