Seguidores

terça-feira, 3 de julho de 2012

Outro bandido terrível - o Zé Baiano

Por: Juarez Conrado - Jornalista

Outro terrível bandido, sádico por natureza, foi o tristemente famoso José Aleixo (Zé Baiano), nascido na cidade de Chorrochó, no sertão do São Francisco, na Bahia.


Costumava, com um ferro em brasa tendo em uma das extremidades as letras JB, marcar no rosto das mulheres das quais se servira sexualmente, ou que houvessem cortado o cabelo.
São inumeráveis os crimes por ele praticados. Em Canindé, por exemplo, em uma das vezes que ali esteve, ferrou


Olindina Marques e uma outra senhora que levaram, pelo resto da vida, a marca  inconfundível do Pantera Negra, como era conhecido por sua ferocidade.
Com o punhal de cabo de prata que Lampião lhe presenteou, sangrou quatro pessoas em um só dia na cidade de Monte Alegre, tendo, pouco depois, utilizando-se da mesma arma, repetido o feito contra o jovem fazendeiro Galdino, de 35 anos, em Carira.
Zé Baiano não apenas matava as pessoas como antes as torturava cruelmente, sempre sorrindo, numa prova inconteste do prazer que sentia em ver o sangue das vítimas misturando-se com a areia do chão.


(...). Sabido é por todos, o monstruoso estupro que Lampião e seu bando praticaram em Capela, em uma senhora fato que provocou tremenda hemorragia e a maneira como Zé Baiano, por ordem do chefe, conteve o sangramento,...

Foi ele, igualmente quem, em Aquidabã, matou o louco Souza Manoel do Norte. Matava com muita satisfação, sem respeitar sexos ou idades das vítimas, não deixando, no caso de mulheres, de também estuprá-las.

Foi em Alagadiço, povoado do município de Frei Paulo, que Zé Baiano, sempre o recebia, amigavelmente, para grandes buchadas acompanhadas de muita cachaça, mas semeou o pânico e o pavor.

ADENDO

Zé Baiano foi assassinado através de um plano de populares, inclusive um dos seus melhores amigos,

o coiteiro Antonio de Chiquinho, idealizou e participou da chacina do "Pantera Negra".

Extraído do livro:
Lampião Assaltos Morte em Sergipe
Autor: Juarez Conrado
Páginas: 40 e 41
Aracaju - Sergipe
Ano: 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário