Seguidores

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ADEUS A ZÉ SALDANHA!


O poeta 

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1lqjVsddN2I7nHxfp0XmkJ3HiNL-BLsQFDvktqRVcwD19xgQG82K-Ow_mrPjCYf75ABBXaz-l-uv8nwJVBmWV2tWWwyJ_hXAHazQ4AY0tpoSv99C5E1PRmVGRfDFoQqRDx0LtLFBDgu2a/s320/Kydelmir.jpg

Kydelmir Dantas, 

em nome da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) comunica o falecimento do poeta Zé Saldanha, ocorrido hoje em Natal-RN. 

Zé Saldanha era sócio fundador da SBEC e autor de mais de uma centena de folhetos de cordel. 

O poeta nasceu no dia 23 de fevereiro de 1918 em Santana do Matos-RN, filho do pequeno fazendeiro Francisco Saldanha da Silva e da costureira Rita Regina de Macedo Saldanha.

Zé Saldanha foi um dos poetas contemplados com uma antologia comentada pela Editora Hedra, de São Paulo, onde figuram, dentre outros, os seguintes folhetos: José Milanez - o poeta assassinado pela mão negra do destino, Mulher desprestigiada, Matuto no Carnavá, O sertão e seus cangaceiros, dentre outros.


Extraído do blog: "Acorda Cordel"

Noticias dos confrades Pauloafonsinos



Dentro da programação em comemoração ao Dia do Estudante oferecida pela FASETE (Faculdade Sete de Setembro), o escritor


Rubinho Lima

promove o lançamento do seu mais novo livro "Regionalismo Sertanejo". O escritor que já passou pela FASETE cursando Letras, traz em sua segunda publicação estudos que percorrem aspectos ligados ao período do regionalismo, na década de 30, com obras que retratam a seca, sertão, coronelismo, cangaceirismo, messianismo, na visão de autores como:

Graciliano Ramos (desenho de Cândido Portinari)

Graciliano Ramos,


Raquel de Queiroz,


Lins do Rego, entre outros.
R$15,00 (Frete Grátis)


para  informações sobre aquisição.

Já na Sexta - Feira 12... 


Ao tempo que será lançado seu livro de poesias:
NO SILÊNCIO DO OCASO.

Extraído do blog: "Lampião Aceso"

Nas bancas

Caros amigos
Na edição deste mês da "Revista de História da Biblioteca Nacional"



tem uma nota sobre o cangaço, na verdade um questionamento da leitora Wanessa Campos sobre a matéria "A Sedução dos Bandidos" na (RHBN n. 68) com resposta de Lorenzo Aldé (autor da referida matéria). Bastante interessante.


Abraço
Angelo Osmiro Barreto
Fortaleza-CE

Um avião que voa para sempre, sem precisar de reabastecimento

Pesquisadores australianos pretendem utilizar a própria força dos ventos para garantir altitude e velocidade ao planador

http://olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2011/07/20110705033423.jpg

Basicamente, todas as criações do homem são inspiradas em formatos naturais. Basta olhar para um avião e perceber sua semelhança, em design, com um pássaro. Por isso mesmo, cientistas do Centro Australiano de Robótica observaram falcões e urubus e perceberam que eles são capazes de voar por horas e até mesmo por dias, aproveitando apenas a força dos ventos. Com base nessa premissa, eles começaram a pensar em um projeto de avião que também se aproveita dos ventos para não precisar pousar e abastecer, ficando indefinidamente no ar.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJqHczEZLA9L1HJZ59FGMbotsvEv49IcvuYt4D1FS386XJnK57ECh-HLW263hqkzPBH1qIe-ltNwaiJpYL3ROAdj2Xic_2zresxc2NYBDus_gDjgYhTJ1bOJq-5QfELjZ6O3ErJTkzPkfD/s1600/8650falcao.jpg

Salah Sukkarieh, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, disse que o segredo para o sucesso do planador é criar um sistema capaz de identificar a localização dos ventos termais, que saem do chão em direção ao céu. Ele está desenvolvendo um sistema de pilotagem automática que mapeia e planeja a rota da aeronave para que ela se mantenha no ar.

Primeiro, é necessário entrar em áreas de vento forte e rápido para que o veículo ganhe velocidade. Logo em seguida, o equipamento precisa encontrar áreas de ventos suaves para transformar a energia acumulada no primeiro estágio e transformá-la em movimentos para ganhar altitude. "Teoricamente, é possível ficar no ar indefinidamente, só viajando e procurando os ventos corretos", diz Sukkarieh, em entrevista para o site News Scientist. Em experimentos passados, essa técnica foi capaz de imprimir uma velocidade de até 600 km/h em planadores controlados por rádio.

Ao mapear os ventos, o sistema seria capaz de calcular a rota mais eficiente entre os 2 pontos. O pesquisador diz, ainda, que a quantidade de energia acumulada com esse movimento é capaz de manter um planador no ar pelo tempo que for, até que a sua estrutura quebre ou apresente algum problema. Em breve, Sukkarieh fará simulações para comprovar sua teoria.

Já imaginou as possibilidades que surgem a partir desse projeto? Seria possível, por exemplo, criar planadores que ajudam no resgate e procura de pessoas em regiões inóspitas, ou até mesmo mapear territórios inimigos para criar mapas mais precisos em uma eventual batalha. - tudo isso utilizando apenas a força da natureza.



Fonte: "Olhar Digital"



Mais um adeus a João Gomes de Lira

 Por: Ana Lúcia

Professora Ana Lúcia e o grande João Gomes, em sua famosa cadeira de balanço na encardida Nazaré do Pico...

Uma pessoa especial. O céu agora recebe mais uma estrela para brilhar no seu infinito. João Gomes de Lira se foi, e com ele toda uma vida de história, história de luta, de coragem, de trabalho e amor a sua terra e a sua família.
 
http://3.bp.blogspot.com/-v4Gg3YXDrCI/TjrcypP2xQI/AAAAAAAAAR8/Qz6r6Rzi3Kw/s1600/Jo%25C3%25A3o+Gomes+de+Lira
 
Eu tive o imenso prazer de conhecê-lo, de estar em sua casa por alguns dias tendo a honra de ajudar a preparar uma programação festiva pela passagem do seu aniversário que esperávamos com muita ansiedade, enfim.
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPhDX1uWQ_BVqC-HsmDTabm5cgrO1Uz-Vu6UeyXmMPNoL1TZtcvvcA9mBY-YMPB3Q2cJJmg7Krlz6Oxm7yYHVlKPwUgbJts5i0eFtNueJ6XnHr_RbKh7Gw0yJPVtf4E5EN8qP4epUyfA/s320/ten+jo%C3%A3o+gomes.JPG
 
Foram momentos marcantes em que pude ver mediante seu comportamento diante das pessoas que o procuram, sua simplicidade, cordialidade, atenção e de uma extrema educação para com todos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiratdMIirXwZvDMhrrrI-UIwgm3WwwooBGLpr28ADSn3dzgkGQ8pV4FF4nr32r4N7PnE6-nt4HQy0PKBHhC5X_3VPxS9JTSCkZwsIun_XTGB0j4fVLxqVYzN4J2YIADYaWa8DB0pi-ZA/s1600/DSC02225.JPG
 
Sua memória e narrativa excepcional, de voz pausada, nos revelava um excelente historiador que era em seus muitos anos de pesquisas sobre o banditismo no sertão.
 
http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2011/08/05CAJ01CI-Morte-de-tenente-3-1.jpg
 
O tenente João Gomes de Lira foi um dos valentes nazarenos que lutaram contra Lampião e seu bando por muitas vezes.
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZXSOzoo7vY9DGjnkoC_SUaxKyAExdwCLuEpUYwdiB1Ov9JztYE6Mx8ork_E7U-z48gGaLWdhzE9s9TTvCiNSN7zKRDaKXWa9-BuBSuHtirTuNu1nHU9IqO5lp-dU1JHhhDGKqDgCTV-Pd/s400/bando+de+lampi%C3%A3o
 
Hoje, concluída sua missão aqui na terra, parte para os braços do Senhor para descansar o sono dos justos. Muito obrigada, tenente João Gomes de Lira, pelo seu carinho e sua amizade.

Ana Lúcia
 
 
Extraído do blog "Cariri Cangaço"
 
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/
 
 
 

A POESIA DE JESSIER QUIRINO


Jessier Quirino, segundo sua própria definição é Arquiteto por profissão, poeta por vocação e matuto por convicção.
Nasceu em 1954 na cidade de Campina Grande (PB), mas reside na cidade de Itabaiana (PB) 1983.
Filho de Antonio Quirino de Melo e Maria Pompéia de Araújo Melo, estudou os Curso Primário e Curso Ginasial em Campina Grande e o Curso Científico em Recife (PE), tendo cursado Arquitetura na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde se graduou em 1982. Apesar da agenda artística literária sempre requisitada, também atua na arquitetura, tendo obras espalhadas por todo o Nordeste.
Preenchendo uma lacuna deixada pelos grandes menestréis do pensamento popular nordestino, o poeta Jessier Quirino tem chamado a atenção do público e da crítica, principalmente pela presença de palco, por uma memória extraordinária e pelo varejo das histórias, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, sarcasmo, amor e ódio, até causos, côcos, cantorias músicas, piadas e textos de nordestinidade apurada.
Dono de um estilo próprio "domador de palavras" - até discutido em sala de aula - de uma verve apurada e de um extremo preciosismo no manejo da métrica e da rima, o poeta, ao contrário dos repentistas que se apresentam em duplas, mostra-se sozinho feito boi de arado e sabe como prender a atenção do distinto público.


PAISAGEM DO INTERIOR

Jessier Quirino
 

Matuto no mêi da pista
menino chorando nu
rolo de fumo e beiju
colchão de palha listrado
um par de bêbo agarrado
preto véio rezador
jumento jipe e trator
lençol voando estendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Três moleque fedorento
morcegando um caminhão
chapéu de couro e gibão
bodega com surtimento
poeira no pé de vento
tabulêro de cocada
banguela dando risada
das prosa do cantador
buchuda sentindo dor
com o filho quase parido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Bêbo lascando a canela
escorregando na fruta
num batente, uma matuta
areando uma panela
cachorro numa cadela
se livrando das pedrada
ciscador corda e enxada
na mão do agricultor
no jardim, um beija-flor
num pé de planta florido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Mastruz e erva-cidreira
debaixo dum jatobá
menino querendo olhar
as calça da lavadeira
um chiado de porteira
um fole de oito baixo
pitomba boa no cacho
um canário cantador
caminhão de eleitor
com os voto tudo vendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Um motorista cangueiro
um jipe chêi de batata
um balai de alpercata
porca gorda no chiqueiro
um camelô trambiqueiro
avelós e lagartixa
bode véio de barbicha
bisaco de caçador
um vaqueiro aboiador
bodegueiro adormecido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Meninas na cirandinha
um pula corda e um toca
varredeira na fofoca
uma saca de farinha
cacarejo de galinha
novena no mês de maio
vira-lata e papagaio
carroça de amolador
fachada de toda cor
um bruguelim desnutrido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Uma jumenta viçando
jumento correndo atrás
um candeeiro de gás
véi na cadeira bufando
radio de pilha tocando
um choriço, um manguzá
um galho de trapiá
carregado de fulô
fogareiro abanador
um matador destemido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Um soldador de panela
debaixo da gameleira
sovaqueira, balinheira
uma maleta amarela
rapariga na janela
casa de taipa e latada
nuvilha dando mijada
na calçada do doutor
toalha no aquarador
um terreiro bem varrido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.

Um forró de pé de serra
fogueira milho e balão
um tum-tum-tum de pilão
um cabritinho que berra
uma manteiga da terra
zoada no mêi da feira
facada na gafieira
matuto respeitador
padre, prefeito e doutor
os home mais entendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior.
Extraído do blog:
Releituras - textos
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/


Cangaceiros de Lampião

Da esquerda para à direita
Em pé: 

Ezequiel, Calais, Fortaleza, Mourão e o menino Volta Seca.  
Sentados: Lampião, Moderno, Zé Baiano e Arvoredo.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJ828jGVRV8qQ3syxOGcmJu-b2AkPHhUI3OCnw3DJvTLMlhSN3hBg_EQalLzHWOTwcqM59JqogGxDTadx6yBvQ8Am1T1UCjVeW1MMcLFVFQnVr1gmY2i7N25.jpg

Ezequiel era irmão de Lampião e morreu em combate. Mourão foi assassinado pelo cangaceiro Gato, no Raso da Catarina, enquanto apanhava água em uma fonte. Volta Seca morreu já de idade. Lampião foi assassinado na Grota de Angico, na madrugada de 28 de julho de 1938, no  Estado de Sergipe. Moderno foi morto em combate, no ano de 1933. Zé Baiano foi eliminado por civis, em Alagadiço, Frei Paulo. E Alvoredo foi morto por dois meninos, quando ele os fez de reféns.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOhgaURqPyLFDL2d6-Tz5y2djblzF12fSYYGpl5rAk0sxikXd5KoHmBYwuirPyHJlt6pUcRGX2DlrGD4HuKwZZwAm1T1UKLTkzATPkwUo6cYThpQEXuCfMmy.jpg 

Este era o cangaceiro Novo Tempo.  
Segundo afirma o amigo Kiko Monteiro, do blog "Lampião Aceso",  
que o cangaceiro Novo Tempo  morreu de velho 
no Estado de  Minas Gerais.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSHVyZ_pwiZXymcpFyYuHAMzGcCNZb0JfQll9DCAjuXRQfb07uO

Pancada, Maria e...

O cangaceiro Gato foi morto em combate no dia 28 de setembro de 1936.

http://www.coletiva.org/site/images/stories/Memoria/Cangaco/Cangao_89.30.jpg

Barra Nova, Juriti, Nenem do Ouro e Sabonete

Juriti foi morto pelo delegado Deluz, queimado em uma fogueira, no ano de 1941. Nenén do Ouro foi morta em combate. Sabonete também foi assassinado em combate.  

http://www.coletiva.org/site/images/stories/Memoria/Cangaco/Cangao_89.20.jpg

Barra Nova, Neném do Ouro, Juriti e Gorgulho

Segundo o escritor Alcindo Alves da Costa, em: "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico", na noite em que a volante policial assassinou Mané Moreno, Áurea e Cravo Roxo, o cangaceiro Gorgulho foi baleado, mas conseguiu fugir e foi se tratar em casas de pessoas amigas.


Fonte em parte: 
Blog: "Lampião Aceso"
e "Fundação Joaquim Nabuco"
 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com