Seguidores

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lampião, O filme!


Nova produção promete ser um épico

A figura do Lampião e a forma com que a sétima arte o retratou tem tantas particularidades que ainda hoje o personagem mais conhecido do cangaço brasileiro nas primeiras décadas do século passado ainda intriga e fascina. Essa controvérsia em torno da imagem de que ele teria sido vítima, herói ou bandido cruel ainda é questão constantemente discutida, sobretudo para os que buscam conhecer melhor a sua história.
Lampião será mais uma vez tratado pelo cinema brasileiro no longa metragem “Lampião, o filme”, e Mossoró será uma das cidades visitadas no período de filmagens, que começam em fevereiro de 2013 após o Carnaval.
Domingo conversou com Bruno Azevedo, um dos diretores do filme que conta ainda com a direção de Paulo Goulart Filho. Este fará ainda o personagem principal como Lampião.
Segundo Bruno, o filme pretende abordar o Lampião dentro de uma visão que ainda não foi trabalhada no cinema. “Percebemos que temos ainda uma visão vaga da história do Lampião e com esse filme pretendemos o que ainda não foi mostrado no cinema. Estamos com um amplo material de pesquisa, mas recorremos, sobretudo a familiares do Lampião que residem aqui em São Paulo. A roteirista Nina Ximenes já está há algum tempo nesse trabalho”, ressalta o diretor.
Bruno Azevedo, que possui a sua produtora, explica que a equipe deve vir ao Nordeste para a fase de pesquisas de locações de outubro a novembro, passando pelos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. No RN, a cidade de Mossoró é passagem certa, conforme o diretor:
“Queremos começar o filme com a expulsão de Lampião pelos mossoroenses e a cidade se diferencia com esta história”, ressalta ele.
Sobre o elenco envolvido, o diretor ainda não quer divulgar, mas afirma que alguns atores globais estarão no projeto, como Rose Campos, o Paulo Goulart e possivelmente Antônio Fagundes.

 Paulo Goulart Filho viverá Lampião
In http://www.lrassessoriadecomunicacao.com/#!arstistas/cet2

“O material de divulgação do filme está sendo alterado pela nossa assessoria de imprensa e em breve encaminharemos a mídia com todas as informações confirmadas como elenco, locações e detalhes da produção”, ressalta Bruno Azevedo, que já dirigiu entre outros filmes, Bezerra de Menezes.

Um mossoroense

As informações sobre a realização do filme sobre Lampião chegam até a reportagem de DOMINGO através do ator mossoroense João Batista Gomes de Oliveira, ou JB Oliveira, que há sete anos reside em São Paulo.
JB saiu de Mossoró para buscar oportunidades como ator na grande metrópole. Felizmente seu esforço começa a ser reconhecido. Já participou de espetáculos de teatro, de episódios em novelas e seriados na Record – Ribeirão do Tempo e Tribunal na TV. Quando soube do filme, fez testes e ganhou um papel interessante, a do cangaceiro "elétrico", mas que está entre os selecionados para compor o elenco do filme.
“Estou sempre fazendo testes para o cinema e em um destes era este filme sobre Lampião. O diretor gostou do meu trabalho e me convidou pra fazer o filme. Pra mim vai ser uma ótima experiência, sem falar que voltarei a Mossoró, onde tenho meus pais, irmã e filha”, conta ele por telefone.
Em breve os mossoroenses poderão conferir como esse trabalho será conduzido, já que a equipe pretende divulgar em breve mais detalhes dessa produção sobre “o rei do cangaço”.

Fontes:

http://lampiãoaceso.blogspot.com
http://afnneto.blogspot.com.br/

Alcino Alves Costa

Por: Luitgarde Cavalcanti
Luitgarde Cavalcanti

Aos familiares  e amigos de Alcino, o depoimento  de quem conheceu o melhor deste sertanejo talentoso que enriqueceu a história das lutas do sertão com o clássico “Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios  de Angico”.


Todos nós temos a mesma finitude, mas nosso amigo foi embora feliz porque a vida realizou seu  sonho  maior - ser um escritor, um poeta, uma das vozes da caatinga. E como ele marcou seu espaço!

Que ele vá cantar sua inspiração poética, iluminando  com seu riso de menino trocista outras galáxias, onde possa contar pela eternidade as histórias do mundo sertanejo, com a saudade dos amigos que soube conquistar.



Aos que somos amigos em Alcino,  e a seus familiares. meu abraço,

Luitgarde Cavalcanti Barros
Rio de Janeiro

Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas