Seguidores

domingo, 2 de outubro de 2011

Nesta Terça Reunião GECC - Cariri Cangaço na Saraiva do Iguatemi

Atenção !!

Nesta terça-feira, mais um encontro
GECC-Cariri Cangaço no espaço Rachel de Queiroz, da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, o encontro é a partir das 19 horas, com a apresentação do Vídeo Clip do Cariri Cangaço 2011, com o que de melhor aconteceu nesta edição .

Você é nosso convidado.

Livraria Saraiva
Shopping Iguatemi
Terça-feira, dia 04 de Outubro
19 horas

Manoel Severo
 


Noite de Gala em Barbalha Por:Silva Neto

Barbalha, uma das grandes anfitriãs do Cariri Cangaço 2011

Em Barbalha, à noite dessa quinta-feira (22), no Cine Teatro Neroly Filgueira Sampaio, foi aberto terceiro dia do Cariri Cangaço, evento que com pauta itinerante está passando por várias cidades da Região do Cariri, reunindo ilustres personalidades, conferencistas, historiadores e 128 pesquisadores de 17 estados de União, uma iniciativa do Cariri Brasil.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha conseguiu oferecer aos nobres visitantes um cenário típico da caatinga, região que serviu de esconderijo do bando de Lampião e outros grupos da época, a detalhar: Árvore de galhos secos, oratório, panelas e potes de barro, candeeiros, balaios de cipó, mesa em estilo rustico e cadeiras com acentos de couro no mais autêntico cenário de um passado que fez a história do cangaço no Nordeste do Brasil.

Cenário no Cine Teatro em Barbalha
Ângelo Osmiro, um dos conferencista da noite
Hugo Rodrigues, moderador da noite, que contou ainda com o conferencista Ivanildo Silveira

Os trabalhos foram abertos com a Mesa Diretora composta por: Dorivan Amaro dos Santos – Secretário de Cultura e Turismo do Município representando também o prefeito municipal ausente por motivos superiores; Sr. Manoel Severo Barbosa – Curador do Cariri Cangaço ; Ângelo Osmiro – Presidente do GECC – Grupo de Estudos do Cariri Cangaço; Josier Ferreira – Professor e historiador (Instituto Cultural Pró-memória); Josélio Araújo – Presidente da Associação dos Poetas de Barbalha; Francisco Demontier dos Santos Ferreira (Panticola), ex-secretário de cultura do município, músico, folclorista.

O poeta barbalhense Ernane Tavares Monteiro, presenteou o público presente com o Cordel “O ÚLTIMO DIA DE LAMPIÃO”, Manoel Severo Barbosa – Curador do Cariri Cangaço, no uso da palavra de abertura dos trabalhos agradeceu ao Gestor Público Municipal, a Secretaria de Cultura e Turismo do Município e ao povo de Barbalha pelo carinho e a boa hospitalidade para com todos os membros da caravana Cariri Cangaço, e fez elogios ao secretário, Dorivan, pela coragem e o dinamismo de abraçar, receber e apoiar o evento Cariri Cangaço.  

Secretário, Dorivan Amaro dos Santos, justificou a ausência do prefeito, deu boas vindas aos visitantes, ilustrou a importância do evento e enalteceu o trabalho do Curador do Cariri Cangaço Sr. Manoel Severo Barbosa. Logo em seguida a mesa diretora foi desfeita para receber os escritores Ângelo Osmiro e Ivanildo Silveira conferencias da terceira noite do Cariri Cangaço, que se deu no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira Sampaio devidamente ornamentado, que recebeu bom público para o evento, tendo ao alcance de todos mesas expondo grande número de livros sobre a rica história do cangaço pela autoria de vários famosos escritores do Brasil.

Silva Neto / Barbalha
FONTE:www.diariodocariri.com


Homenagens a personalidades Cariri Cangaço em Barbalha

Homenagens a Manoel Severo e Danielle Esmeraldo

Durante a solenidade do Cariri Cangaço em Barbalha, a Comunidade do Orkut, Lampião Grande Rei do Cangaço, administrada pelo pesquisador Ivanildo Silveira e o Blog Lampião Aceso, administrado por Kiko Monteiro, prestaram homenagens a personalidades da família Cariri Cangaço, com a entrega de Placas Comemorativas alusivas ao trabalho em prol do engrandecimento da cultura e memória das coisas do nordeste.

João de Sousa Lima
Alcino Alves Costa
Aderbal Nogueira


Heldemar Garcia
Assessoria de Imprensa e Marketing


Visite os blogs:

"O cangaço em foco" - do escritor:
Alchimedes Marques

"Tok de História" - do historiógrafo:
Rostand medeiros

Barbalha e a noite Cariri Cangaço

Mesa de Abertura da noite Cariri Cangaço em Barbalha

O Município de Barbalha recebeu, nesta quinta-feira (22), uma das etapas da 3° Edição do Cariri Cangaço. O evento foi aberto no último dia 20, na cidade do Crato, e teve prosseguimento nas cidades de Barbalha e Juazeiro do Norte, com conferências no Cine Teatro-Neroly Filgueira, a partir das 19 horas, e como palestrante o escritor Ângelo Osmiro, que vai falar sobre a literatura na época do cangaço e Ivanildo Silveira com o tema as imagens do Cangaço.
Pedro Luiz, Magérbio de Lucena e Hugo Rodrigues 
Danielle, vice-prefeita Betilde e Manoel Severo
Cicinato Neto e Manoel Severo
Reginaldo da Fundação Vovô Januário e Manoel Severo

Para o secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivam Amaro, “essa etapa vem em um momento muito propício, já que o cangaço está em evidência por conta da novela ‘Cordel Encantado’, da Rede Globo de Televisão, que abrange a cultura nordestina e o cangaço, e que Barbalha é referência por muitas histórias como a dos irmãos Marcelino, que fizeram parte dos tempos antigos do cangaço em Barbalha, além da troca de experiências entre os estudiosos da área”.
 
FONTE: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barbalha


Tiririca, Doutor Honoris Causa

Por: Armando Lopes Rafael


Foi sob protestos de um grupo de cerca de 100 estudantes ligados ao Diretório Central da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que o ex-presidente
 
 
Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no último dia 20, o título de Doutor Honoris Causa da instituição. Turminha ingrata!
Era a sexta condecoração do gênero recebida pelo ex-presidente. As outras foram concedidas pelas Universidades de Coimbra, em Portugal, Federal de Viçosa (UFV), de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Durante a solenidade, um grupo de estudantes chegou ao prédio da reitoria da instituição para cobrar, entre outras melhorias, o aumento para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) o montante a ser obrigatoriamente investido em educação no País. Como não havia espaço no salão onde ocorria o evento, os estudantes tiveram de ficar do lado de fora  – de onde gritaram palavras de ordem – até que o discurso do ex-presidente, que durou 30 minutos, fosse concluído.
Depois, os manifestantes conseguiram entrar no salão, onde acompanharam o fim das homenagens a Lula e voltaram a gritar palavras de ordem.

Agora será que Lula merece mesmo o título de Doutor Honoris Causa?
Para mim isso é matéria de pouca importância. Se quem deu o título acha que ele merece, então protestar para quê?
Vá lá. Lula é, no mínimo, incoerente. Como alguém que se orgulha de não ter educação formal pode ser Doutor Honoris Causa?
Como se pode laurear uma pessoa que apoiou ditaduras que violam os direitos humanos? Lula chamou Kadafi de “meu irmão e meu líder”; viabilizou a ditadura da dinastia Castro em Cuba, a ditadura mais antiga e a mais sanguinária do mundo. Deu apoio a ditadura do Irã, que mata mulheres com apedrejamento. Apoiou presidentes do naipe de Hugo Chávez e Evo Morales. Aliás, deste último -- o "cocaleiro" -- dizem que Lula se pelava de medo. A invasão das refinarias brasileiras na Bolívia estão aí para provar...
Todos sabem que não concordo com muita coisa feita no governo de Lula, durante oito anos. Ele fez vista grossa para a corrupção que se alastrou na sua administração. Mentiu dizendo que não sabia de nada na roubalheira do “Mensalão”. Desmascarado, tudo fez para que as falcatruas do “Mensalão” não fossem apuradas. Pior: não só manteve muitos desses corruptos durante toda a sua administração, como ainda patrocinou-os a permanecerem no governo de dona Dilma. Mentiu para enganar os incautos. Disse que tinha pago a dívida externa. Na verdade, ela foi triplicada no governo Lula. Disse que o Brasil tornara-se autossuficiente na produção de petróleo. Hoje importamos mais do que em governos passados. Mas vá lá. Querem dar honraria a Lula? Podem dar.
Enfim, seriam tantos fatos negativos do governo do “Cara” a comentar... Por isso, quando dona Dilma ("A Cara") tentou estancar a roubalheira  teve de capitular, para não perder o apoio da "base de sustentação do seu governo".
No entanto, estão cometendo injustiça com outras pessoas que também merecem ser Doutor Honoris Causa. Uma delas é o deputado federal Tiririca. Ele teve a maior votação que um deputado federal já obteve no Brasil. Ele também não tem educação formal. É nordestino. Tem gente que não se conforma em ver nordestino de pouco estudo galgar cargos importantes que exigem preparo para o exercício. São uns preconceituosos. Ou invejosos mesmos!" Tiririca também não sabe falar inglês, nem francês. Só arranha (e mal) o português. Diz “menas” ao invés de menos. Trabalhou em profissões humildes, antes de viver na mordomia da classe política. Era palhaço. Hoje é deputado por São Paulo, um estado que tem o PIB maior do que o da Argentina. Tiririca Doutor Honoris Causa já!
 
Visitem os blogs:
"O Cangaço em Foco" - do escritor Alchimedes Marques
"Tok de História" - do historiógrafo Rostand Medeiros

Delvamberto Soares é eleito novo prefeito de Altaneira

Delvamberto Soares- (Foto: Divulgação).

Apuração não oficial já confirma que Delvamberto Soares e Dedé Pio, ambos do PSB, foram eleitos para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município de Altaneira-CE nas eleições suplementares que ocorreram neste domingo (02/10). Maioria teria ultrapassado os 900 votos, segundo informações da coligação vencedora "Altaneira do Jeito Certo". O município conta com 5.683 eleitores.
Delvamberto disputou as eleições contra a candidatura da Dra. Andréia (DEM) e Jackson Feitosa (PSDB), da coligação "Altaneira de Volta para o povo".
Os candidatos aguardam resultado oficial das eleições por parte do TRE/CE, que está totalizando os votos neste momento no Cartório Eleitoral da cidade de Nova Olinda. A divulgação deve ser feita até amanhã (03/10).

A eleição suplementar aconteceu por conta da cassação do prefeito e vice, eleitos em 2008, Antônio Dorival de Oliveira e Francisco Fenelon Pereira – ambos do PSDB – por prática de conduta vedada, durante o período eleitora.
Os candidatos eleitos devem ser diplomados até o dia 16/10

Taciano Pinheiro


Conselho Consultivo – Cariri Cangaço-Biênio 2011 / 2013: João de Sousa Lima é um dos membros empossados

 


Conselho Consultivo – Cariri Cangaço-Biênio 2011 / 2013

PRESIDENTE:

MANOEL SEVERO BARBOSA


VICE-PRESIDENTE:

DANIELLE ESMERALDO

MEMBROS EFETIVOS:

Antônio Vilela


Garanhuns

Aderbal Simões Nogueira


 Fortaleza

Ângelo Osmiro  Barreto

 
Fortaleza

Alcino Alves Costa


Poço Redondo

João Bosco André


Missão Velha

Carlos Elydio Araújo


São Paulo

Geraldo Ferraz


Recife

Honório de Medeiros


 Natal

Ivanildo Silveira 


Natal

Jairo Luiz


Piranhas

João de Sousa Lima


Paulo Afonso

José Cícero


Aurora

Juliana Ischiara

 Quixadá

Alessandro Monteiro - Lagarto

Múcio Procópio


Natal

Napoleão Tavares Neves



Barbalha

Narciso Dias



 João Pessoa

Paulo Gastão



Mossoró

Pedro Luiz Camelo - Crato

Francisco  Pereira – Cajazeiras

 Renato Cassimiro



Juazeiro do Norte

Hugo Rodrigues – Barbalha

Rodrigo Sampaio - Barbalha



João de Sousa Lima recebendo a certrificação de Membro do Conselho Consultivo do Cariri Cangaço das mãos do Curador Manoel Severo.


A fala de agradecimento.

