Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

Todos a Mossoró!!!

XIV Fórum do Cangaço

Caros Sócios e amigos, Confiram abaixo a Programação do XIV Fórum do Cangaço a ser realizado no periodo de 12 a 14 de junho de 2012 na Universidade Potiguar - UNP Mossoró/RN.O Tema desta edição é: "A violência nos sertões do Nordeste no tempo do cangaço"             

Coordenação Geral: 


Lemuel Rodrigues da Silva

Comissão Organizadora: 


Emanuel Pereira Braz; Francisco das Chagas Nascimento; Francisco de Assis Nascimento; Marcilio Lima Falcão; Lemuel Rodrigues da Silva; Paulo Medeiros Gastão, Rosimeiry Florêncio de Queiróz Rodrigues

Realização: 

Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC

Organização: 

Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC
Universidade Potiguar

Contatos: 

Lemuel Rodrigues da Silva (84) 8879 3893 - sbecbr@gmail.com

Cronograma de atividades

Dia 12/06/12 – Terça-feira.

19h15min
Local: Universidade Potiguar

Solenidade de abertura
20:00h
Conferência de abertura
Tema: "O código do sertão: violência e resolução de conflitos"
Conferencista: Prof. Francisco Linhares Fonteles Neto – Fortaleza/Ce
Coordenação: Paulo Medeiros Gastão

21:00h
Lançamento de livro:
Obra: "A outra face do cangaço": vida e morte de um praça.
Editora. Edições Bagaço     
Autor. Antônio Vilela de Sousa
Dia 13/06/12 – Quarta-feira

08:00h
Assembléia Geral da SBEC

19h15min
Mesa-redonda
Tema: "Violência contra a mulher no tempo do cangaço"
Debatedoras
Juliana Pereira Ischiara  - Quixadá/CE
Susana Goretti Lima Leite – Mossoró/RN
Moderadora
Rosimeiry Florêncio de Queiróz Rodrigues
Dia 14/06/12 – Quinta-feira

19h30min
Posse da nova diretoria

20h00min
Mesa Redonda


Tema: "Narrativas sobre o cangaço na imprensa"
Debatedores
Anildomá Willans de Souza – Serra Talhada/PE
Wescley Rodrigues Dutra – Cajazeiras/PB
Moderador
Marcilio Lima Falcão

Taxa de inscrição: R$ 20,00
Carga horária: 12h
12 de junho das 07:00h às 11:00 e 14:00 às 19:00: Credenciamento

Atenção!:


O sócio da SBEC terá direito a 50% de desconto na inscrição, conforme previsto no estatuto.
São considerados sócios todos aqueles que efeturaram o recadastramento na 1ª e 2ª fase. (2011-2012).
Consta em mãos dos monitores relação dos sócios que efetuaram o recadastramento.

Informações sobre hospedagens:


Hotel Valley
Av. Presidente Dutra, 360. Ilha de Santa Luzia Mossoró/RN
Fone: (84) 3315 1950
http://www.hotelvalley.com.br
Informações e reservas: hotelvalley@hotmail.com


Lemuel Rodrigues da Silva
Presidente

E AGORA JOSÉ ? - O sobrinho de Lampião

Por: Ivanildo Alves Silveira

Muitos estudiosos do cangaço ignoram a existência de “ José “, sobrinho de Lampião, e que estava na Grota do Angico/SE, no fatídico 28 de julho de 1938 ( morte do Rei do cangaço).

A literatura lampiônica fala que na quarta-feira, 27 data esta, que antecedeu o massacre, a pedido de Lampião, a cangaceira “Cila” costurava o culote para “José” que, três dias antes, se incorporara ao bando.

Desculpem a má qualidade. Esse é o "melhor" aliás o unico registro existente.

José Ferreira dos Santos era um rapazote com aproximadamente 17 anos de idade na época do fato, sendo filho de Virtuosa, irmã de Lampião, que vivia no Juazeiro do Norte/CE, desde o convite e proteção do padre Cicero.



O Jornal "A Tarde" da Bahia, em sua edição de 02 de março de 1939, apresentou importante entrevista com a personagem  José, o qual narra para o repórter, a sua entrada no bando, bem como a sua prisão, que ocorreu na cidade sergipana de Canindé.





Esse indivíduo, cumpriu sentença, e, depois, desapareceu. Sabe-se que, ainda, alguns anos depois, ele fez contato com alguns familiares. Visitou sua tia "Dona Mocinha" quando esta residia no estado de Pernambuco, e desapareceu no ôco do mundo. Não se sabe, se o mesmo, ainda hoje é vivo, pois estaria com precisos 91 anos de idade...

É mais um mistério do cangaço. Pergunta-se: JOSÉ, PARA ONDE ?

Abraço a todos
Ivanildo Alves Silveira
Colecionador/Estudioso do cangaço
Natal/RN

Matéria do jornal - Cortesia do Dr. Sérgio Augusto S. Dantas / Luiz Ruben

lampiaoaceso.blogspot.com.br/2011/12/e-agora-jose.html

Rodada final da Copa Aurora edição 2012 um recorde do futebol aurorense

Por: José Cícero da Silva
[171020093089-001.jpg]

Decisão da COPA AURORA 2012 se transforma na maior festa do futebol aurorense...

Da Redação

Esporte Cariri vence nos pênaltis o Grêmio do Espinheiro e sagra-se campeão da segundona, enquanto na principal o São Benedito com uma goleada sobre o Martins conquista o título de campeão da Copa Aurora 2012.


Com as arquibancadas do estádio completamente lotadas aconteceu na noite deste sábado(9) a rodada final com as duas partidas que encerraram a grande Copa Aurora de futebol Lêço Quezado, bem como o Campeonato Juvenil Fco Claudinei(Caio) edição 2012.
Tendo iniciada oficialmente no dia 25 de abril a cerca de 45 dias atrás a Copa Aurora(1ª e 2ª divisões) conseguiu mobilizar um total de 30 equipes da sede, distritos e diversas outras localidade da zona rural. Demonstrando ser de fato, um acontecimento esportivo dos mais organizador, participativos e prestigiados pelos torcedores e demais entusiastas do esporte amador não apenas de Aurora. A premiação ofertada pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Esporte(Seculte) também foi algo digno dos mais expressivos elogios, cerca de 8.600 reais apenas no quesito bonificação a equipes que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares nas duas categorias. Além da premiação oferecida aos destaques individuais, ou seja, artilheiros, goleiros menos vazados e melhores treinadores nas duas modalidades.
Na partida preliminar decidiram a final do campeonato juvenil - 2ª divisão, a equipe do Grêmio Espinheiro versus o Esporte Cariri, cuja disputa terminou empatada no tempo normal em 1 X 1. Com gol de Cássio para o Cariri a 8 min. Da segunda etapa, sendo que o atleta Romário do Espinheiro numa cobrança de bola parada empatou a cerca dos 30 minutos da fase final. Diante do embate a partida foi para as cobranças de penalidades máximas. Com duas defesas do arqueiro Rael a representação do Esporte Cariri sagrou-se o grande campeão da segundona sob o placar de 4x1. Após as cobranças tudo virou festa dentro de campo, com os jogadores caririenses mistutados à torcida e comissão técnica. A arbitragem da partida esteve a cargo do bom árbitro Naldo Balão, auxiliado por Tabajara e Fuso. Tendo Cian como o segundo árbitro em campo e Erivan de Lavor e Edson Moreira como mesários.

São Benedito versus Martins:

No grande duelo da noite, as coisas não foram diferentes. S.Benedito e Martins protagonizaram uma partida das mais disputadas de toda a copa. Demonstrando no início um certo equilíbrio dentro de campo mas que com o decorrer do tempo, a equipe da Aurora Velha começou a impor o seu domínio tático.
Válida pela decisão da Copa Aurora o confronto entre os dois melhores times do campeonato levou para o estádio um considerável número de torcedores com direito a charanga, rojões, batucadas, cornetas e gritos de euforias dos dois lados das arquibancadas. “Foi um jogo que pelas suas dimensões e importância muito dignificou o nosso evento esportivo. O que por sua vez cobre de êxito, este que sem sombras de dúvida constitui uma das melhores e maiores competições futebolísticas não somente do município de Aurora, como do próprio Cariri”, disse o secretário José Cícero em entrevista ao repórter Lamarck Dias ao vivo do estádio para a rádio 91 FM. “Todo este sucesso como vocês podem ver, é o resultado do empenho de toda uma equipe de trabalho da Seculte. E muito especialmente do prefeito Adailton Macedo que tem dado todo o apoio e o incentivo técnico e financeiro para que possamos fazer o melhor para o futebol amador da nossa terra e do esporte aurorense em geral”, completou o secretário.
Numa partida bastante disputada o time do São Benedito terminou derrotando o Martins pelo placar de 5x1. Com gol de Nando, aos 30m e Bacatela aos 32 , seguido de Cícero Virgínio(2) ao 39min. Ambos no primeiro tempo. Além de Ricardo aos 42 min da etapa final. O Martins EC, marcou o seu gol através do jovem Maxuel, na fase complementar aos 31 minutos. Arbitragem da partida foi ministrada por: Paulo Ricardo(Paulão) de Cajazeiras, auxiliado pelos bandeiras Luciano André, Fuzo e Naldo Balão como segundo árbitro. A mesa do jogpo ficou por contra de Erivan de Lavor e Fco. Gonçalves(Pelado).


