Seguidores

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bosco André, legenda viva de nosso Cariri

Por: Manoel Severo
João Bosco André e Manoel Severo

Rapaz; existem destas pessoas que são marcantes. Por onde vão passando deixam o rastro de camaradagem, coleguismo, retidão, alegria, confiança, enfim. Se este "cabra" for do sertão, ainda sobram muito mais adjetivos para elencar. Assim é João Bosco André; espetacular cidadão de Missão Velha e do Mundo... Só para vocês terem uma idéia o homem é primo do Dom Pedro II e amigo pessoal do Papa.
 
Ir ao Cariri e não tirar um ou dois dedos de prosa com o grande "Padre Bosco"; sim, ainda esqueci, o homem foi ordenado Padre no primeiro Cariri Cangaço; é o mesmo que ir a Roma e não ver o Pontífice... Bosco André é assim, uma alma boa e um coração do tamanho do Vale do Cariri. Pesquisador atento, curioso, de uma memória fora do comum; lembra de detalhes simplesmentes impressionantes. Impossível não andar pelas ruas de nossa querida Missão Velha ao lado de Bosco, sem que ele vá logo dizendo: "Ali mora fulano, que é irmão de beltrano que fez isso ou aquilo, acolá tinha um armazém que foi desse ou daquele, por aqui passou sicrano em 1923, etc, etc, etc".


Uma boa conversa com Bosco André é receita garantida de uma visita de sucesso para qualquer pesquisador das boas coisas de nosso cariri. Sem dúvidas, Bosco, ao lado de
 
 
Napoleão Tavares Neves e de
 
Aderbal Nogueira, Huberto Cabral e Jonasluis de Icapuí
 
Huberto Cabral, são os três maiores memorialistas de nosso amado Cariri.

Coronel Santana, Serra do Mato, Fonte da Pendência, Coronel Zé Dantas, Isaias Arruda, Joca do Brejão, Engenho de Santa Teresa, Fogo do Taveira, Fazenda Padre Cícero, Torno dos Linardes, Zé Gonçalves... menino, se puxar assunto o homem vai longe e nos encanta a todos com sua atenção, disponibilidade e cordialidade. João Bosco André, é vice-presidente do GECC , Conselheiro Cariri Cangaço, um grande pai de família e um dos maiores carateres que conheço.
 

A você que gosta das coisas do sertão, que ama o nordeste e que se apaixonou pelo Cariri Cangaço, não deixe de vir até aqui e travar um "bom combate" com esse grande amigo e grande companheiro , João Bosco André, ou simplesmente "Padre Bosco".

Manoel Severo
 

Poema aos 128 anos de Aurora - (dia 10 de nov.)

Por: José Cícero
AURORA: 128 anos de história, cultura e tradição.
Ao aniversário da cidade de Aurora...
Quanto mais o tempo passa, mas Aurora – a rainha do Salgado se parece cada vez mais jovem, bela e radiante.  Orgulho imortal de todos os aurorenses. Namorada e amante dos poetas grandiloquentes. Jovem debutante em seus arroubos juvenis qual eterna estudante sonhando em seus delírios amores eternos. Musas debruçadas em madrigais profundos. Terna flor do verde mato dos tabuleiros e dos baixios. Sombrosos arvoredos ribeirinhos de todos os frescos riachos salgadianos. Sol matutino de anjos gigantes a iluminar o mundo com seus sorrisos. Utopia incansável dos que acreditam sempre no amanhã. Sorriso de donzela elegante a contemplar o sol nascente sobre as serras e as capinas do Araripe horizonte. 
Aurora – jovem mulher.  Aconchego saudável e aprazível de todos os visionários viajantes.
Aurora – para todo e sempre. Mãe dos retirantes. Sopro de vida... Sustentáculo de fé no onipotente. Espetáculo estético sul cearense expresso ante a exuberância natural dos ecossistemas caririenses. Fauna e flora, bela e exuberante. Beleza rara, qual paisagem pintada pelas próprias mãos de Aldemir. Poema singelo e estonteante de Serra Azul. Crônica edificante de Hermenegildo de Sá Cavalcante. Escultura do Nêgo como índia-kariri dançando a canção de Alcymar...
Aurora – aceno de quem sempre volta ao seu ponto eqüidistante. Celeiro dos artistas e dos que sonham sempre com os dias novos e manhãs elegantes.  Solo sagrado dos que semeiam e planta as sementes das manhãs possíveis. Terra dos violeiros e trovadores. Cancioneiros e boêmios. Paixão que nunca cessa nos corações dos homens valentes. Vontades invencíveis. Correntezas de bondades e hospitalidade tradicional dos aurorenses.
Aurora - face iluminada das crianças. Abraços fraternos de todos aqueles que  amam de verdade a sua terra-mãe. Aurora – sol diário  nascendo sobre os montes horizontes. Raios de grandeza e de bondade. Singela, aprazível e hospitaleira. Aurora – presente do Salgado - o rio mais doce do mundo.
Aurora a que todos amamos... passado que nunca passa simplesmente. Doces relembranças dos tempos idos. Sinônimo de futuro e esperança  animando o coração da  sua boa gente. Aurora – antiga Venda. Cidade, município sul caririense. Pérola valiosa das minas do Coxá. 
Sol de ouro. Lenitivo e paz para nosso espírito altivo e de bonança. Aurora - Menina-mulher a iluminar nosso semblante. Berço de grandeza e de felicidade. Aurora de toda a vida e que malgrado fazer  em  novembro 128 anos   permanecerá lindamente  indelével, muito eternamente.

José Cícero
Secretário de Cultura, Turismo e esporte
Aurora-CE.

VAMOS REVIVER OS ANOS 80?

Por: José Mendes Pereira


Kátia Garcia Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de Março de 1962. No mundo artístico é conhecida simplesmente como Kátia.


 Kátia, musicalmente, é afilhada artística de Roberto Carlos.


Deficiente visual, Kátia começou a carreira em 1978, com a canção "Tão Só". Em 1979, lançou Lembranças, seu álbum de estreia, cuja canção-título é a mais conhecida de sua carreira até hoje. Contudo, foi nos anos 80, que atingiu o auge da fama, quando em Abril em 1987, estourava nas rádios seu maior sucesso, "Qualquer Jeito", uma versão de "It Should Have Been Easy, do americano


Bob McDill, assinada por Roberto Carlos e Erasmo Carlos.


Compareceu em vários programas de televisão, entre eles Roberto Carlos Especial, exibido pela TV Globo desde 1974, e no Globo de Ouro, conquistando o carinho dos fãs. Ao longo de sua carreira, gravou dez discos e ganhou prêmios variados. Distribuiu durante oito anos um software de acessibilidade, o Dosvox.

MATE A SAUDADE COM ESTE VÍDEO,RECORDANDO O PASSADO


Por que tantos artistas fazem bastante sucessos, e posteriormente desaparecem dos palcos?

No meu entender, o cantor continua o mesmo, mas quem muda é a juventude que passa a ser mais exigente com o artista, preferindo aqueles que mais chamam a atenção. Também não é qualquer um que tem direito ao sucesso. O que é bom, cai no gosto da juventude.

Qualquer Jeito

Kátia


Todo dia, ao amanhecer,
quanto mais tento te esquecer,
mais me lembro,
não tem jeito.

Desde quando eu te conheci,
nunca mais te tirei daqui,
do meu peito.
De que jeito?

Não está sendo fácil,
não está sendo fácil.
Não está sendo fácil viver assim.
Você está grudado em mim.

Quando tento me divertir,
nos lugares que eu quero ir,
você sempre está.
De algum jeito está.

Eu te encontro em qualquer canção,
você vive em meu coração
e eu aceito.
Não tem jeito.

Não está sendo fácil,
não está sendo fácil.
Não está sendo fácil viver assim.
Você está grudado em mim.

Se você ainda quiser voltar,
não demore, eu não sei ficar
desse jeito.
Não tem jeito.

Não precisa nem me avisar,
basta, apenas, você chegar
do seu jeito.
Qualquer jeito.

Não está sendo fácil,
não está sendo fácil.
Não está sendo fácil viver assim.
Você está grudado em mim.


Notícia sobre a saúde de Alcindo Alves da Costa

Informou-me o escritor e poeta


Rangel Alves da Costa, que seu pai,


Alcindo Alves da Costa está muito bem.

Ontem ele esteve na capital Aracaju, mas para fazer exames, os quais deverão ser feitos durante a sua recuperação.

José Mendes Pereira

Comentário de Sabino Bassetti


sobre o artigo do Capitão Alfredo Bonessi, com o título:

"Dá pena quando se vê uma vida sendo ceifada por causa da imprudência"

Olá Bonessi.

Estou perfeitamente de acordo com você. Sei também que o jornalista estava trabalhando, colhendo notícias para informar o povo. Mas eu acho que as próprias autoridades, deviam obrigar tanto a polícia como a imprensa, a tomar certas precauções. É comum a gente ver na TV, jornalistas e fotógrafos misturados com a polícia em invasão de morro e outras atividades. Às vezes, tenho a impressão que eles estão até atrapalhando os movimentos dos policiais que tentam proteger esses profissionais em plena ação.

E o resto? Como andam as novidades cangaceiras? Estou procurando um novo ângulo do cangaço para um novo projeto. Aceito sugestões.
 
Abraço.

Sabino

Dá pena quando se vê uma vida sendo ceifada por causa da imprudência

Por: Alfredo Bonessi
Dá pena quando se vê uma vida sendo ceifada por causa da imprudência, negligência, descuido, falta de  conhecimento.
Se o projétil atravessou o colete do repórter, então para que colete
Existem vários tipos de coletes. O que deveria ser utilizado nessa operação seria um colete próprio para proteção contra tiro de fuzil. Ele tem uma placa de cerâmica por debaixo da proteção. Se a bala atravessou era sinal que o pobre homem não estava utilizando a proteção adequada - e o pior - nem ele sabia disso, daí a imprudência, a negligencia, descuido e até mesmo a falta de conhecimento de quem o vestiu com essa proteção. É aí que entram os familiares com a demanda judicial correspondente e a apuração e atribuição de responsabilidades.
Até os próprios militares em operação estão desassistidos com relação ao equipamento de proteção. O uniforme que eles utilizam não é próprio para esse tipo de operação, alem do mais estavam sem capacetes apropriados, seus rostos sem camuflagem são  um alvo fácil a 200, 300 metros para um atirador que utiliza um fuzil.
Além do mais, operações desse tipo devem receber apoio aéreo de um ou mais helicópteros com capacidade de visão diurna e noturna e com homens e armas ajustadas para atingir alvos móveis no solo a grandes distancias.
O pessoal operacional deve conduzir a frente os Snipers armados com fuzis de precisão que se fixam em cima de telhados com visão de até 500 metros a frente - para dar cobertura aos homens que avançam.
Que roupas  ideais são essas?  - são roupas totalmente protegidas de braços e pernas, frente e atrás, inclusive os pés. Os capacetes possuem visão diurna e  noturnas a laser. Se as forças não as estão utilizando porque custam caras, é a vez dos politicos meterem as mãos nos bolsos e adquirirem - porque é desumano enviar esses homens para a morte contra atiradores de tocaia e de arma fixadas a ponto.
Nos EUA os bandidos esperam o policial levantar o braço para atirarem nesse ponto - porque é o único ponto vulnerável e mortal para quem está com uma roupa protegida e camuflada para o combate e  luta  de  ruas.
Outro detalhe que julgo interessante é que quem atirou no repórter, atirou pensando que ele era um policial, porque ele estava de roupa escura, com a maquina no ombro, que  parecia um fuzil, alem do colete preto  da policia - com certeza foi confundido  com um  atirador.  É preciso que alem da proteção o repórter utilize uma roupa laranja, amarela, verde ou azul que o identifique como repórter. Acho que existe uma norma tradicional, internacional,  para serem adotadas pelos repórteres em combate, não posso precisar a cor do colete da imprensa. Como o combate é urbano, de rua, guerrilha localizada em vilarejos- o que é extremamente perigoso - julgo que até os policiais devam receber uma gratificação de desempenho e periculosidade quando estão em missão desse tipo, alem de estarem com o seguro de vida em dia, pago pela corporação.
Mandar homens sem proteção atacar alvos fixos sem a proteção adequada, é um absurdo,  uma loucura que beira a irracionalidade e a irresponsabilidade. Quem dá uma ordem de avanço policial  dessa maneira, desconhece os perigos e os estragos que uma bala de fuzil possa a fazer em um ser humano a 600 metros. É servir de mosca no  tiro ao alvo, sem necessidade. É  mostrar serviço brincando de matar e morrer - um jogo perigoso de sérias conseqüências para ambos os lados, com vitimas na população  indefesa e prejuízos humanos e materiais.
Alfredo Bonessi

O futuro do tema Cangaço

Por: Alfredo Bonessi

Ola - Bom Dia
Grato pelo contato.
O tema cangaço ainda está longe de ser considerado esgotado. Temos eventos bons como é o caso do Cariri Cangaço, temos os eventos patrocinados pela SBEC, temos os eventos localizados como é o caso de Paulo Afonso, ainda os eventos culturais dos Grupos de Serra Talhada, Piranhas, Canudos, Sítio Caldeirão, Mossoró,  e outros.
O que falta é a criação de outros grupos de estudos em outros locais do Brasil, e o congraçamento entre eles. Para isso é necessário um calendário anual do cangaço onde se possa fazer uma previsão das fetividades. Havendo a programação anual pode-se fazer a convocação da população para assistir os eventos.
É preciso inserir esses eventos as programações culturais do  Governo Federal, Estaduais e Municipais, e também a todos os segmentos da sociedade, como escolas, imprensa, universidades, premiando as apresentações e manifestações culturais como  danças,  monografias, documentários, artesanato, fotografias, teatro, musica, vaquejada e tudo mais. Daí sim teremos o tema cangaço e cultura nordestina no topo das atenções da população. Feito isso pensamos em expansão do que se tem de melhor ao exterior, mas veja bem, como cultura de um povo, de uma região,  o  nordeste-  são as apresentações do conjunto de manifestações culturais do nordeste é que irão empolgar o exterior e não um tema isolado.
Pensamos até em filmes em um futuro proximo.
Se isso é sonhar demais, sonhar não custa nada, e vou sonhando na esperança de um dia ver esse sonho concretizado. Todos esses sonhos é pela valorização e reconhecimento a essa cultura diferenciada e belissima que só possui o querido povo nordestino.
Saude - Abraço
Bonessi

Monick & família



"Meu maior erro é: criar expectativas de quem não faria nada por mim, e no fim ficar mal por ser iludida mais uma vez."

























Sobrinhos do organizador deste blog.

Acessem o Blog do Sanharol !!

Blog do Sanharol

Vejam como é fácil, basta dar um click na postagem 
abaixo ou no link do Blog.
Link:
Postagens: 

Serra do Umbuzeiro: O Ponto Culminante de Paulo Afonso

Por: João de Sousa Lima

Uma das visões mais lindas da região de Paulo Afonso encontra-se na Serra do Umbuzeiro.
A Serra tem 507 metros de altura à nível do mar e é 259 metros mais alta que a  cidade de Paulo Afonso que tem 248 metros a nível do mar.
A  Serra é cercada por histórias e povoados por onde Lampião passou, sendo ela uma das mais famosas trilhas do Rei do Cangaço.


Logo na sua subida encontra-se o conjunto arquitetônico de Dona Generosa, uma das maiores coiteiras de Lampião e onde o Rei do Cangaço fazia seus famosos bailes.
Descendo a Serra chega-se a casa de Maria Bonita.
Descendo pelo outro lado temos a casa da cangaceira Durvinha, no povoado Arrasta-Pé.


Logo após a casa de Generosa temos a Lagoa do Mel, lugar onde Lampião fez o famoso tiroteio com  a volante do tenente Arsênio e nesse combate perdeu seu irmão mais novo, o Ezequiel.

Ezequiel Ferreira da Silva - irmão de Lampião

A Lagoa do Mel situa-se no povoado Baixa do Boi. Ainda na subida da Serra próximo a casa de Generosa encontramos a cruz de Zé Pretinho, assassinado pela polícia como coiteiro de Lampião. Na Serra também foi onde Lampião escondeu a metralhadora do tenente Arsênio que encontrava-se inutilizável por está faltando uma peça tirada pelo tenente antes de sua fuga. O coiteiro que encontrou a metralhadora e a entregou a polícia tomou uma surra de "bimba de boi", esse foi seu pagamento pela boa ação.


 As formações rochosas  da subida da Serra do Umbuzeiro são verdadeiros espetáculos da natureza.


No seu cume um cruzeiro marca o lugar que se realiza peregrinações e orações.


 Um dos mais belos por do sol nordestino.


O fotógrafo João Tavares e João de Sousa Lima escalando a Serra.
Todas as fotos postadas aqui são do renomado fotógrafo João Tavares.


 Ricardo Cajá e João Lima na subida da Serra.


O Cruzeiro e a maravilhosa vista do alto da Serra.

Para agendar um visitação e a escalada da Serra do Umbuzeiro Paulo Afonso conta com ótima estrutura  de transportes e hospedagens, além de equipe de guias que realizarão um ótimo excelente trabalho de acompanhamento.


AGETURB- 75-3281-2757
ATENDTOUR - 75-9143-6895 ou 8865-2432 (Eduardo Cruz)

"JESUS: TU ÉS VIDA DA MINHA VIDA !!!"

Autora: Kátia Regina Corrêa Santos
[5.jpg]

“JESUS: TU ÉS VIDA DA MINHA VIDA !!!”

Obs: Imagem extraída do site: http://www.worshipphotos.com/


“JESUS: TU ÉS VIDA DA MINHA VIDA !!!”


Quando avalio os absurdos,
dos meus erros e pecados,
me decepciono, me frustro,
por ter traído Teu ensino,
Tuas palavras, Jesus !!!


Então só me resta pedir,
misericórdia a Deus Pai,
em Teu Santo Nome, Jesus,
depois restaurada na paz,
continuo minha caminhada !!!


Sou tão grata a Ti, Jesus,
pelo Teu sacrifício na cruz,
por ter pago meus pecados,
por me dar acesso livre ao céu,
pela comunhão com Deus Pai !!!


Quero aproveitar este sentimento
de gratidão e amor e para dizer-Te:
Jesus: Tu és alma da minha alma !!!
Jesus: Tu és coração do meu coração !!!
Jesus: Tu és vida da minha vida !!!


