Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jararaca é entrevistado pelo "O Mossoroense"

José Leite - Jararaca 

Gravemente ferido durante o ataque de seu bando à cidade, Jararaca ficou recolhido na 

http://kareninefernandes.com

Cadeia Pública de Mossoró, local onde concedeu entrevista ao professor Eliseu Viana, declarações essas publicadas no "O Mossoroense". 

A edição de nº. 884, datada de 19 de Junho de 1927, que consta esse acontecimento foi extraviada dos arquivos do periódico, mas o texto pode ser consultado no livro "Lampião em Mossoró", escrito pelo historiador Raimundo Nonato.

Raimundo Nonato da Silva

Na conversa com Eliseu Viana, o cangaceiro José Leite, o "Jararaca", revelou que fazia parte do bando de 

Virgulino Ferreira da Silva - Lampião

Virgulino Ferreira há um ano e seis meses, e que o ataque a Mossoró teria sido aconselhado por Massilon, não sendo este o desejo de Lampião.

O cangaceiro Massilon

Na entrevista, o bandido se autodenominou como um cangaceiro temível em toda zona pernambucana, contou que sempre encontrou proteção no território cearense, tendo o Padre Cícero do Juazeiro fornecido munição a Lampião.

Padre Cícero

Jararaca ainda detalhou a forma como foi alvejado durante o combate, afirmando que o primeiro balaço que o atingiu partiu de cima da 

Capela de São Vicente em Mossoró-RN

Capela de São Vicente, enquanto procurava tirar a munição de "Colchete" e conduzir a arma do mesmo.

O cangaceiro confessou também que a vida de bandido era muito ruim, mas que sempre procurou evitar maus tratos de seus companheiros, pois teve educação e era muito respeitado no bando.

Após ser divulgada no "O Mossoroense",  a entrevista ganhou proporções nacionais, sendo republicada no jornal "O Estado de São Paulo", onde obteve uma vendagem recorde de cinco mil e quatrocentos exemplares.

Na edição de 26 de Junho, é informado que Jararaca havia morrido nas proximidades da cidade de Assu, em consequência dos seus graves ferimentos, enquanto estava sendo transferido para a Cadeia de Natal. 

O cangaceiro foi enterrado em Mossoró, e até hoje seu túmulo continua sendo um dos mais visitados no Cemitério São Sebastião.

Adendos

Saindo de Mossoró no sentido Oeste/Leste Assu é a primeira cidade, seguida de outras e outras, até chegar a capital do Rio Grande do Norte, Natal
 Os depoentes da época afirmaram aos repórteres que, assim que os policias retiraram o cangaceiro Jararaca da Cadeia Pública de Mossoró,  ele foi conduzido para o Cemitério São Sebastião, e lá ele foi brutalmente executado.

Mas vale lembrar ao leitor que o jornal "O Mossoroense" publicou o que o comando policial informou.

Fonte: 
Jornal "O Mossoroense" 17 de Outubro de 2012, comemoração dos 140 anos de sua fundação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário