Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O JOVEM, PROFESSOR, ESCRITOR E PESQUISADOR. FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO! E A ESTÉTICA DO CANGAÇO



A estética do cangaço, segundo o escritor e historiador Frederico Pernambucano de Melo.
Ver-se a imagem do manequim com o seu  traje de cangaceiro, onde o professor explica toda a veste de um cangaceiro com suas armas e seus apetrechos, que não são poucos. 
Segundo o professor Frederico Pernambucano de Melo, um homem do cangaço transportava  em seu corpo de 48 a 50 quilos de mantimentos, armamentos e munições. 
É daí que vem o nome cangaceiro ou o mesmo que boi de canga, como estes sujeitos só largavam a canga para fugir da volante,  são chamados de cangaceiros.
Repare nas vestes do manequim do cangaceiro, e veja que luxo e exuberância nos seus trajes a rigor.

Blog Portal do Cangaço - Serrinha
Se você gosta de música, visite este endereço.

http://mendespereira.blogspot.com/ 

Blog: Portal do Cangaço

Não se esqueçam!!!

Por: José Mendes Pereira

Minha foto

Lembrando aos leitores que são amantes da literatura lampiônica e demais gêneros literários, e que moram em Paulo Afonso, ou nas proximidades desta, no Estado da Bahia, o escritor, pesquisador, poeta e historiador do cangaço,

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipWyQI3S-A0bxxW2FBgL7dJm6cO3WmltoR5BihLpYDHO1Pwx-FS8BYwzDrcTbNiwqztzEWkqz61NvWe7NDv1rLbCoTSzudsvIJQAfsAqyTgQ4YWX7VFpICr3nydkCzknBnskJferPdbhwv/s1600/foto11.jpg
Joselma e João de Sousa Lima

João de Sousa Lima, lançará no próximo dia  12 de agosto, sexta-feira, às 20;00 horas, no auditório do Colégio Sete de Setembro,  o livro de poesias:

"No Silêncio do Ocaso".

O lançamento está sendo organizado pelo GMPA - Grupo Multicultural de Paulo Afonso.

Não se esqueçam! O lançamento será depois de amanhã.


Visite o blog:

Tok de História

Aluísio Alves - O cigano feiticeiro

http://www.camara.gov.br/internet/deputado/depnovos_foto.asp?id=105167&nomeParlamentar=ALUIZIOALVES
Aluísio Alves

Aluísio Alves, se fosse vivo  amanhã completaria 90 anos. Nasceu  em Angicos, Rio Grande do Norte, no dia 11 de Agosto de 1921.  Foi jornalista, advogado e um dos maiores políticos do Rio Grande do Norte, foi governador entre 1961 e 1966, sendo depois cassado pelo AI-5, em 1969.

Filho de Manuel Alves Filho e Maria Fernanda Alves. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito de Maceió, com especialização em Serviço Social. Após a graduação voltou-se para as atividades jornalísticas: primeiro como funcionário dos jornais "A Razão" e "A República". Em 1949 foi  redator-chefe do jornal "Tribuna da Imprensa", no Rio de Janeiro, que pertencia a Carlos Lacerda.

http://n.i.uol.com.br/educacao/carloslacerda.jpg
Carlos Lacerda

No ano seguinte, Aluísio Alves fundou  o seu próprio jornal, "Tribuna do Norte. Foi proprietário e diretor da "Rádio Cabugi", da "TV Cabugi" e da "Rádio Difusora de Mossoró", esta havia comprado a um grupo de sócios, sendo: Paulo Gutemberg, Renato Costa, Milton Monte, José Genildo de Miranda e outros.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR-xrcoEg1SHqV4lOaAZ3JMXci4p_ERe-Sr_Pt3WcK48BvB4NJxKQ
Aluísio ainda jovem

Antes foi Oficial de Gabinete da Interventoria potiguar chefe do Serviço Estadual de Reeducação e Assistência Social (SERAS) e diretor estadual da Legião Brasileira de Assistência.

Sua vocação política  às atividades profissionais que desenvolveu e sua estreia na vida pública se deu sob os auspícios de Dinarte Mariz,

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTGGBLBBqvy3zHkbX8cNsAzqf41_iRQTV6x8gjVQ4VBQyzUrDrT-A
Dinarte Mariz - ex-governador do Rio Grande do Norte

então líder-mor da UDN no Estado, e assim Aluísio Alves foi eleito deputado federal em 1945, participando dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte que promulgaria a nova Constituição em 18 de Setembro de 1946. Reeleito em 1950, 1954 e 1958, chegou aos postos de secretário-geral da UDN e de vice-líder da bancada. Mas logo Aluísio Alves rompeu com seu antigo aliado onde o governador recém-eleito ignorou uma série de ações de governo que foram reunidas por Aluísio Alves, num extenso documento. A partir daí, Aluísio rompeu politicamente com seu mentor e ingressou no PSD, sendo eleito governador em 1960 para o desgosto de Dinarte Mariz.

http://www.azougue.com/pics/dobumba/230177.jpg
Aluisio Alves, Zé Leão e Manoel Leonardo Nogueira – 1964

A animosidade entre os dois líderes tornou-se cada dia mais férrea e com o advento do Regime Militar de 1964, foi Mariz quem retomou o comando da cena política, o que não impediu, contudo, o ingresso de Aluísio Alves na Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e a conquista de seu quinto mandato de deputado federal em 1966, após ter sua candidatura a senador vetada por Mariz. No ano anterior Aluísio Alves derrotara o grupo de Dinarte Mariz ao eleger o monsenhor Walfredo Gurgel para governador.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9gBC-yU-AwyN2nqOAW87M5JfagWJSVGZlIVXzqzQQO34AV0W83S6FHyjS5XQxTClaMwRFQVJ6HYgquFEMhOlvKz557grH1sLuy1Cg3msRlPqwtPv9zD9pE1k3qYk4xhkxKKz5oMrM1NY/s1600/modelo03.JPG
Monsenhor Walfredo Gurgel - ex-governador do Rio G. do Norte 

Em 7 de Fevereiro de 1969, Aluísio Alves recebeu a notícia que seus direitos políticos haviam sido suspenso, pelo AI-5 sob a acusação de corrupção, sendo indiciado em um processo que só foi arquivado em Fevereiro de 1973.

Mesmo sem poder atuar diretamente na vida pública, fez uso de sua experiência política e se manteve influente ao levar o seu grupo político para o MDB em 1970, sem mencionar que sua condição de empresário permitiu que mantivesse boas relações com os arenistas, à exceção de Dinarte Mariz. Executivo da União das Empresas Brasileiras, logo expandiu suas atividades para além da área de comunicação, e tão logo foi restaurado o pluripartidarismo, ingressou no PP e a seguir, no PMDB, sendo derrotado na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte em 1982 por José Agripino Maia do PDS.

http://www.natal.rn.gov.br/gapre/paginas/Image/prefeitos/agripino.jpg
José Agripino Maia - ex-governador do Rio Grande do Norte

Com a  candidatura  de Tancredo Neves

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_lJlDIIDIotIL_1RzgxMukAtiBgLsyXXpk3MpYYAWggX8p2cF_xTo8SaU_pzSOJCM9_HeGBz4vDn-C8nPmYbR-MshhcKrXYQiBJAhaN13IAYyz-IpKq3U8FWjvbX_yx20V_aFKcloNUvu/s1600/25anossemtancredoneves.JPG
Tancredo de Almeida Neves - Ex-presidente do Brasil

à Presidência da República, foi indicado Ministro da Administração pelo presidente eleito, sendo confirmado no cargo por:

http://www.academia.org.br/abl/media/jose_sarney.jpg
José Sarney - ex-presidente do Brasil

José Sarney e permaneceu à frente desse ministério entre 15 de Março de 1985 e 15 de Fevereiro de 1989. Foi durante a sua gestão que foi criada a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Em 1990 foi eleito para o seu sexto mandato de deputado federal, cargo do qual esteve licenciado durante o governo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJO9djsQi5Xzl_NS8jrIwTfebUIpjY4B6ca1hOwS8pk4NTXx13jgOFlmk8v2jwich3NdSWwYeBV-RGpZ5mV_qAf6L6v4RD7TmN37hi84UnGlek7Qvkr3woC45sTlFAxP1i4bZvxuDQIZ0/s400/ItamarFranco.jpg
Itamar Franco - recém falecido - ex-presidente do Brasil

Itamar Franco, quando foi Ministro da Integração Regional entre 8 de Abril de 1994 e 1º de janeiro de 1995.

Aluísio Alves faleceu em Natal, vítima de isquemia cerebral. Aluísio era pai do deputado federal  Henrique Eduardo Alves e de Ana Catarina, também política do Rio Grande do Norte.

http://www.nominuto.com/_resources/files/_modules/news/news_25474_2009012920342779f0.jpg
Aluísio já de idade - ex-governador do Rio G. do Norte

Nenhum político do Rio Grande do Norte foi tão admirado quanto Aluísio Alves. No período em que foi candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Norte,  foi carinhosamente apelidado de cigano feiticeiro, pelas suas insistências para ganhar votos. Os seus eleitores eram chamados de papagaios, devido a cor da sua bandeira, "Verde", simbolizando "Esperança". A sua maior fome era voto, voto e mais nada.