Extraído do Blog: "João de Sousa Lima"

Visite estes blogs:

"O Cangaço em Foco" 
do escritor Alchimedes Marques

www.cangacoemfoco.jex.com.br
"Tok de História" 
 do historiógrafo Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.wordpress.com/ 

CAFÉ, DEPRESSÃO E SUICÍDIO


Pesquisas modernas mostram que o consumo de café pode diminuir o risco de depressão e suicídio

Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, MD, PhD

A depressão mental é uma resposta completamente normal do cérebro humano a situação e adaptação social do indivíduo. Apenas a resposta depressiva tende a integrar o indivíduo numa sociedade, a valorizá-la e nela adaptar-se. O sintoma depressivo é uma forma de reação altamente evoluída do cérebro humano na escala animal e serve para proteger o excesso de individualismo do homem, que pode prejudicar sua integração na sociedade. Também serve para evitar que o indivíduo quebre normas estabelecidas.

Todo ser humano apresenta periodicamente depressão mental, dentro de uma resposta normal do cérebro. Apenas quando ela aparece sem uma causa desencadeante ou permanece por tempo e intensidade demasiados, o indivíduo pode necessitar de ajuda. Tristeza, angústia, medo, saudade e sofrimento são formas atenuadas de depressão e demonstram a reação do indivíduo na sua adaptação familiar e social, representando reações sadias do convívio humano. Cerca de 20 % da população adulta apresentam durante sua vida episódios depressivos com manifestações clinicas significativas que precisam ser controlados com um tratamento especializado com medicamentos. A depressão, como a ansiedade, pode ser a manifestação final de fatores genéticos (disfunção na neurotransmissão central), problemas de desenvolvimento (distúrbios da personalidade), traumas de infância ou de problemas psicossociais (divórcio, desemprego).

A depressão pode ser um fenômeno reacional, normal, podendo também ser parte de uma doença depressiva que requer tratamento médico especifico e eficaz. Em situações de grande tristeza as mulheres ativam uma área do cérebro oito vezes maior que o homem. Esta hiperatividade é seguida por um período de depressão, razão pela qual as mulheres são mais suscetíveis a sofrerem de depressão. Caso a depressão se torne exagerada e anormal, a auto-estima começa a diminuir até atingir um nível zero, onde o risco de suicídio é grande, pela perda total do amor-próprio. Muitas vezes as manifestações de depressão podem ser do tipo irritabilidade ou através do consumo excessivo de álcool ou outras drogas.
Nos Estados Unidos a depressão atinge 20 milhões de pessoas, com prejuízos anuais de 43,7 BILHÕES DE DÓLARES, contabilizando falta ao trabalho, queda de produtividade, gastos com salários, tratamento médico e despesas com casos de suicídio. Estima-se que 10 milhões de brasileiros são atormentados pela doença. O consumo diário de 4 xícaras de café pode ajudar a prevenir a depressão e o suicídio, segundo estudos efetuados em mais de 200.000 pessoas por um período de dez anos por dois grandes centros de pesquisa nos Estados Unidos (Califórnia e Boston), dados estes obtidos pela equipe do autor a partir dos anos 80 entre jovens escolares brasileiros.


O fato do café puro ou com leite na dose de 3 a 4 xícaras diárias ser um agente PREVENTIVO da depressão bem como a possibilidade de um fitoterápico de café ser um agente CURATIVO para a depressão coloca o consumo de café e seus subprodutos como prioridade para a ciência médica que visa combater o mal do século, a depressão. Programas visando um aumento do consumo de café não apenas em escolas mas em todos os locais de trabalho desde empresas a repartições públicas e comerciais em geral poderiam ser implementadas como uma indicação médica para profilaxia do “mal do século”.

Veja o artigo completo:

http://www.abic.com.br/cafe_depressao.html

Postado por:
Ébony Gabriele Lopes/
 Bruna Gomes Dias/
Fabíola Gutzlaff/
 Michele J. Lopes

Visite os blogs:

"O Cangaço em Foco" - do escritor
Alchimedes Marques

"Tok de História" - do Historiógrafo
Rostand Medeiros

Família de Chico Mendes - Pai e avô



Chico Mendes - meu irmão já falecido


Eliete - Minha sobrinha


Raionara - filha de Eliete


Raionara e Eliete


Eliete e Raionara


Eliete e Presliana


Rogério, pai, e Raionara


Toinha, mãe de Eliete


Rayonara, Eliete e lissandra


Minha sobrinha Carla e Rayonara

 
Hustengy meu sobrinho e sua esposa Giselly


Lena, Rayonara e Rochelly

 

Fernanda, Rayonara e Fernanda