Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Livros sobre "Cangaço"


1938 - Angico

Autor: Paulo Medeiros Gastão


Lampião de A a Z


Autor: Paulo Medeiros Gastão

Os livros 1938 - Angico e Lampião de A a Z podem ser adquiridos através deste e-mail:
paulomgastao@hotmail.com
Diretamente com o autor (não está a venda em livrarias).
Preço por exemplar: R$ 20,00 (vinte reais+ frete).

A outra face do cangaço


Autor: Antonio Vilela de Sousa


PARA AQUISIÇÃO DO EXCELENTE  LIVRO:
A presente obra custa R$ 20,00 (Vinte reais) + frete a consultar. Tem 102 páginas, fotos inéditas e está sendo comercializado exclusivamente pelo autor
Via e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
ou telefones: (87) 3763 - 5947 / 8811 - 1499/ 9944 - 8888 (Tim)

Ivanildo Alves da Silveira
Natal-Rn

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Centenário de Manuelito Pereira, o fotógrafo número 1 (I)

Imagem 01 - Manuelito Pereira, 1942

Esta matéria é uma justa homenagem àquele, que através de suas lentes, por quase meio século, elaborou um registro visual inquestionável, e, de valor incalculável para a História da cidade de Mossoró-RN, o fotógrafo Manuelito Pereira, (17/08/1910-10/08/1980). O centenário de nascimento deste artista do clique e do flash:  17/08/2010.

Por meio de um arquivo disponibilizado pela Color Filmes de Mossoró-RN, acessei a esta pequena auto-biografia do fotógrafo, escrita numa linguagem simples, direta e coloquial, a qual transcrevo, na íntegra, e que apenas inseri mínimas correções para torná-la mais clara ao leitor.


Dados pessoais: "Meu nome é Manuelito Pereira dos Santos Magalhães Benigno, ou mais simplesmente Manuelito Pereira. Nasci em Fortaleza a 17 de agosto de 1910,  e cheguei a Mossoró no dia 4 de outubro de 1933, já como profissional da fotografia, a convite da família Escóssia, para trabalhar no Foto Escóssia, que na época, era o fino da cidade. Casado com D. Maria Silva Barbosa Pereira, também cearense, das macambiras de Canindé. Constituí uma família de 5 filhos, dos quais somente dois estão vivos,  e 6 netos,  todos estudando na capital do Estado, sendo que quatro deles já são acadêmicos de engenharia , em diversos ramos. Estou, portanto, aqui há quase 44 anos e com 47 de profissão."

A imagem 01, de  1942, retrata o fotógrafo Manuelito, em seu próprio estúdio, localizado na Praça Vigário Antonio Joaquim, Mossoró-RN. . A autoria da imagem é desconhecida, é provável que venha ser de algum outro funcionário daquele estúdio.

Da iniciação na arte fotográfica: "Iniciei-me na arte fotográfica em Fortaleza-CE, era aprendiz do “Foto Sales”. Depois passei por diversos outros estúdios,  e,  em 1930,  já era considerado um profissional.
Recebi convite de Augusto da Escóssia para trabalhar no foto de propriedade de Louro da Escóssia e para aqui (Mossoró-RN) me desloquei fixando-me até hoje, (1977).

Depois do “Foto Escóssia”,  ainda trabalhei com José Otávio,  para finalmente instalar-me por conta própria.

Foi no ano de 1942, num sábado de carnaval, que inaugurei meu estúdio próprio, na praça Vigário Antonio Joaquim, onde está até hoje, com o nome de “Foto Manuelito”.  Consegui, ao longo dos anos,  ser considerado o “fotógrafo n° 1 da cidade” o que só me dá motivos de satisfação e orgulho. Até hoje, mesmo depois de arrendado o estúdio, continua com a mesma denominação, mantendo a tradição do nome feito com muito trabalho, sacrifício e amor e arte.

Também para mim é motivo de orgulho poder dizer que encomendei muito dos meus ex-empregados que hoje são donos de estúdios fotográficos, aqui (Mossoró-RN) e em outros lugares.

Este Foto realmente me envaidece, e faço votos que todos progridam e sejam felizes. Mesmo com a minha aposentadoria,  continuo sendo um amante da arte, pois a fotografia é uma coisa que empolga a gente,  e faz  gente gostar e se apaixonar pelo que ela pode dar e ensinar."

Imagem 02 - 1. Estúdio de Manuelito, em 1953

A imagem 02, de 02/07/1953, de autoria de Manuelito Pereira, mostra  o local do Foto Manuelito, cuja edificação está assinalada com o número 1, situada no prosseguimento da R. 30 de Setembro, na Praça Vigário Antonio Joaquim. Para realizar esta perspectiva aérea, é provável que o fotógrafo tenha escolhido o campanário da Catedral como ponto de tomada para a realização da imagem. Infelizmente, esta edificação histórica, de acordo com informações dos locais, a mesma está sendo demolida, e só Deus sabe que monstrengo irão construir neste espaço. Falar em destruição do patrimônio histórico edificado, é falar em Brasil .... triste aquele país que não preserva a sua memória.

A imagem 03, de 1949, mostra o local de residência do fotógrafo, na cidade de Mossoró, na R. Dr. Manoel Hemetério - Centro; sendo provável que deva ter sido a primeira residência. Deduz-se que a citada imagem seja de autoria do Manuelito Pereira.

 Imagem 03 - Casa de Manuelito Pereira, R. Dr. Manuel Hemetério. Mossoró, 1949.

Memórias: "Tenho muitas lembranças acumuladas de minhas atividades como fotógrafo nesta cidade, que quero, com muito carinho,  através de um arquivo de várias chapas que contam uma grande parte da vida de Mossoró.

Acompanhei, através da fotografia, o desenvolvimento social, político, cultural e econômico do município durante quase meio século.

Registrei a passagem de diversos Presidentes da República entre eles Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Jânio Quadros, João Goulart, Costa e Silva, etc, Ministros de Estados, Governadores, Prefeitos, Políticos em geral, Misses e diversas personalidades do mundo artístico e cultural, pela terra de Santa Luzia.

Imagem 04 - Adalgisa Colombo, 1958.

Este artigo não tem preço porque faz parte da minha vida, e é a minha verdadeira memória oficial; não é em vão que dizem que a fotografia são os olhos da memória.

Fotografei a vida e a morte, alegrias e tristezas".  Manuelito - 1977.

A imagem 04, de 1958 e de autoria de Manuelito Pereira, comprova parte desta afirmação, pois, aqui, ele fotografou a vida desabrochada, a beleza, a alegria,  a Miss Brasil 1958 - Adalgisa Colombo, quando de sua visita a Mossoró-RN. A fonte de origem desta imagem: Blog de Josselene Marques.

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope. Autoria das  imagens 02,03 e 04: Manuelito Pereira, 1910-1980; Fonte dos arquivos fotográficos P&B 01, 02 e 03- Site Azougue. - Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica.

http://telescope.zip.net/arch2010-07-01_2010-07-31.html