Seguidores

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Extra - O SERTÃO, A RURAL E SEU MANÉ

Por: Lúcia Rocha
Seu Mané com os gêmeos: Cosme e Damião

O radialista Manoel Alves de Oliveira, o seu Mané, era natural da zona rural de Felipe Guerra. Nasceu em 22 de fevereiro de 1941, filho do agricultor Manoel Alves e da lavadeira, Luíza Maria da Conceição. Sêu Mané era o quarto de uma família de sete filhos e começou a trabalhar ainda menino.

Garoto esperto, levava para casa todo o dinheiro que ganhava. Aos dez anos de idade, Manoel Alves migrou para Mossoró, onde morou em casa de conhecidos da família, inicialmente no bairro Bom Jardim e trabalhou de babá dos gêmeos – Cosme e Damião - e depois, num armazém de cereais. Prestou o serviço militar e passou a trabalhar no extinto Cine Jandaia.

Em 1963, com a inauguração da Emissora de Educação Rural, Manuel Alves prestou concurso para operador de som e foi aprovado. Pouco tempo depois, na falta do locutor do horário, assumiu a locução, por sugestão do então diretor, Padre Américo. O bom desempenho do sêu Mané o fez o locutor mais conhecido da história da Rádio Rural de Mossoró. Apresentou programas como Notas e Avisos da Rural; Hora da Coalhada e O Sertão, a Rural e Sêu Mané.

Além de locutor, apresentou por diversos anos programas de auditório direto do Cine Pax e o concurso A Mais Bela Voz, sendo o responsável pela revelação do talento de

onordeste.com

Bartô Galeno, vencedor do concurso e até hoje um nome nacional. Há pouco tempo, Bartô Galeno promoveu um show na cidade, com a renda em benefício do seu padrinho artístico, em reconhecimento.

Sêu Mané encaminhou um filho e dois irmãos para o rádio mossoroense. Manoel Alves era cidadão mossoroense e faleceu em 8 de outubro de 2012, foi casado duas vezes e deixa sete filhos.



Adendo

Sêu Mané Alves tornou-se um dos maiores radialistas de Mossoró

Leia Alguns equívocos do radialista

Certo dia, um homem veio de Umarizal para vender a sua carroça completa aqui em Mossoró. Só que o homem conseguiu vender a carroça e não o jumento.

O homem escreveu um recado para seu Mané ler na hora dos avisos, avisando a sua esposa que não tinha vendido o jumento.

O Problema foi que seu Mané não entendeu a escrita e leu da seguinte maneira:

Atenção dona Maria de Umarizal!
"Seu marido informa que não vai voltar hoje para casa, porque vendeu a carroça, mas ficou enganchado no negócio do jumento".

Uma mulher ligava para a Rádio Difusora e pedia uma música dos Beatles. Na hora de anunciá-la ele disse:

"Agora vai uma música dos beatlous".

Outra vez quando pedia a música "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Holins Stones." Como ele não sabia dizer, falou da seguinte maneira:

"Era um garoto que como eu amava os... o resto vocês já sabem como é".

Outra vez uma senhora solicitava de quem soubesse o paradeiro do seu filho, que havia saído de casa e não retornara: Ele leu da seguinte maneira:

"Procura-se um garrote trajando camisa quadriculada... ou, é um garoto".

Toinho pede que sua mãe guarde o carnê em cima do guarda roupa... Então ele disse:

"Toinho pede que sua mãe guarde o carneiro em cima do guarda roupa..."

Quando o cantor João Gonçalves gravou a música "Pescaria em Boqueirão", e estava no auge do sucesso, ele veio a Mossoró apresentar o seu mais novo trabalho. Seu Mané Alves foi quem se encarregou de publicar a sua vinda a Mossoró, através de uma publicidade volante.

O anúncio feito por ele era o seguinte:

Atenção, atenção mossoroenses!
Vai chegar em nossa cidade para apresentar o seu mais novo trabalho, "o homem da lapa de minhoca". 

Quando Seu Mané notava o seu erro corrigia-o sem nenhum escrúpulo.  Mas mesmo com toda essa displicência os mossoroenses considerava-o como falta de atenção, e não por ser péssimo "profissional".

Seu Mané Alves era muito querido pelo povo Mossoroense e demais regiões adjacentes.

Parabém a Seu Mané Alves que como comunicador, muito  prestou os seus serviços a Mossoró.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário