Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Perguntaram-me. Respondo-lhes.

Por: José Mendes Pereira
José Mendes Pereira
             
Como  eu não estou conseguindo fazer postagens na janela de comentários deste blog, por não estar sendo reconhecida a minha senha, respondo nesta página ao amigo Antonio dos Santos de Oliveira Lima, residente em Cruz, no Estado do Ceará, que me pediu o  seguinte; "-Gostaria de saber o nome verdadeiro de Colchete. Também se há alguma informação sobre o seu sepultamento e local.

Amigo Antonio, eu não tenho nenhuma informação sobre nome, pais, irmãos... Estado em que nasceu deste cangaceiro, mas acredito que alguns estudiosos do cangaço devem ter em seus acervos  fichas deste assecla.

Lampião

O  cangaceiro Colchete foi morto aqui em Mossoró, na tarde do dia 13 de Junho de 1927, quando o famoso Lampião e seus cabras invadiram a cidade. Ele foi sepultado no Cemitério São Sebastião. mas infelizmente ninguém sabe onde está a sua cova.

Eu fazendo um trabalho sobre o cangaceiro Asa Branca, cujo faleceu em Mossoró (morte natural), fui informado que a cova do cangaceiro em estudo ninguém sabe onde é o seu local, pois noutros tempos, a desorganização sobre documentos de cemitérios e locais de covas, eram total.

O cangaceiro Asa Branca

Ainda não satisfeito, procurei o diretor do mesmo em sua residência, mas ele me falou que o cemitério só tem documentos a partir do ano de 1982, isto é, os que foram sepultados em anos anteriores, todos os documentos foram destruídos pelos insetos. 

Como o cangaceiro Asa Branca faleceu no ano de 1981, um ano antes, não encontrei nenhum dado no Cemitério, somente consegui fotografar o seu túmulo.  Os dados que eu tenho em minhas mãos, foram cedidos pela sua segunda esposa, Francisca   da Silva Tavares, que posteriormente publicarei a sua foto e todos os filhos do cangaceiro Asa Branca.

O Narciso, não sei se é o sargento Narciso Dias.  Perguntou o seguinte: "-Caro amigo desculpe-me a intromissão, mas o personagem abaixo refere-se a Luiz Lorena, não seria Sebastião Pereira, Sinhô Pereira?!


Luiz Conrado Lorena de Sá
Eu  não acho que você é intrometido, e sim, um homem que não quer ver a literatura lampiônica sendo informada com fatos contrários, cuja, merece ser estudada e respeitada.

Kiko Monteiro

Eu  informei que é Luiz Conrado, baseado na publicação do blog: "Lampião Aceso", do amigo Kiko Monteiro, datado de 26 de fevereiro de 2009, com o título "Entrevista com o Ex Cangaceiro "Sinhô Pereira", cujo blog é de grande credibilidade no que diz respeito ao tema cangaço.

Se não for Luiz Conrado Lorena de Sá, o amigo Narciso me perdoe.

AGRADECIMENTOS:

Agradeço aos escritores: Aderbal Nogueira,


Paulo Medeiros Gastão


e Rostand Medeiros


pelos elogios dirigidos a este blog.

 José Mendes Pereira

Uma foto, uma legenda, um mistério.

Por: Kiko Monteiro

Gostaria que os amigos reparassem a fotografia abaixo.


            Esta imagem foi publicada originalmente no jornal baiano "Diário de Notícias" em 07 de Março de 1929 e reproduzida no livro "Lampião e os interventores, pág 175 do confrade Luiz Rubens, como sendo Antonio Ferreira irmão de Lampião.

Luis Rubens

             A única informação que dispomos é esta, não se sabe do que a manchete trata, se identifica Antonio como um dos cangaceiros atuantes em recente episódio ou se é uma retrospectiva da vida de Lampião até aquela data.

Lampião

            A segunda opção seria mais adequada pois Antonio morreu por "acidente" com arma de fogo em 1927.

             A questão vem a tona pois esta é um das imagens resgatadas pelo pesquisador Rubens Antonio em sua garimpagem pelos jornais da Bahia. Foi postada na comunidade do Orkut Lampião Grande Rei do Cangaço e dividiu opiniões de vários pesquisadores e colecionadores.

              Eu particularmente acredito que o único imbróglio seja na matéria do jornal, um total desencontro de informação. Prática nociva e muito comum da imprensa desde os tempos remotos quando se trata de cangaço.


Bando de Lampião no Juazeiro

            Resta saber em que ocasião esta foto foi tirada. Rubens sugere com muita pertinência que tenha sido na mesma oportunidade da visita de Lampião a Juazeiro do Norte em 1926. Virgulino e seu braço direito posaram para fotos individuais.

Eis a reunião da família Ferreira.


Antonio está sentado sendo o 1º. da esquerda
Não queremos induzi-los, mas reparem atentamente nas fotos abaixo.


            Cliquem para ampliar e percebam as semelhanças anatômicas e estéticas.
            Apesar da primeira está ligeiramente de perfil e mais aproximada dando uma impressão de um homem mais gordo enquanto que a segunda é de pose frontal notem o músculo orbicular da boca (abaixo do lábio inferior).

1º. -  Os ilhoses da testeira e do barbicacho.
2º. - Uma única correia cruzando o tórax.
3º. -  Esta é pra fechar a nossa conta de evidencias
"uma mesma marca de ombro do uniforme do cangaceiro".


Indicados pelas setas

Tirem suas conclusões.

Abraçando


Kiko Monteiro

Extraído do blog: "Lampião Aceso"