No final de cada campanha, Aluísio fazia uma espécie de "Vigília", sobre palanques, passando três dias com três noites nas ruas de Mossoró,  cuja, era uma das suas maiores preocupações, o voto do eleitorado desta cidade.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSBo_Cf96FtnpEMCSjMUwFYb5SH-QGZK6VvtqokYsqo5eEcXISa2YtewGJk

Também tinha o chamado "Trem da Esperança", quando se deslocava com o seu eleitorado de Caraúbas no trem da Ferrovia, passando por Governador Dix-Sept Rosado, e chegando à cidade de Mossoró, alertando ao eleitor, todo prejuízo sobre uma possível vitória do seu adversário.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHbJHb5VjG5cdx3RbVFZfjo2AM3s_5wRrdTWvRE9uWuj2hxPmybENyAW8AzVz1h2m38liaD8bC7p8qWWr9hwfB2WBasRWf_eL9RN345tVOxppBhIimyu6I8RSy7y1xt6Gw8bsCe1z6o34/s1600/paulofreire_angicos_1963.png
Aluísio é o segundo da direita para a esquerda

Em 1994, foi feito o maior assalto do Rio Grande do Norte, e Aluísio sabendo que o governador José Agripino já sabia quem teria feito o roubo, fez uma frase que ficou na história. Palavras de Aluísio Alves dirigidas a José Agripino Maia: "Eu sei que ele sabe, que eu sei que ele sabe, quem roubou os 94 milhões da emergência".

Aluísio Alves foi o único e último político que em 1968 teve condições de tomar a administração da Prefeitura Municipal de Mossoro da família Rosado.

Mossoró quando não é administrada por Rosado de "CALÇA", é administrada por Rosado de "SAIA".


José Mendes Pereira

Cabo Pastel, matou o cangaceiro Colchete

 
 
Segundo informação do blog "Toxina" entre os cidadãos que se encontravam nas várias trincheiras armadas pela cidade, estavam alguns policiais que pertenciam ao contingente policial local.

Um deles era o cabo Leonel da Silva Pastel, pouco conhecido na história e cuja única fotografia foi descoberta a pouco tempo pelo Coronel Ângelo, historiador da PMRN.

http://1.bp.blogspot.com/_LLy5HkM_Ck8/TJZLvKqcHgI/AAAAAAAADB0/lTkz5nPl5_M/s400/Minervino+e+Jo%C3%A3o+Arcanjo.jpg
 
Conforme Boletim Oficial da PM, o Cabo Pastel teria sido o responsável pela morte do cangaceiro Colchete.
 
 
Extraído do blog: "Toxina"

Raimundo Sodré - A Massa

Nascido no interior da Bahia, em 23 de julho de 1947. É filho de Anacleto Pereira Sodré, maquinista da Leste Brasileira, e dona Laura Rosa Brandão, artesã de renda de bilro e crochê. Seu pai, da cidade de Santo Amaro da Purificação, sua mãe, de Mundo Novo.




Valorize os nossos artistas brasileiros.


Viola e Viola - Se você gosta de ouvir o som da viola, aqui estão os melhores violeiros do Brasil






Valorize os nossos artistas violeiros

"País quer brasileiros nas melhores universidades do mundo"

Presidente Dilma Rousseff cobra a participação de empresários em programa que concede bolsas de estudo no exterior


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (8) que, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, quer que estudantes brasileiros tenham acesso às melhores universidades do mundo. Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que, até 2014, o governo pretende conceder 75 mil bolsas de graduação e pós-doutorado no exterior.
“O Ciência sem Fronteiras é um programa que dá aos estudantes e pesquisadores brasileiros a oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento fora do país, de pesquisar e de criar, além de estudar lá fora”, disse. Dilma cobrou a participação de empresários brasileiros na tentativa de alcançar a meta de 100 mil bolsas de estudo.
De acordo com a presidenta, serão priorizadas áreas ligadas às ciências exatas, como engenharias, matemática, física, biologia, ciência da computação, ciências médicas e todas as áreas tecnológicas. Segundo ela, tais áreas são consideradas fundamentais para a economia do país e para dar maior competitividade à indústria brasileira.
Dilma explicou que a seleção dos bolsistas vai ser feita levando em consideração o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – quem atingir o mínimo de 600 pontos poderá concorrer às bolsas de estudo no exterior. Atualmente, 124 mil alunos alcançaram essa pontuação.
Também poderão ser selecionados estudantes premiados em olimpíadas científicas como a Olimpíada da Matemática, além de alunos envolvidos em iniciação científica. “O importante é que, nesse programa de bolsas de estudo no exterior, os estudantes que não teriam recursos para estudar no exterior estarão entre os selecionados para frequentar as melhores universidades do mundo”, afirmou.

Fontes: