Seguidores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E já está no forno: Lampião e o Nascimento de Maria Bonita

Por: Voldi Ribeiro
Voldi Ribeiro e Manoel Severo, no Cariri Cangaço 2011

Caro Carlos e Amaury, fico agradecido à referência feita à pesquisa que resultou no encontro do batismo de Maria Bonita e na data correta do seu nascimento - 17 de janeiro de 1910. O destaque é nosso, o esforço da pesquisa começou antes e teve em 1971 a carta de Amaury para o Bispado de Nosso Senhor do Bonfim-BA - não respondida até bem pouco.

Quero parabenizá-los pelo novo livro "Maria Bonita" que estou lendo como uma bíblia e recomendo a todos os pesquisadores sérios que querem conhecer mais detalhes dessa personagem enigmática que foi Maria do Capitão.


Prometo que no próximo Cariri Cangaço estarei com o livro Lampião e o Nascimento de Maria Bonita pronto para todos poderem apreciar criticamente - dizer dos méritos e dos deméritos. É assim que podemos crescer.

Bom nesse início de 2012 é uma surpresa boa ver o reconhecimento de amigos como vocês. Abraços a todos da família Cariri Cangaço.

Voldi Ribeiro
Sociólogo e Pesquisador
Paulo Afonso-BA
Cariri Cangaço


Independente do texto acima

Observação:
 Os links acima são dos artigos que não estão mais na página principal

Hoje na História - 12 de Novembro de 2009

Por: Geraldo Maia do Nascimento
Geraldo Maia e Kidelmir Dantas

Em 12 de novembro de 1953 o tenor brasileiro
miniweb.com.br
Vicente Celestino realizou seu anunciado festival de canto no Cine-teatro Almeida Castro, 
Grande assistência compareceu à noitada artística do renomado astro do teatro e cinematografia brasileira, aplaudindo-o delirantemente. 
cifrantiga3.blogspot.com
O tenor Vicente Celestino teve permanência de dois dias em Mossoró, sendo levado por amigos e admiradores
à praia do Tibau, dali regressando maravilhado pela imponência natural da estância marítima com que a Natureza, tão pródiga, obsequiou Mossoró.


Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

O Cangaço em Cartaz - “Lampião, com esse pecado não”


O espetáculo retrata o imaginário popular do cotidiano de Virgulino Ferreira da Silva, o famigerado Lampião, em suas ações desafiadoras nas bandas do sertão brasileiro no áureo período do cangaço e sua terrível peleja para entrar no céu. Ricamente apoiada na literatura de cordel, a trama da peça envolve o espectador num jogo de tomada de decisão: herói ou bandido, justiceiro ou arruaceiro, indulgente ou intolerante? Nós, os contadores de causos, não tomaremos partido, será vossa mercê com vossos ouvidos, olhares e sentidos que vai meditar e arrematar a discussão.
Serviço
Lampião, Com Esse Pecado Não
Cia. Grigri – A Trupe da Biblioteca Itinerante
(Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Itabuna)

Dia 04 de janeiro de 2012.
No Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, às 20h
(Abertura da Temporada Verão Cênico em Vitória da Conquista)

Ingressos: R$ 1.

Pesquei no
Açude de cumpadi Tuica
O amigo Kiko Monteiro diz que pescou no  Açude de Cumpadi Tuica, e eu já repesquei no seu Açude.

O Ceará e o Rio Grande do Norte cada vez mais perto

Por: Aderbal Nogueira
Aderbal, Paulo Gastão e José Mendes
Amigo Severo, nossa estadia em Mossoró e Natal foi muito agradável.  Em Mossoró tive o prazer de conhecer o amigo Mendes do blog "Mendes e Mendes", bem como a companhia de Paulo Gastão e Lemuel Rodrigues, Presidente de nossa SBEC. Encontramos também Kydelmir Gonzaga. Conversamos bastante e chegamos a algumas conclusões que Lemuel deverá passar para você em breve.
Aderbal Nogueira e José Mendes do, "Mendes e Mendes"


Por Mendes: "Terça-feira, desta semana, pela manhã fui convidado através de telefone pelo fundador da SBEC - Socidedade Brasileira de Estudos do Cangaço, o Dr. Paulo Medeiros Gastão  para eu conhecer o cineasta e pesquisador do cangaço, Aderbal Nogueira, que se encontrava hospedado no Hotel Thermas de Mossoró. Às 15;30 hs eu já me encontrava lá, e fui muito bem recebido pelo o Aderbal que se encontrava em seu apartamento, mas assim que a recepcionista comunicou-lhe a minha presença, de imediato ele desceu e veio me receber;  um homem simples, que muita embora foi a primeira vez que eu o vi pessoalmente, mas a sua palestra era como se me conhecesse de longos tempos. Em nenhum momento mostrou-se ser um homem da alta sociedade.
Ao lado das piscinas permanecemos conversando sobre o cangaço, e meia hora depois o Dr. Paulo Gastão chegou, e como disse o Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e eu, havíamos andado juntos, lá pelas terras da família Duarte, e cada Duarte apresentado no nosso bate papo, tanto eu como ele, conhecíamos ou havíamos conhecido. A família Duarte foi relatada na palestra porque Manoel Duarte Ferreira da Silva foi o homem que baleou  o cangaceiro Jararaca e que durante muitos anos, o meu pai Pedro Nél Pereira, já falecido, foi seu morador em uma das suas propriedades. Por essa razão eu conheci e conheço quase toda família Duarte. Já o Dr. Paulo Gastão também teve e tem contato direto com a mesma, pois um dos seus   irmãos faz parte da família. Mas tanto eu, como o Dr. Paulo Gastão não nos conhecíamos antes, pois a nossa amizade surgiu em Maio de 2011.
A palestra continuou e mais ou menos 18:00 hs, lá chegou o atual presidente da SBEC, o professor e pesquisador do cangaço, Lemuel Rodrigues, que também falou sobre o cangaço e a SBEC."
Novamente Aderbal: Já em Natal o Bando estava comandado pelo Capitão Ivanildo, e os chefes: Mucio Procópio, Sergio Dantas e Honório de Medeiros, confrades valorosos do estimado Grupo de Estudos do Cangaço de Natal. E só agora me toquei e fiquei intrigado... O que será de Paulo Medeiros Gastão ? É melhor nem perguntar.
Maristela Mafuz, Aderbal, Múcio, Sérgio Dantas, Ivanildo e Honório
GECC - Cariri Cangaço e Grupo de Natal, cada vez mais próximos
No mais o encontro foi muito agradável onde podemos conversar bastante e discutir  inclusive uma possível viagem de pesquisa para este ano que se inicia. Nosso muito obrigado a todos os amigos  de além fronteiras; que nos fazem ver e confirmar que essa união: Ceará; através do GECC-Cariri Cangaço e o Rio Grande do Norte, através do Grupo de Natal e nossa augusta SBEC, só tem frutos positivos a serem colhidos.
Aderbal, Maristela, Felipe e Guilherme.


NOTA CARIRI CANGAÇO: Agradecemos ao confrade Aderbal e sua esposa Maristela por nos enviarem o resultado dessa maravilhosa visita; mais uma; que consolida e fortalece os laços entre estes dois estados irmãos, e como Aderbal falou, "que só frutos positivos haverão de ser colhidos". A visita da família Nogueira se deu exatamente entre os dias 25 e 30 de Dezembro, último. 
Postado por Cariri Cangaço

Independente do texto acima
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que ainda não leu.

Laser Vídeo

Por: Aderbal Nogueira
Olá Mendes.
Vi que o amigo postou uma matéria sobre
Zé Sereno onde tem um trecho com a  Sila.
Como ela vai ser tema da nossa próxima reunião aqui em Fortaleza segue um pouco de seu depoimento sobre um dos assuntos que você postou e também sobre Angico.

Clique duas vezes para assistir no YouTube

Enviado pelo  o cineasta e pesquisador do cangaço:

VIROU ZONA! PARAQUEDISTAS ISRAELENSES ARMADOS DANÇAM SUCESSO DE MICHEL TELÓ

By: Rostand Medeiros
Photo

Vejam o Vídeo
Será que vai dar cadeia? Fonte - http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4169822,00.html

Pessoal, vamos começar o ano vendo uma presepada.
Não é a primeira vez que os poderosos sodados israelenses protagonizam vídeos com dancinhas na internet. Mas o último que foi lançado na rede chamou a atenção dos brasileiros, pois a música é de Michel Teló, um paranaense da cidade de Medianeira, que está fazendo um baita sucesso lá fora.

Deve está havendo um concurso interno no Exército de Israel para ver qual é a patrulha que faz a maior presepada.
Mas essa esculhambação parece ter superado tudo que era possível. Pois os soldados estão armados e próximos de uma delicada área de fronteira.
Consta que esta patrulha de doze homens, contando com o cinegrafista, fizeram seu número na área das Colinas de Hebron. Dá para ver as bandeiras do Estado Palestino tremulando nos mastros à distância.
Não sei se a dancinha deu alguma coisa para estas figuras, mas certamente o Michel Teló deve agradecer muito a estes presepeiros fardados, pois o vídeo na internet está bobando.
Pode ser também que tudo isso seja uma provocação aos palestinos. Do tipo – Olhem, estamos aqui na fronteira e o pessoal do outro lado é tão fraco que a gente pode até dançar a música do Michel Teló.
Será?
Outra situação interessante em relação ao exército israelense está no fato de possuir em suas fileiras as mais belas mulheres soldados de todo o Mundo.
Mas não se enganem, pois as angelicais beldades que aparecem na foto abaixo colocariam sem nenhum problema uma bala de 5,56 mm na testa de algum engraçadinho.
Extraído do Blog "Tok de História
do historiógrafo Rostand Medeiros
Independente do texto acima
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que ainda não leu.

Por: TONNI LIMA

[book+TONNI+205+-+C%C3%B3pia.jpg]

Não quero ser amado pela metade, meus defeitos me integram. 

Preciso que abriguem o meu todo.

Tonni Lima

Extraído do blog:
fraseS subntendidaS

Independente do texto acima
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que ainda não leu.

Hoje na História - 16 de Outubro de 2010

Por: Geraldo Maia do Nascimento

Em 16 de outubro de 1949 dava–se a inauguração da Maternidade Almeida Castro, sob a direção dos médicos João Marcelino de Oliveira e Sebastião Maltez Fernandes, em ato solene a que estiveram presentes autoridades e famílias mossoroenses. 
Um prêmio instituído por duas damas rotárias de Taubaté (S. Paulo), no valor de C$1.600,00 e de um enxoval ofertado pelo Rotary Clube de Mossoró, para a primeira criança nascida no nosocômio, foi conquistado por Maria das Graças, filha de Manuel Casimiro e Rita da Silva, nascida aos 25 minutos desse dia.
Todos os direitos reservados
É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.
Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Boas Noticias!

Maristela Mafuz e Alfredo Bonessi
Estimados amigos da família Cariri Cangaço; depois de um grande susto na madrugada deste primeiro dia do ano, nossa querida amiga Maristela Mafuz, esposa do Conselheiro Cariri Cangaço,
Aderbal Nogueira; já recebeu alta e retornou para o convívio de seus familiares e lar. Noticia maravilhosa para todos nós que temos por esse extraordinário casal, muita admiração e bem querer.

Obrigado a todos que estiveram unidos em oração pela rápida recuperação de Maristela.
Manoel Severo
Cariri Cangaço

Independente do texto acima
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que ainda não leu.

