Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Médico baiano estuda os crânios de Lampião e Maria Bonita

Por: Guilherme Machado -  Portal do Cangaço

            Cabeças mumificadas de Lampião e Maria Bonita, em mãos do professor  Estácio de Lima, o médico baiano que pesquisou cabeças de vários cangaceiros. 
          Ele é médico legista do Instituto Médico Legal  "Nina Rodrigues", antiga Faculdade de Medicina do Pelourinho Salvador - Bahia. O professor Estácio também é escritor e escreveu um grande livro relato, (O estranho mundo dos cangaceiros).  
            Em 1968, familiares dos cangaceiros entraram na justiça obrigando o Instituto a enterrar os restos mortais dos cangaceiros, palavra de Vera Ferreira, neta de Lampião, pessoa maravilhosa que eu tive oportunidade de conhecê-la, e conversar bastante com ela sobre o seu avô e a sua avó.  No portal do cangaceiro de Serrinha conforme fotos postada neste blog. 
 
Guilherme Machado 

Para poetas, cordelistas e afins ! Por: Rosário e Dalinha

Um comunicado importante para bloqueiros poéticos
por: Rosário e Dalinha
;


             Olá amigos confrades e blogueiros poéticos, estamos organizando uma ciranda falando do CORDEL VELHO & CORDEL NOVO! Por favor, mandem suas SETILHAS, que postaremos com muita alegria. O cordel hoje está mais em foco de que nunca e precisamos aproveitar este momento. Na verdade, sempre estivemos caminhando, isto desde nossos idos tempos lá das arábias, europa, america latina e nós = BRASIL. Aqui, ele ganhou fisionomia e carteira de identidade própria, etc... e tal... Há realmente, muito o que falar desse nosso favorito gênero literário, que acabou por influenciar todos os nossos mais ilustres literátos.

VAMOS LÁ??? Estamos esperando por você!!!
Beijos, Rosário e Dalinha
ACESSE AS ÚLTIMAS NOVIDADES EM:
Cordelteca - Memória da Literatura de Cordel
O cordel na internet

Terremoto e Tsunami no Japão

          Um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter assolou a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira, 11 de março, e gerou um tsunami de dez metros que arrastou cidades litorâneas próximas ao epicentro. Este é o maior tremor já registrado na história do Japão desde que o país passou a monitorar os dados sobre abalos, há 140 anos.
 
REUTERS/Mainichi Shimbun 
Onda invade a cidade Miyako após terremoto de magnitude 8,9 na escala na escala Richter. Japão, 11 de março de 2011.
AP Photo/Kyodo News
Ondas do tsumani provocado pelo terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter atingem a costa leste do Japão, 11 de março de 2011.
AP Photo/Kyodo News
Casas atingidas pelo tsunami que atingiu o Japão, 11 de março de 2011.
AP Photo/Yasushi Kanno, The Yomiuri Shimbun

Casas em chamas após tsunami que atingiu a cidade de Natori, província de Miyagi, no norte do Japão, 11 de março de 2011.
AP Photo/Kyodo News 
Aeroporto de Sendai atingido pelo tsumani causado por forte terremoto. Japão, 11 de março de 2011.
AFP PHOTO / JIJI PRESS 
Veículos aglomerados após tsunami na cidade de Hitachinaka, em Ibaraki. Japão, 11 de março de 2011.
AP Photo/Kyodo News
Aviões e veículos entre escombros causados pelo tsunami que atingiu o Japão após forte terremoto. Sendai, Japão, 11 de março de 2011
Sankei via Getty Images 
Refinaria de óleo em chamas após terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter. Japão, 11 de março de 2011.
REUTERS/Asahi  
Tanques de armazemamento de gás natural em chamas após terremoto na cidade de Ichihara. Japão, 11 de março de 2011.
Fukushima Minpo / AFP
Barcos de pesca e veículos são levados por onda do tsunami. Japão, 11 de março de 2011.
AP Photo/Kyodo News
Ondas do tsumani provocado pelo terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter atingem a costa leste do Japão, 11 de março de 2011.
REUTERS/Jo Yong-Hak
Destruição causada pelo terremoto seguido de tsunami na costa do Japão. Sendai, Japão, 12 de março de 2011.
REUTERS/KYODO
Pessoas no centro de Tóquio após o terremoto que atingiu o Japão e provocou um tsunami na costa leste do país. Japão, 11 de março de 2011.

             "Esta foto mostra um povo desanimado, de cabisbaixa, mostrando que todos os sonhos foram destruídos, uma derrota inexquecível. Apenas imaginando o que será de hoje em diante. O que passou, passou, mas a luta novamente é a partir de hoje. Com um fio de confiança e esperança em Deus, buscam no pensamento o que virá novamente: Um futuro feliz para recuperar o perdido? Uma bênção de Deus? Ou novo acontecimento virá sem avisar?".

J.Mendes Pereira.