Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

Vídeo: A missa do Cangaço na Grota de Angico

 Para anunciar e convidar os confrades para realização de mais uma cerimônia religiosa no próximo dia 28 deste, organizada pelo confrade

Antonio Galdino

Jairo Luiz



o "videomaker do cangaço" Aderbal Nogueira
nos apresenta alguns momentos do evento ocorrido em 2008.
Quem ainda não conhece eis aí uma excelente oportunidade para contemplar o cenário da tragédia, setenta e três anos depois e orar pela alma das "12" vítimas de Angico.

O soldado Adrião Pedro de Souza
  
"Este foi o  único policial da volante que perseguiu Lampião até matá-lo que  não levou sorte, foi assassinado na madrugada de 28 de Julho de 1938, na grota de Angico, no Estado de Sergipe, quando os policiais findaram com Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros".

11 cangaceiros mortos

Com depoimentos de:



 Inácio Loiola,


Alcino Alves,

nosso conterrâneo de cidade

Enoque Araújo,

Antônio Galdino
Da Esq. Des. Washington Luiz, Carlos Aguiar, Edvaldo Nascimento, Pedro Alcântara, Reinaldo Falcão, Gilberto Pedrosa, Sônia Braga(coord. Angiquinho) e Adair Nunes(Fundeg)

Reinaldo Falcão,


Antonio Amaury,


e Frei Enoque (Celebrante).

Clique para assistir o vídeo



Extraído do blog: "Lampião Aceso"

Casamento de Delmiro Gouveia foi em Pesqueira-PE

Coronel Delmiro Gouveia

            Catedral de Santa Águeda. Foto do início do século XX. Extraída do livro: Ararobá, Lendária e Eterna (notas para a história de Pesqueira) de Luis Wilson 1980.

Foto: Cláudio Humberto
Igreja Sta. Agueda, em 2006

           No dia 28 de agosto de 1883 nessa matriz, depois de feita as denunciações de costume e sem empedimentos algum assiste ao matrimonial de Delmiro Augusto da Cruz Gouvêa com D. Anunciada Candida de Mello, Falcão e que ele filho legítimo de Delmiro Augusto de Farias e de Leonila Flora da Cruz Gouvêa e esta filha legítima de Antonio Severino de Mello Falcão e de D Candida Campello de Mello Falcão lhe confere as bençãos nupciais presentes as testemunhas, Francisco Xavier dos Santos e Coronel Candido Xavier Pereira de Britto. Afirmo constar mandei fazer este assento e assigno.
 
            Cônego Vigário Francisco P. Duarte
 

             Certidão de Casamento emitida pela Paróquia de Santa Águeda em 25/03/2006.

Transcrição do registro no livro de Casamento

            Registro fotográfico do livro nº 1 de casamentos da Matriz de Santa Águeda, atual Catedral de Pesqueira, onde se encontra registrado o casamento de Delmiro Augusto da Cruz Gouvêa.

Pesquisador Luiz Ruben F. de A. Bonfim  
 E-mail: graf.tech@yahoo.com.br

Este documento extraí do blog do Neto.