A VIDA DOS OUTROS (Crônica)

Por: Rangel Alves da Costa
 Rangel Alves da Costa

A VIDA DOS OUTROS
Pensando bem, a vida dos outros é de suma importância para cada um. Melhor dizendo, para o outro que não a própria pessoa. Desse modo, o que o outro faz não compete somente a este, mas também ao próximo.
E há de ser assim mesmo porque as ações humanas merecem ser vistas e obter respostas aqui na terra mesmo. O bem ou o mal que é feito não pode simplesmente ser relegado ao plano do esquecimento, do já passou, do apagar-se nas páginas do tempo.
Já cantaram em eco e grito que ninguém é uma ilha. Ora, se ninguém consegue isolar-se completamente, então alguma presença ou vigilância externa faz parte de sua vida. O olho ao redor mira vida e tudo e acaba sabendo um balaio de coisas sobre o outro, ainda que este faça o máximo para que deixem sua vida em paz.
Contudo, quando falo da importância de que o outro seja visto perante suas ações, não o faço no sentido de que alguém, a todo custo, queira se intrometer na vida partir de quem faz o que bem quer da vida. Preocupar-se com o outro, vigiá-lo, acompanhar os seus atos, apenas para expor sua privacidade é atitude que contraria normas fundamentais inerentes à personalidade.
Ao falar da necessidade e positividade de interagir com as ações do outro me volto apenas para o que está caracterizado como visibilidade pública. Tal termo seria no sentido de indicar aquilo que já foge ao mundo secreto e particular de cada um e se torna conhecido de todos, ainda que parte das pessoas não se atenha cuidadosamente para o que o outro faz.
Não se trata aqui de fazer apologia da fofoca, do simplesmente bedelhar, se intrometer na vida do próximo, mas sim de vê-la naquilo que há de mais bonito e de tudo tirar possíveis lições. Do mesmo modo, não ter medo nem vergonha das atitudes negativas do outro e fazer daquele exemplo um meio de não incorrer nos mesmos erros.
Verdadeiramente não há coisa mais feia e abominável para um ser humano do que levar a vida – logicamente esquecendo a própria – em função da vida do outro, do que ele faz, que roupa veste, com quem anda, se passo cheiroso ou suando. E mais ridículo ainda quando faz isto para buscar motivos para a fofocagem, o invencionismo, a deslavada mentira.
O que proveito que se deve tirar da vida do outro é totalmente diferente. Pessoas existem que vivem para a prática do bem, pra o compartilhamento, para a solidariedade. Estas estão em direção aos asilos, aos hospitais, aos abrigos, às creches, a qualquer lugar onde possa dedicar uma parcela de ajuda e de amparo aos mais necessitados.
Pessoas também existem que distribuem sopas aos que estão abandonados embaixo de marquises, que vão visitar e tentar confortar desconhecidos que estão enfermos, que se reúnem com outras para a realização de obras de caridade, que adotam de coração crianças gravemente doentes, não se cansam de dar uma parcela do seu esforço físico, espiritual e até financeira em função do outro.
Mas o inverso ou reverso existe, e do mesmo modo também é visível, pois os atos são escancaradamente praticados. Não há nem mais que se falar nas práticas criminosas levadas a efeito por tantos e tantos, pois nem a pena nem o sofrimento em uma prisão parece ter o poder de afastar determinados indivíduos dessas nefastas atitudes. O pior é que muitos, mesmo sabendo das consequencias da prática de atos ilícitos, seguem por vontade própria os mesmos caminhos da vida criminosa.
Quanto a estes, os exemplos já estariam claros demais. Porém, cotidianamente se observa outras atitudes em cujo espelho ninguém deverá se mirar. Viver falando mal da vida dos outros, criando situações mentirosas para prejudicar, incentivar os mais jovens ao mau comportamento, sempre ter o outro como inimigo, como alguém imprestável. E ainda a arrogância, a brutalidade, a desonra, o egoísmo, a vaidade exacerbada, a egolatria, tudo isso está exemplarmente na imagem de muita gente e que deve servir como norte para o outro que observa tais atitudes.
Daí que a vida do outro, por não pertencer exclusivamente a este, passa a ser exemplo que deve ser seguido, ou não, pelos demais. Ademais, como dificilmente algum fato surge totalmente novo na vida, então que os exemplos dos outros sirvam tanto para atrair como para se evitar.

Rangel Alves da Costa* 
Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com

Independente do texto acima
Clique nos links abaixo para você ler os artigos que ainda não leu.