Seguidores

sábado, 18 de junho de 2011

O cangaceiro Corisco no Cinema


João de Sousa Lima

           Segundo o escritor/pesquisador e historiador do cangaço, João de Sousa Lima, durante o 21º Cine Ceará, uma das participações especiais foi a presença do ator Chico Dias.

Ator Chico Dias

            Dentre tantos trabalhos marcantes, ele interpretou no cinema o cangaceiro "Corisco", o qual tinha como nome de batismo Cristino Gomes da Silva Cleto, que nascera no dia 10 de agosto de 1907, em Água Branca, no Estado de Alagoas.

O cangaceiro Corisco

           Chico Dias assistiu ao lançamento do filme "Os Últimos Cangaceiros" dirigido pelo cineasta Wolney Liberato de Oliveira, e segundo o escritor, o ator deixou boas referências sobre  o documentário.

Nicette Bruno

            Além da presença do ator Chico Dias, teve também a participação da atriz carioca, Nicette Bruno.

Moreno e Durvalina

            O filme "Os últimos cangaceiros" foi baseado na vida do cangaceiro  Moreno e sua companheira Durvalina, que após o assassinato  de Virgulino Ferreira da Silva, o rei Lampião, passado dois anos, no dia 02 de fevereiro de 1940, eles resolveram abandonar a vida de cangaceiros, e a partir daí ficaram no anonimato, só sendo descoberto décadas depois pelo escritor João de Sousa Lima.

FOTO
Lampião

              Na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe,  infelizmente Lampião chegou o fim da sua trajetória, mas ficou considerado o  cangaceiro mais famoso do Brasil. Nasceu no ano de 1898, na comarca de Vila Bela, região do Vale do Pajeú, no Estado de Pernambuco.
             Além de Virgulino, dos quatro filhos homens de seu José Ferreira da Silva e de Dona Maria Sulena da Purificação,  três resolveram acompanhar o seu irmão Virgulino, os quais foram: Antonio Ferreira, Ezequiel Ferreira, e Livino Ferreira.  O João Ferreira não quis ser bandoleiro.
             Mas somente Lampião conseguiu chegar a fama. Os outros irmãos foram assassinados muito antes de Lampião. 
             Atualmente a literatura lampiônica é a mais lida, onde abrange todas as classes sociais como: escritores, pesquisadores, advogados, juízes, promotores, professores..., em fim,  o tema cangaço tornou-se uam leitura muito estudada por essas classes sociais. 
              Dos irmãos de Lampião, somente João Ferreira da Silva que não se dedicou aos horrores do crime, e viveu honestamente no meio da sociedade brasileira. 


"blogdomendesemendes"
José Mendes Pereira 

Crato encerra hoje Mostra de Cinema e Vídeo

Por: Antonio Vicelmo

No teatro Salviano Arraes, o público pode conferir
exposição de fotos sobre a história do cinema
FOTO: ANTÔNIO VICELMO

           
            O primeiro cinema do interior do Estado foi o "Paraíso", no Município do Crato. Evento destaca centenário da data
            Com a exibição dos longas-metragens "Sargento Getúlio", de Hermano Penna, e "Padre Cícero", de Helder Martins, será encerrada hoje, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, a primeira Mostra Crato de Cinema e Vídeo, que comemorou os 100 anos da inauguração do primeiro cinema do interior do Ceará, o "Cinema Paraíso", ocorrido em 3 de maio de 1911, pelo italiano Vittorio di Maio, no Município do Crato.

Italiano Vittorio di Maio

            O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), reuniu mais de 30 trabalhos, dentre curtas e longas-metragens produzidos exclusivamente por cineastas da região, ou que possuem ligações com a cidade do Crato.
           A produção cinematográfica regional resgatou a memória de personagens e entidades que marcaram a história do Cariri como:

Padre Cícero,
Patativa do Assar� - Foto Dario Gabriel
Patativa do Assaré,
Beato José Lourenço,
Dona Cícera do Barro Cruz, a Ordem dos Penitentes, que foram documentados pelos cineastas regionais.
             Para comemorar os 100 anos desta data histórica, o radialista e memorialista cratense Huberto Cabral elaborou um conjunto de eventos, que envolveram todos os seguimentos ligados a cultura regional.

Radialista Humberto Cabral
Huberto Cabral

                Na entrada do Teatro Salviano Arraes, onde foi realizada a Mostra, foi instalada uma exposição de fotos com a história do cinema universal.
            O pesquisador de cinema Amarílio Carvalho cedeu o seu arquivo com fotos de artistas famosos de Hollywood, que foram expostas na entrada do teatro.

Amarílio Carvalho
           A velha e a nova gerações tiveram oportunidade de rever e conhecer artistas como:

 Robert Taylor,
Gregory Peck,
Giuliano Gemma,
John Wayne,
Henry Fonda,
 
Frank Sinatra,
Elizabeth Taylor,
Cary Grant,
Gene Kelly,
James Stewart,
Grace Kelly trouxe sua fama de estrela de Hollywood para o principado. Foto: Divulgação 
Grace Kelly,
Ann Miller,
Doris Day, entre outros.

          "Foi o primeiro passo para que, num esforço contínuo, se possa revitalizar o cinema cratense, com a importante colaboração de muitos nomes que fizeram e fazem a história do cinema regional", disse a secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, destacando o pioneirismo do Município.

  Danielle Esmeraldo e Manoel Severo

            Entusiasmados com o sucesso da Mostra, os coordenadores vão incluir o evento na agenda cultural do Município. Para o memorialista Huberto Cabral, principal articulador dos cineastas regionais, a Mostra cumpriu o seu objetivo que foi lembrar o pioneirismo do Crato como "capital da cultura" do Cariri.

Reportagem de Antonio Vicelmo
(Diário do Nordeste)
Trasladado do blog: "Cariricaturas"