Presente a abertura e ao primeiro jogo da rodada o prefeito Adailton Macedo não pode participar da solenidade de premiação, visto que teve que sair às pressas para Juazeiro do Norte, para acompanhar três pessoas de Aurora vítimas de acidente de moto e, que deveriam ser atendidas no hospital daquela cidade.
Além da população, também estiveram prestigiando o acontecimento os veradores Aderlâmio Macedo, Chico Henrique e Iracilda Saraiba, além dos secretários de Cultura e Esporte José Cícero, Antonio Macedo(Obras), Zé Pretinho(Finanças) e Osaco Gonçalbes, bem como familiares dos ex-atletas e desportistas que foram igualmente homenageados tais como:
Lêço Quezado, Caio de Mundinho, o ex-goleiro Borracha, Zé Grande(Índio). Na edição passada, já havi sido igualmente homenageados o ex-jogador Luiz Simião.


Representantes e familiares dos ex-atletas aurorenses já falecidos, também compareceram a solenidade da premiação ocasião em que receberam trofeus à título de homenagens póstumas, numa justa iniciativa da administração municipal por intermédia da sua Secretaria de Cultura, Tursmo e Desporto(Seculte).
Os ex-jogadores: Zé Jorge e Pedóca André receberam os troféus representando os homenageados, Lêço Quezado e o ex-goleiro Borracha, respetivamente. Enquanto, o jovem Taffarel filho do homenageado "Caio de Mundinho" recebeu a comenda, assim como Cianinho, sobrindo do ex-jogador Zé Grande(o Índio).
Premiação aos Vencedores da 1ª divisão:
1ª Divisão – Desportista 'José Lacy Gonçalves Quezado( Lêço Quezado)'
1º Lugar: São Benedito FC ; R$ 2.500,00 - Taça: Zé Grande – (Índio)
2º Lugar: Martins EC; R$ 1.500,00 + troféu
3º Lugar: EC Vitória (R$ 1.000,00 + troféu)
Artilheiro: Nano (São Benedito; 09 gols) R$ 100,00 + troféu
Goleiro Menos Vazado: Alma (São Benedito; 02 gols sofridos) R$ 100,00 + troféu
Melhor Treinador: Beto França (São Benedito) R$ 100,00 + troféu
Premiação dos vencedores da Segundona:
2ª Divisão - Desportista 'Fcº Claudinei Soares Pereira (Caio de Mundinho)'
1º Lugar: EC Cariri; R$ 1.500,00 - Taça: José Ferreira Sales – Borracha, ex-goleiro.
2º Lugar: Grêmio Espinheiro; R$ 1.000,00 + troféu
3º Lugar: Cruzeiro do Angico (R$ 500,00 + troféu)
Artilheiro: BM (Esporte Cariri; 06 gols) R$ 100,00 + troféu
Goleiro Menos Vazado: Júnior Pezão (Grêmio Espinheiro, 03 gols sofridos): R$ 100,00 + troféu
Melhor Treinador: Naldo (Grêmio Espinheiro) R$ 100,00 + troféu.



Fotos: Arquivo do Blog, JC, E.Moreira e Luiz Netão
LEIA MAIS EM:
WWW.seculteaurora.blogspot.com

Clique nos links abaixo para você ler os artigos que já não estão mais na página principal

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/m-cangaceiro-marcado-para-morrer.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/m-cangaceiro-marcado-para-morrer.html
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/caldeirao-e-muito-mais-na-confraria.html
 http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/o-imaginario-do-rei.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/morre-aos-77-anos-o-escritor-e.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/planos-para-capturar-lampiao.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/m-cangaceiro-marcado-para-morrer.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/1931-entrevista-com-ex-cangaceiro-do.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/06/luiz-gonzaga-o-rei-do-baiao.html