Seguidores

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Guilherme Machado: entrevista João de Sousa Lima, para o Portal do Cangaço da Bahia.


Mostrando a Biografia do Escritor e Pesquisador, Poeta e Coordenador Cultural: João de Sousa Lima.

João de Sousa Lima nasceu em São José do Egito, Pernambuco, no dia 20 de Dezembro de 1964.   


Chegou  a Paulo Afonso com poucos anos de nascido, por isto tornou-se filho adotivo das doces e amáveis  terras baianas. É filho de Raimundo José de Lima  e de Dona Rosália de Sousa Lima. João tem três irmãos: José, Manuel, e Maria Bernadete. 


João é casado com Joelma da Silva Sousa Lima.  Com ela tem duas filhas: Stéfany e Letícia...  Ganhou notoriedade   no meio artístico  através dos elogiados livros: Lampião em Paulo Afonso,  A Trajetória Guerreira Maria Bonita a Rainha do Cangaço e Moreno e Durvinha,  Sangue, Amor e Fuga no Cangaço. Três  magníficas e plausíveis obras, fruto de excelente trabalho de pesquisa Histórica.

  

João participou como co-autor  dos Livros: Ecologias de Homens e Mulheres do semi-árido (Uneb-Campos VIII-2005); Ecologias do São Francisco (UNEB Campos VIII) AGENDHA-2006); As Caatingas: Debates Sobre a  Eco região   do Raso da Catarina (Governo da Bahia/Uneb Campos-2007); Na Mala do Poeta, Antologia Poética-2009). É autor da cartilha fotográfica sobre a restauração da Casa de Maria Bonita e criador do projeto que transformou  essa  Casa em Memorial. 

João é o criador do NEC- Núcleo Experimental de Cinema de Paulo Afonso, aonde vem produzindo alguns vídeos documentários.  J.S.L. ministra palestras em Faculdades, Universidades, Seminários  e encontros voltados para a Educação e a Cultura Popular Nordestina. 

A poesia é uma de suas paixões, fazendo emergir nos versos o que há de mais sublime na alma, fazendo revelar no eu poético toda a margia que doces palavras podem fazer: refletir e inspirar  leitores. 

João é imortal da ALPA-Academia   de Letras de Paulo Afonso (ocupa a cadeira de número 06). Sócio permanente da SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. João também  é  membro e secretario da UNEHS- União Nacional de Estudos Históricos. Membro fundador do IGH-MSPA - Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião do Sertão de Paulo Afonso. Membro do CECA/NECTAS-Centro de Estudos da Memória do Cangaço-UNEB/Campos VIII.


Como Profissional é elogiado em suas diversas atividades realizadas. Afirma sempre que seus trabalhos literários deram novo sentido à vida, deixando para a posteridade um legado de fieis informações históricas,   contribuindo com uma infindável legião de leitores e estudiosos dos temas relacionados ao sertão nordestino.

Este é o belo currículo profissional  Histórico  deste Baluarte  da Cultura Nordestina o meu amigo Irmão: João de Sousa Lima, escritor, pesquisador, coordenador, e acima de tudo, poeta popular Nordestino. Palavras do amigo: Guilherme Machado: curador e pesquisador do acervo do Gonzagão e do Portal do Cangaço da  Bahia.  
     
Do blog Portal do Cangaço de Serrinha - BA, do amigo Guilherme Machado 

Fonte:

Um comentário:

  1. Anônimo11:03:00

    Não resta dúvida caro Guilherme, que é grande honra quando temos a oportunidade de entrevistarmos um pesquisador do quilate de João de Sousa Lima. Não o conheço pessoalmente, devido a exiguidade do tempo em minhas constantes pesquisas para o trabalho que estou elaborando sobre o cangaço. Mas, um dia (quem sabe!)Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista-Serrinha-Ba. E-mail:antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir