Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

José Cícero e o Mestre Severo

José Cícero e Mestre Severo

             Mestre Severo!
             Saudações catingueiras...

             ******Ainda com relação ao que disse Vilson a mim, vc, Bosco André e Jack de Witte:
Jack de Witte, Manoel Severo, Bosco André e Vilson

             Com relação ao ótimo e fidedigno relato feito pelo Vilson quando da nossa recente passagem com destino a Paulo Afonso, diria que o mesmo constituiu um informe históricos dos mais relevantes, sobretudo para esclarecer "escritos" muitas vezes depreciativos com relação a suposta traição do Sr. Antonio da Piçarra, avô do Vilson.

Seu Antonio da Piçarra

             Confesso que fiquei sensibilizado no instante que o Vilson relatava o que o velho da Piçarra dizia acerca da coação que sofreu para proceder como tal. Notadamente quando após o diálogo que teve com o sagaz Arlindo Rocha ante as ameaças veladas usando para tal a ferozidade de Manoel Neto. De modo que, sem saída o velho coiteiro teve que ceder. No entanto, não me esqueço da parte mais comovente segundo as palavras de seu neto.

Coronel Manoel de Souza Neto
         
           "Tendo desconfiado da grande demora de Antônio da Piçarra o cangaceiro Sabino se dirige para Lampião e fala:

[SabinoGomes.JPG]
O cangaceiro Sabino Gomes

            - Capitão tô achando que Antoi da Piçarra lhe traiu, pois tá demorando além da conta.

O rei Lampião

            Ao que Lampião, com absoluta segurança replica:   
           - "De jeito nenhum. Naquele eu confio sem medo. Se antonio da Piçarra cavar um buraco no chão e mandar eu entrar eu entro".
          Conforme Vilson o velho Antonio contava esse diálogo (que ficou sabendo) sempre com águas nos olhos. Uma prova de que sofreu sobremaneira quando teve que tomar a decisão de indicar onde Virgulino se encontrava com seu bando. A segurançada sua prole, de certo falou mais alto no seu coração.
 
JC -
Aurora-CE
www.prosaeversojc.blogspot.com

Este é um comentário do Secretário da Cultura da cidade de Aurora, Ceará, José Cícero, sobre o artigo de Manoel Severo publicado no seu blog "Cariri Cangaço", com o título: Vilson e Antônio da Piçarra. Apenas eu o ilustrei com fotografias.

          


Morre em Mossoró o ex-prefeito Luiz Pinto

Luiz Pinto à direita

            Morreu ontem em Mossoró de insuficiência respiratória, aos 71 anos,  o ex-prefeito Luiz Pinto, que há uma semana estava internado no hospital da Unimed, em virtude da luta contra o câncer que mantinha há vários anos.
           O corpo está sendo velado na Igreja de São Vicente, na avenida Alberto Maranhão. O sepultamento está mascado para hoje, às 10h.
             Luiz Pinto era mossoroense, nascido no dia 4 de Novembro de 1939. Foi eleito Foi eleito vice-prefeito em 1988 ao lado de Rosalba Ciarline, governadora do Rio Grande do Norte, que lamenta a sua morte.
 
Rosalba Ciarlini
Foto Conexão na Net
 
           A governadora Rosalba Ciarlini recebeu com tristeza a notícia da morte de seu ex-vice-prefeito, Luiz Pinto. “Amigo de infância, Luiz Pinto foi um grande parceiro no meu primeiro mandato, como vice-prefeito. Com ele iniciei minha vida pública e, juntos, cumprimos a grande missão de reconstruir Mossoró. A cidade e o Estado perdem o grande homem público, o empresário, o cidadão”. (Luciano Seixas).
 
O Blog do Aristides Siqueira Neto publicou:
 
Minha foto
             Mossoró perdeu  no final da tarde de ontem, o ex-vice-prefeito Luiz Pinto. Ele estava internado em um hospital privado de Mossoró. O falecimento foi comunicado por volta das 18h30. O sepultamento ocorrerá hoje, às 10h, no Cemitério São Sebastião. Foi vice-prefeito de Rosalba Ciarlini no período de 1989 a 1992. Quando terminara seu mandato de vice-prefeito, foi lançado pelo seu grupo político como candidato a prefeito de Mossoró. 
 
            Seu adversário era nada menos que Dix-Huit Rosado Maia, que foi eleito para o seu terceiro mandato. Era difícil derrotar Dix-Huit Rosado. Ele foi responsável pela rica carreira pública de Rosalba Ciarline e esta soube aproveitar os ensinamentos do velho alcaide. Rosalba foi três vezes prefeita de Mossoró, senadora da República e atual governadora.     
           Luiz Pinto foi candidato a vereador na eleição de 1996, mas, incompeendido pelo povo e sem dinheiro, pelo antigo PFL, mas não obteve êxito nas urnas. 
 
 Fafá Rosado
 
           A prefeita Fafá Rosado, em nota de pesar emitida à imprensa, lamentou a morte do ex-vice-prefeito e se solidarizou com a família. A prefeita comunicou também que havia decretado luto por três dias em Mossoró. A governadora Rosalba Ciarlini que teve o prazer da companhia de Luiz Pinto como seu vice-prefeito, também encaminhou nota à imprensa e disse que recebeu com tristeza a notícia da morte de seu ex-vice-prefeito, Luiz Pinto. "Amigo de infância, Luiz Pinto foi um grande parceiro no meu primeiro mandato, como vice-prefeito. Com ele iniciei minha vida pública e, juntos, cumprimos a grande missão de reconstruir Mossoró. A cidade e o Estado perdem o grande homem público, o empresário, o cidadão". 
          A governadora disse que virá ao sepultamento. Luiz Pinto era um amigo, queremos desejar á família nosso pesar e dizer que os homens bons terão o amparo de Deus Pai todo Poderoso, e Luiz com certeza estará ao seu lado.