Autora: Kátia Regina Corrêa Santos – Escrito em: 16.10.2011

Na trilha maligna do crack

Por: Archimedes Marques
Para produzir o crack, usam-se a borra da pasta base da cocaína, ou seja, o lixo da cocaína que é diluída em solventes e misturada a outros produtos químicos. O ácido sulfúrico está entre eles. Outra substância com capacidade parecida de destruição é o ácido clorídrico que, quando inalado, pode causar ferimentos graves na garganta e na boca do usuário. Também são usados  bicarbonato de sódio ou amônia, a cal virgem e a gasolina ou querosene  que manipulados se transformam em uma espécie de pedra meio tenra facilmente quebrável, de cor branca caramelizada  e de boa combustão, para daí entrar no comércio negro do tráfico de drogas ilícitas e proibidas.
O usuário ao fumar toda essa parafernália aspira o vapor venenoso para dentro de seus pulmões, entrando em conseqüência na sua corrente sanguínea. Como o crack é inalado na forma de fumaça e possui toda essa gama de produtos químicos altamente nocivos à saúde de qualquer ser vivo, ele chega ao cérebro muito mais rápido  do que a cocaína ou de qualquer outra droga, causando também um malefício mais abrangente para o usuário que sempre vicia a partir do primeiro experimento.
A ação do crack atua sobre o sistema nervoso central, provocando aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação. Os usuários apresentam problemas no sistema respiratório como congestão nasal, tosse e sérios danos nos pulmões. A droga também pode afetar o trato digestivo, causando náuseas, dores abdominais, perda de apetite com conseqüente excessiva eliminação de peso e desnutrição.
Os efeitos psicológicos imediatos do crack são a euforia e a sensação de poder. Com o uso constante da droga, aparecem cansaço intenso, forte depressão e desinteresse sexual. Em grande quantidade, o crack pode deixar a pessoa extremamente agressiva, paranóica e fora da realidade, como se estivesse em outro mundo, noutra vida. O cuidado pessoal do usuário passa a não mais existir e sua autoestima rasteja aos mais baixos níveis.
A droga destrói os neurônios e promove a degeneração dos músculos do corpo, fenômeno conhecido na medicina como rabdomiólise, causando a aparência esquelética no indivíduo, com ossos da face salientes, pernas e braços  finos e costelas aparentes.
O usuário do crack pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca e enfim, a morte. Além disso, para o debilitado e esquelético sobrevivente seu declínio físico é assolador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta e traquéia, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico que faz parte da composição química do crack assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição.
O crack vai destruindo o seu usuário em vida ao ponto dele perder o contato com o mundo externo, se tornando uma espécie de zumbi, ou morto-vivo, movido pela compulsão à droga que é intensa e intermitente. Como os efeitos alucinógenos têm curta duração, o usuário dela faz uso com muita freqüência e a sua vida passa a ser somente em função da droga.
Além dos citados problemas de saúde que recaem para os usuários do crack, as ocorrências no seu terreno familiar e social sempre passam para a área criminal e vão caminhando rapidamente em largas vertentes para dias piores. A vida vivida pelos envolvidos com o vício do crack parece sempre transpor os inimagináveis pesadelos, pois do crack e pelo crack são capazes de praticar qualquer crime.
Na trilha maligna do crack, o seu usuário encontra o desencanto, a dor, a violência, o crime, a cadeia, a desgraça e o cemitério precocemente. O crack traz o ápice da insanidade humana. Alguns que se recuperaram do poder aniquilador do crack disseram que dele sentiram o gosto do inferno.
Por sua vez, apesar de tudo isso, apesar dessa realidade brutal e com perspectivas de piorar ainda mais com a sua crescente problemática, sentimos o poder público ainda meio tímido, sem verdadeira vontade política para debelar tal situação, assertivas essas comprovadas pelo andamento de alguns projetos que já se mostraram ineficientes e outros que se mostram apenas paliativos em ação.
É fácil de concluir que o perfil da sociedade brasileira se transformou e os problemas familiares, sociais, da saúde e da segurança pública mudaram consideravelmente para pior a partir do advento do crack. Dentro desse contexto também cresceram e continuam crescendo todos os índices de crimes possíveis, destarte os crimes de furto, roubo, latrocínio e homicídio.
Assim, por justo o povo clama por solução adequada, por remédio curativo, não paliativo. Projetos verdadeiros e efetivos devem entrar em ação com urgência urgentíssima, pois os problemas deixados na maligna trilha do crack crescem em proporções geométricas e atingem em cheio a nossa sociedade.

Artigo enviado para este blog pelo autor:
Dr. Archimedes Marques, Delegado de Polícia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe archimedes-marques@bol.com.br