Seguidores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

As trincheiras de Rodolfo, em 1927: V - Miguel Faustino do Monte & Cia.


A Imagem 01, de autor desconhecido, mostra o conjunto arquitetônico que sediou a firma Miguel Faustino do Monte & Cia, Mossoró-RN, em 1915, a qual serviu como a quinta trincheira de defesa da cidade contra o ataque de 


Lampião, (1900-1938), em 13/06/1927. Esta firma estava situada à Praça dos Fernandes, que o autor informa, em 1978, ser a atual Praça Getúlio Vargas, nº 6.

Raul Fernandes, na obra referenciada, assim descreve esta trincheira: "Miguel Faustino, o dono da firma, adquiriu uma dúzia de rifles, e no dia  12 de junho, armou dez funcionários e dois trabalhadores, cabendo dez balas a cada um. Ficaram de vígilia, nos armazéns e, no escritório, os funcionários Antônio Coelho, Francisco Matos Rolim, Joaquim Gregório da Silva, José Domício do Couto, José Soares de Góis, José Alencar, João Abel, Miguel Menezes, Moacir Monte e Raimundo Ramalho. À noite, Vicente Sabóia e Raimundo Leão visitaram esta trincheira. No dia seguinte, o diretor da firma Antônio Teodoro Soares e a maioria dos funcionários deixaram a cidade com suas famílias. Na hora do assalto, a trincheira estava praticamente abandonada, sem comando, entregue a meia dúzia de trabalhadores. (..) Durante a noite, um trabalhador ficou de vigia em cima da caixa d"água, atrás do escritório da firma, imitando o canto do galo, avisaria da aproximação dos cangaceiros. Ganhou a alcunha de Zé do Galo, para o resto da vida."

Próxima trincheira a ser postada: VI

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.Fontes: FERNANDES, Raul. ( 09-09-1908-1998). A Marcha de Lampião, Assalto a Mossoró. 7a. edição, Coleção Mossoroense, Volume 1550,  Fundação Vingt-un Rosado, outubro de 2009; Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica



Copyright@Télescope



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Hoje na História de Mossoró - 31 de Agosto de 2012

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Em 31 de agosto de 1875 o Decreto n. 5881, oriundo do Gabinete do Visconde do Rio Branco, aprovando o regulamento do recrutamento para o Exercito e Armada, teve repercussão desfavorável na Província do Rio Grande do Norte, onde várias comunidades se levantaram em sinal de protesto.

Ninguém desejava que seus filhos fossem apanhados para o serviço militar, notadamente quando era sabido das intenções dos chefes políticos dominantes em darem sua preferência a filhos de adversários, como no caso em tela aconteceu nesta cidade. Assim é que, mirando em acontecimento idêntico desenrolado em municípios desta Província, as mulheres mossoroenses promoveram uma manifestação e conseqüente passeata pelas ruas da cidade, rasgando os editais afixados, na Igreja, indo à redação do jornal O MOSSOROENSE, destruindo cópias dos mesmos que ali estavam para ser publicados. Partiram daí para a Praça da Liberdade e se engalfinharam com um grupo de soldados da Força Pública, mandados para dominar a rebelião. Houve luta ente mulheres e soldados, saindo algumas feridas, não mais se agravando a situação, graças à interferência de outras pessoas.

O Juiz de Direito, Dr. João Antônio Rodrigues comunicou o fato ao Presidente da Província, Bacharel João Bernardo Galvão Alcanforado Júnior, que mandou instaurar inquérito contra as promotoras do Motim das Mulheres, cuja peça processual desapareceu do arquivo do Departamento da Segurança Pública. Estavam envolvidas no movimento das Evas mossoroenses, cujo número de participantes se elevava a 300, Ana Floriano, mãe do jornalista Jeremias da Rocha Nogueira, Maria Filgueira, esposa do Cap. Antônio Secundes Filgueira e Joaquina Maria de Góis, genitora do historiador Francisco Fausto de Souza.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento 
Fontes:
  
Visite este site:
Crônicas e poesias dos escritores: 
Rangel Alves da Costa e
Clerisvaldo B. Chagas

Memorial Padre Cícero com a Festa da Avant Premier do "Sedição de Juazeiro".

Jonas Luis da Silva de Icapuí, entre os confrades GECC - Cariri Cangaço: Sousa Neto e Pedro Luiz, em noite de Avant Premier em Juazeiro

Juazeiro do Norte recebeu na noite de ontem a Avant Premiere do "Sedição de Juazeiro" , uma produção da FGF Tv sob o comando de Jonas Luis da Silva de Icapuí, co-produção da Laser Vídeo de nosso amigo Aderbal Nogueira e Direção do grande Daniel Abreu. O Memorial Padre Cícero recebeu grande público à convite da FGF Tv, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, APEC, Coelce e Prefeitura de Juazeiro do Norte para acompanhar a mais completa obra cinematografica sobre um dos mais importantes episódios da história de nosso Ceará e de nosso nordeste.

Co-produtor Aderbal Nogueira, Memorialista Huberto Cabral e Jonas Luis, em Crato, por ocasião das filmagens do "Sedição".

Diretor do Filme, Daniel Abreu e Manoel Severo, por ocasião das filmagens do "Sedição" na cidade de Missão Velha.

Sedição...além fronteiras,
por: Jonas Luis da Silva de Icapuí

"Mesmo com agenda cheia, o meu amigo Bill Clinton deu uma passadinha aqui em casa para me cumprimentar pela SEDIÇÃO DE JUAZEIRO, que nesta quinta foi exibida em AVANT-PREMIRERE no Memorial Padre Cícero em Juazeiro as 19 horas em Juazeiro do Norte. Clinton viu e gostou. Falta só você..." Jonasluis DA SILVA, de Icapui


O polêmico caudilho, médico baiano depois deputado federal por Juazeiro e braço armado de Padre Cícero, Floro Bartolomeu e o Santo de Juazeiro, personagens principais desta verdadeira Saga que foi o episódio da "Sedição de Juazeiro", épico que marcou o embate entre a "força romeira" dos seguidores de Padre Cícero contra o governo estadual de Franco Rabelo; do Ceará, em 1914. A guerra de 14 marcou para sempre a força  de Padre Cícero e sua forte influencia na politica nordestina do inicio do século passado.

O incomparavel Ary Sherlock, em dois momentos: Como o Santo Padre em "Sedição" e na noite de ontem no Memorial Padre Cícero por ocasião da Avant Premier.


Do site Miséria...

"Mais um filme sobre Juazeiro do Norte e o Padre Cícero, cujas histórias se confundem, foi lançado na noite desta quinta-feira no auditório do Memorial Padre Cícero. “Sedição de Juazeiro” tem duração de 140 minutos e é dirigido por Daniel Abreu com roteiro de Jonas Luís da Silva e produção de Jeanne Feijão. O ato reuniu autoridades, profissionais liberais, historiadores e acadêmicos e se inseriu na programação do Encontro de Culturas do Cariri que termina nesta sexta-feira.

Jonas Luis da Silva de Icapuí, apresentando o Sedição...

Esse evento é promovido pelo Ministério da Cultura e reúne, desde ontem, 32 municípios da região com o objetivo de fortalecer políticas culturais e discutir a adoção do Sistema Municipal de Cultura, que prevê o gasto de parte da arrecadação na área cultural. Quanto ao filme, o elenco conta com atores como Ary Sherlok (Padre Cícero), Magno Carvalho (Floro Bartolomeu), Fernando Cattony e outros cerca de 200 atores, entre coadjuvantes e figurantes.

Ary Sherlock e a platéia que lotou o Memorial na noite de ontem 

Na época, o Padre Cícero se tornou um grande líder político na região do Cariri e a cidade que o mesmo fundou ficou poderosa. O filme já foi lançado em Fortaleza, no último dia 22, tendo como lugar um dos auditórios da Assembléia Legislativa do Ceará. Ele detalha sobre o movimento sedicioso quando as tropas do governador Franco Rabelo enviadas da capital, foram derrotadas em Juazeiro. Nisso, as lideranças locais foram lá e o depuseram do cargo."

Fonte - http://www.miseria.com.br

Relembrando o Cariri Cangaço 2011...


"A manhã do terceiro dia do Cariri Cangaço 2011; dia 22 de setembro; seria um dia inesquecível. A Meca nordestina de Juazeiro do Norte, sob as bençãos da Mãe das Dores e do Padre Cícero recebeu no SESC Juazeiro, o grande lançamento do primeiro capítulo da Minisérie "Sedição de Juazeiro", uma produção da FGF Tv e Laser Vídeo.

"Sem dúvidas um momento inesquecível, por toda a beleza plástica do lugar e da solenidade de lançamento, pela qualidade do debate e pela maravilhosa oportunidade de conhecermos em primeira mão esse grande lançamento, sem dúvidas o mais esperado do ano", ressalta a Secretária de Cultura de Crato, Danielle Esmeraldo. Para Ângelo Osmiro, presidente do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, "O filme é simplesmente sensacional, e hoje o Cariri Cangaço, disse a que veio, promovendo um evento sem igual no lançamento da Minisérie".

Manoel Severo comandou o debate sobre o "Sedição" no SESC de Juazeiro, que contou as presenças de Jonas Luis da Silva de Icapuí, Renato Casimiro, Daniel Walker, Renato Dantas, Aderbal Nogueira e Capitão Marins.

"Olhem, participar do lançamento de um filme simplemente lindo e de uma riqueza e fidelidade históricas impressionantes; desse debate, ouvindo essa Mesa sobre a Sedição de Juazeiro, foi um grande presente, nunca havia tido um momento como esse, e agradecemos ao Jonas, ao Renato Casimiro, ao Daniel Walker, ao Aderbal, ao Renato Dantas e principlamente a Severo, por esse dia que ficará em nossa memória para sempre" confirma a universitária Paula Monteiro, de Juazeiro do Norte.

Conheça um pouco mais da "Sedição"...

 

A Revolta ou Sedição de Juazeiro foi um confronto ocorrido em 1914 entre as oligarquias cearenses e o governo federal provocado pela interferência do poder central na política estadual nas primeiras décadas do século XX. Ocorreu no sertão do  cariri, interior do Ceará, mas precisamente na cidade de Juazeiro do Norte e centralizou-se em torno da liderança de Floro Bartolomeu e o padre Cícero Romão Batista.

O conflito consolidou a figura de Padre Cícero; já  a maior liderança religiosa do nordeste; com uma das maiores  lideranças politicas do inicio do século; confirmando o "santo" do Juazeiro como eminencia parda da política cearense por mais de uma década.

Manoel Severo
Cariri Cangaço

O canto do Acauã


Das memórias do Cel. Manoel de Souza Ferraz (Coronel Manuel Flor)-
A luta das Forças Volantes contra os cangaceiros

(4ª Edição Atualizada e Ampliada)
O Prof. Pereira, de Cajazeiras-PB, estará disponibilizando-o ao preço de
R$ 90,00 com o frete incluso.
contactar:
franpelima@bol.com.br
fones: (83) 9911 8286 
(83) 8706 2819
Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço:
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com