Seguidores

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

o cangaço na Cachoeira de Paulo Afonso

Por: João de Sousa Lima

[Jo%C3%A3o+de+s.+lima.JPG]

Um dos relatos mais inrteressantes deixado pela


cangaceira Dadá foi de ter visto o Zeppelin cruzando próximo a

 

cachoeira de Paulo Afonso e lembrar que por várias vezes,


Corisco ficava apreciando, pelo lado alagoano e de longe,
as quedas da cachoeira.

Um capítulo escrito pela escritora Aglae Lima cita


Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros na Furna dos Morcegos, gruta que situa-se ao lado da famosa cachoeira, porém o depoimento é fantasioso, Lampião nunca foi lá.  A Usina Angiquinho, fundada pelo empresário


Delmiro Gouveia foi inaugurada em 1913 e Lampião só passou pra Bahia em 1929. Na Usina existe um complexo de casas que serviam para moradia dos técnicos e suas famílias e de lá se tinha a visão de quem adentrasse a furna, sem contar que na usina tinha também telégrafo e poderia denunciar a presença dos cangaceiros, sem contar que nenhum dos diversos coiteiros da região, os cangaceiros que sobreviveram ou ainda as pessoas que trabalharam na usina nunca falaram da Furna como sendo um dos esconderijos de cangaceiros.
Em 1962 foi realizado o filme "Os três Cabras de Lampião" e a grandiosa Cachoeira foi um dos lugares escolhidos para a filmagem, como podemos ver na foto acima. Um dos atores coadjuvantes foi  Campelo, um técnico em laboratório da CHESF, inclusive a CHESF contribuiu com a logistica para a realização da película, cedendo até guindastes para ajudar na composição das cenas.
Estou procurando esse filme para presentear Campelo pois ele não chegou a assisti-lo e também não recebeu o cachê, sendo pouco provável que chegue a receber pela quantidade de anos passados. Consegui essa foto das fimagens na Cachoeira em uma recente pesquisa na cinemateca do Brasil e no acervo da petrobrás.
o cangaço fez história em toda região pauloafonsina, porém na cachoeira de Paulo Afonso, a única verdade é que o cangaço fez história como cena de filme, no cinema brasileiro.


Outro aspecto da cachoeira de Paulo Afonso.


João de Sousa Lima é Escritor, Pesquisador, autor de 09 livros. Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e da SBEC- Sociedade Brasileira de
estudos do Cangaço.
Telefones para contato:
75-8807-4138 9101-2501

Email:

CONVITE PARA CONVERSAR SOBRE CANGAÇO E OUTROS TEMAS NORDESTINOS

By Rostand Medeiros
Rostand Medeiros, João de Sousa Lima e Juliana Ischiara
Amigos estudiosos do cangaço, coronelismo, misticismo, marca encontro no centro da Praça de Alimentação do Midway Mall, às 19:00 horas da próxima quarta-feira, dia 24 de Agosto, para criar grupo de estudo dedicado ao assunto.
Todos que se interessarem pelos temas são convidados e benvindos.

Lá estarão, dentre outros:
Múcio Procópio,
Photo 
 Rostand Medeiros
[Honório+lindo+026.jpg]
 Honório Medeiros,
Epitácio Andrade e Isaura Rosado
Epitácio Andrade,
Ivanildo Silveira, Ângelo Dantas...
A ideia é a criação de um calendário de reuniões, pauta de temas, locais de encontro e ampliação do movimento.

Qualquer dúvida por intermédio dos e-mails:
Posso garantir que estarei lá...

Todos ficarão honrados com a sua presença.


Rostand Medeiros é:

Pesquisador na área de História, com artigos publicados nos jornais Tribuna do Norte, Novo Jornal e na revista cultural Preá. Autor do livro "João Rufino-Um Visionário de Fé" (2011), sobre a biografia do criador do Grupo Santa Clara/3Corações, a maior empresa de torrefação de café do Brasil. Coautor do livro Os Cavaleiros dos Céus - A Saga do Voo de Ferrarin e Del Prete (2009), apoiado pela Embaixada da Itália no Brasil, Força Aérea Brasileira e Universidade Potiguar. Consultor do SEBRAE no projeto “Território Sertão do Apodi – Nas Pegadas de Lampião”. Membro do IGRN (Instituto de Genealogia do RN) e SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço). Técnico em Turismo, atua há mais de 15 anos na área. Fundador da SEPARN – Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental do Rio Grande do Norte, entidade que atuou em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na preservação do patrimônio espeleológico do RN.


Contatos:
rostandmedeiros@gmail.com /
 (84) 9904 3153 / (84) 3231 0222.

Faleceu o Homem que enterrou Lampião

 Por: Ivanildo Silveira


"Vale lembrar ao leitor que esta informação já foi publicada em meses anteriores no blog "Cariri Cangaço". Como ainda não havia sido postada neste blog, agora resolvi fazer a postagem".

A notícia não é nova e ao mesmo tempo sim, pois foi disseminada entre poucos pesquisadores. Como trata-se de personagem secundária a grande mídia que já não toma conhecimento ou raramente noticia fatos de outros coadjuvantes que dirá uma personagem secundária.

Recebemos a informação somente ontem, através do pesquisador e escritor

Antonio Vilela e Lutgarde

Antonio Vilela,

que faleceu o policial volante


GEMINIANO LUIS SARMENTO- o Cabo Grilo.

 Foi este homem que teve a incumbência de enterrar e desenterrar LAMPIÃO. A causa da morte foi um ataque cardíaco, no dia 20 de Abril/10.

Cabo grilo fazia parte da volante de


Ten. João Bezerra,

e ficou na retaguarda no combate de Angicos/SE, tendo chegado ao local, depois da morte dos cangaceiros. Em entrevista ao pesquisador “VILELA”, assim se pronunciou o CABO GRILO:

“Eu cheguei depois das mortes ( Lampião..). Eu fui enterrar os corpos uns quatro dias depois. Os corpos podres, fedendo feito a porra. Quatorze dias depois, fui desenterrar novamente… (por ordem do


Ten. José Lucena…”

Convém ressaltar, que a cangaceira


MARIA, companheira de


 JURITI ,

também faleceu há algum tempo atrás, porém não temos maiores informações. Como se vê, existem hoje, poucos ex-cangaceiros e ex-policiais sobreviventes do ciclo do cangaço para contar a história.

Um abraço a todos

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço –


Fonte: Cariri Cangaço –
Manoel Severo

ESCRITOR E POETA JOÃO DE SOUZA LIMA HOMENAGEADO

Por: Honório de Medeiros
 
[Honório+lindo+026.jpg]

Criado o GMPA que realiza o seu primeiro Café Cultural
 

No dia 28 de abril de 2011 o empresário
 
 
Maciel Teixeira Lima,
 
que há anos trabalha com teatro em um grupo da terceira idade e publicou o livro O Matuto Empreendedor, reuniu um grupo de amigos, escritores, poetas, amantes das artes e apresentou a eles uma idéia que vinha martelando a sua cabeça há um bom tempo: criar um grupo multicultural para que, em reuniões periódicas pudessem discutir a cultural local, e também regional, nacional, do mundo, preenchendo uma lacuna no município.

Desse encontro de amigos, nasceu o GMPA – Grupo Multicultural de Paulo Afonso, “constituído com o intuito de reativar, resgatar, recriar e oportunizar atividades culturais no município de Paulo Afonso”

Há cinco anos, em outubro de 2006, foi criada a ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso que reúne 15 escritores, poetas, artistas da cidade. Mas os sócios, imortais da ALPA não têm se encontrado com a frequência desejada e por isso surgiu essa necessidade da criação de outro grupo, sem nenhuma rivalidade com a Academia mas, ao contrário, como diz o próprio Maciel e também
 
Edenilton
 
Edson Barreto,
 
“o desejo é somar, acrescentar mais valores, mais gente voltada para a cultura desta cidade e até reanimar a ALPA e fazê-la emergir. Até porque, os que estão no GMPA, são, na grande maioria, membros da ALPA”, diz Edson Barreto.

Dessa necessidade de “trocar figurinhas”, criar uma diálogo sobre a realidade atual e a literatura e outras artes, o GMPA vem se reunindo mensalmente e promovendo, a cada dois meses um Café Cultural, oportunidade de homenagear escritores, poetas, gente da cultura local e regional, ao som de música, palestras, debates, apresentação de poesias, um momento de enlevo à alma.

Num bate-papo com Maciel Teixeira, fundador do grupo,  a essência dos objetivos do GMPA vem à tona:

Antônio Galdino – Maciel, como surgiu a idéia de se criar o GMPA?

Maciel - “O GMPA, Grupo Multicultural de Paulo Afonso, foi criado em Abril de 2011 e nasceu de uma conversa informal a respeito da cultura em nossa cidade. Reunimos alguns amigos em minha casa e ali nasceu o GMPA.

Galdino - A que se propõe o GMPA?

Maciel - Naquela primeira reunião, dia 28 de abril de 2011, alguns pontos foram questionados e chegamos a um consenso de que a arte, quando organizada e oportunizada para varias classes sociais em seus costumes, crenças, histórias, símbolos e tradições, poderia trazer para a sociedade novos talentos e divulgar melhor aqueles que já fazem trabalhos voltados para a cultura e se empenham em realizar novas tarefas, divulgando e organizando eventos onde podem ser mostrados esses trabalhos e seus construtores .

Galdino – Quais são as primeiras ações do GMPA?

Maciel - Inicialmente o grupo esta empenhado em realizar eventos na área literária, onde poetas e escritores estão sendo homenageados com o café cultural. Evento criado por Rubinho Lima que faz parte do quadro da diretoria do grupo.

Galdino – Já existe um cronograma, datas definidas para esse Café Cultural?

Maciel - Este evento acontece a cada dois meses. No dia 12 de Agosto foi o primeiro, realizado no a auditório do Colégio Sete de Setembro, quando foi homenageado o escritor João de Souza Lima. Na reunião realizada no dia 03 de agosto foi escolhido por unanimidade para ser homenageado no mês de outubro deste ano o Professor, escritor Antonio Galdino. Outros nomes estarão sendo definidos pelo GMPA em suas próximas reuniões.

Galdino – Recebi essa informação, fiquei muito feliz por esta decisão unânime de colegas escritores e, querendo Deus, estaremos lá participando desse Café Cultural. Mas, que outras ações pretende o grupo?

Maciel - O grupo, além de apoiar e coordenar este evento, também busca parcerias com o poder publico e privado para que a cultura seja melhor trabalhada e divulgada em nossa cidade e região.

O Grupo Multicultural de Paulo Afonso elegeu a sua primeira diretoria que está assim formada: Presidente o Maciel Teixeira Lima; 1º Secretário, Edson Barreto; 2º Secretário, Fernando Mota; Tesoureiro Rubervânio Cruz Lima; Diretora Cultural, Jovelina Ramalho; Articulador Social, João de Souza Lima.

O GMPA já tem um blog, organizado por Rubinho Lima. Acesse: GMPA – Grupo Multicultural de Paulo Afonso.

Café Cultural homenageia João de Souza Lima

O primeiro Café Cultural do GMPA, realizado dia 12 de agosto no auditório do Colégio Sete de Setembro homenageou o escritor João de Souza Lima que tem 6 livros editados sobre a temática do cangaço, além de participações em outras publicações regionais, mas é também poeta.

na região durante 18 anos e relançou o livro de poesias No Silêncio do Ocaso que teve poemas vivenciados, interpretados sob muitos aplausos, pelo mestre em Literatura do IFBA, professor Cleberson.

Presentes os poetas e escritores Fernando Mota, Maciel Teixeira, João Lima, Rubervânio Lima, Edson Barreto e ainda Luiz Ruben, Voldi Ribeiro, Antonio Galdino e professores e alunos de Letras e Direito da Faculdade Sete de Setembro, dentre eles o Professor Luiz José, coordenador do Curso de Letras e a Professora Geruza, coordenadora do Curso de Direito. Esmeralda Patriota, presidente da APLB, também esteve prestigiando o evento. “O público que esteve presente, saiu maravilhado”, diz matéria do site da FASETE.
 
 
Extraído do blog: "Honório de Medeiros"


Matando a saudade antes que chegue o Cariri Cangaço 2011

Por: Manoel Severo 



 Enquanto o Cariri Cangaço 2011 não chega... podemos esperar e provocar só um pouquinho a saudade desta grande e maravilhosa família... Vem comigo!


 

 




 

Os momentos vividos e as experiencias acumuladas não se comparam à grande satisfação do encontro...


 



 

A magia do Cariri Cangaço se dá a partir dessa união de maravilhosa sintonia: cariri, cidade, povo, arte, musica, religiosidade, misticismo, amor à cultura do sertão... e a grande família Cariri Cangaço





 

Bem, nos próximos dias, vamos aguçar essa saudade... mas, não se preocupem a contagem regressiva já começou..

Faltam apenas 33 dias para o Cariri Cangaço 2011, venha você também viver essa emoção inesquecível !


Manoel Severo
Blog: "Cariri Cangaço"


Veredas do Brasil

Por: Aderbal Nogueira

Paulo Medeiros Gastão e Aderbal Nogueira

Este é mais um trabalho do cineasta Aderbal Nogueira,  com imagens do Nordeste, um projeto chamado:

"VEREDAS DO BRASIL".



Enviado pela:



Att,
Aderbal Nogueira

Comentário de Walberto

sobre artigo de

Anotio Vilela e Liutgarde Barros

Antonio Vilela em: "Tenente Pompeu e a Morte de Virgínio", escrito pelo pesquisador do cangaço


Aderbal e Aldo Anísio

Aderbal Nogueira

Antonio Vilela muito obrigado por nos deixar informado sobre lugares que

Lampião e Juriti

Virgulino passou. Sou de Surubim, PE, e meu pai fala de uma passagem de

O cangaceiro Antônio Silvino e seu bando

Antonio Silvino e seu bando nas proximidades do Rio da Paraíba, que sai de Boqueirão na Paraíba e passa perto da minha cidade Surubim -  PE, e  divide as cidades de Alcantil - PB e Santa Cecília - PB. Também na Paraíba em um Sítio chamado Boi Seco.

Segundo meu pai José Petronio (in memorian), falecido em 2006, o meu avô estava jogando tarrafa na beira do Rio da Paraíba, e Antonio Silvino de passagem fez uma pergunta. Ao se recusar dizer pra que lado ficava Umbuzeiro - PB, ele levou uma coronhada e caiu. Depois que viu o bando, levou até a estrada que levaria o bando pra lá.  Só que eu nunca tive conhecimento de ataques de cangaceiros por esta minha região Surubim, que se encontra no agreste setentrional a 125 Km do Recife, bem próximo a divisa PE/PB. Daqui até o local, tem aproximadamente 38 Km.


Um grande abraço,

Walberto

"Blog do Mendes & Mendes"

Wagner Rossi é o quarto ministro a deixar o governo Dilma em oito meses


O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, enviou carta de demissão à presidente


 Dilma Rousseff,

nesta quarta-feira, 17, após a Polícia Federal anunciar investigação sobre as denúncias contra a pasta. Depois de


 Antonio Palocci (Casa Civil),


Alfredo Nascimento (Transportes)


e Nelson Jobim (Defesa),

Rossi é o quarto ministro a sair do governo em oito meses. A relação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, com o lobista


Júlio Fróes,

que teria atuado durante meses dentro do ministério - será investigada pela Polícia Federal. Um inquérito foi aberto na segunda-feira, 15, e o ex-presidente da Comissão de Licitação do ministério Israel Batista já prestou depoimento. Dentre as denuncias que surgiram na imprensa contra o ministério,estão o uso eleitoral da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e suposto tráfico de influência.

Além disso, o jornal Correio Braziliense denunciou que Rossi teria utilizado um avião de uma empresa que depende de autorizações do Ministério da Agricultura para vender seus produtos. A Ourofino Agronegócio trabalha com agrotóxicos, sementes e saúde animal e colocou à disposição do ministro e de seu filho


Baleia Rossi (PMDB-SP), deputado estadual,

um avião Embraer Phenon 100 avaliado em US$ 7 milhões.


estadão.com.br


"Será verdade ou será pressão política?"