Seguidores

sábado, 26 de março de 2011

Os primeiros passos do homem no solo lunar

Por: José Mendes Pereira
O astronauta Buzz Aldrin fincando a bandeira dos Estados Unidos. Fotografia de Neil Armstrong durante a missão Apollo 11

              Entre os anos de 1957 e 1975, durante a Guerra Fria, a exploração espacial foi considerada como um dos episódios mais marcante da história da humanidade, acontecido por  uma competição de tecnologia  entre os Estados Unidos e a União Soviética.

              O homem sempre estava de olho em direção à  lua, vendo-a e a admirando, carinhosamente  observando-a através dos seus sofisticados aparelhos, interessou-se para estudá-la e possivelmente, como era o seu sonho, um dia colocar os seus pés sobre o seu chão.  Os Estados Unidos e a União Soviética deram início a corrida para desvendar os mistérios da lua, e contrataram bons engenheiros, na finalidade de construírem foguetes capazes de viajar ao redor dela.

 Buzz Aldrin, ao lado do módulo lunar, Apolo 11 

                   Esta fantástica descoberta começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik, enviado  pela União Soviética, no dia  4 de Outubro de 1957, e fez com que os Estados Unidos ficassem desejando serem os primeiros a conquistarem a lua, e a partir daí, começou uma disputa, cada um querendo ser o primeiro a colocar os seus pés sobre o chão seco lunar, que posteriormente, o homem pôs na tão desejada lua, mas a grande honra foi dada aos  Estados Unidos. 

              O primeiro ser vivo a subir até o espaço foi esta cadela russa Laika, da raça Kudriavka, tendo feito a sua viagem  ao espaço no dia 3 de Novembro de 1957, a bordo da nave espacial Sputnik II.
            
Laika, em 1957

              Já o primeiro homem a subir no espaço foi Yuri Gagarin, também Russo, em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok I, que pesava 4.725 quilos.
 Vostok
              Yuri Gagarin nasceu na Rússia, em Klushino, no dia 9 de Março de 1934. O voo de Gagarin aconteceu no dia 12 de Abril de 1961. Neste voo, enquanto navegava no assombroso universo, ele disse duas frases que ficaram famosas, as quais foram:
 
"A Terra é azul"
"Olhei para todos os lados,
 mas não vi Deus".


Yuri Gagarin


                   No ano de 1968, no dia 27 de  Março, durante um voo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam, num acidente nunca devidamente explicado. Quatro meses após o lançamento da Sputnik I, os Estados Unidos  responderam com seu primeiro satélite, o Explorer I, em 31 de Janeiro de 1958.


O Homem na lua

              Tanto os Estados Unidos como a União soviética mandaram vários satélites artificiais terrestres e sondas espaciais. Aos Sputniks da União Soviética seguiram-se, além do Explorer I, as Vanguard I, II e III dos Estados Unidos, e uma grande quantidade de satélites de comunicação, meteorológicos e espiões.                                             

               Por volta da metade da década de 1960, ambos, haviam lançado tantos satélites que se tornaria inconveniente indicá-los um por um. Além das Sputniks, os soviéticos lançaram 12 satélites, e os Estados Unidos 16 Explorers e mais 38 satélites de reconhecimento Discoverer.

              Os feitos iniciais na corrida espacial, que incluem o primeiro satélite artificial - o Sputnik, e o primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, os russos desafiaram os Estados, cujo programa espacial ainda dava os primeiros passos, estadunidense iria ao espaço só em 5 de maio de 1961, mesmo assim apenas em um voo sub-orbital.

Lançamento do Foguete Saturno V - decolagem da Apollo 11, no Cabo Canaveral.

               Em 1961, o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, lançou o desafio de "enviar homens à Lua e retorná-los a salvo" antes que a década terminasse.

Ficheiro:Kennedyb.jpg
John Kennedy

                No famoso discurso na Universidade Rice suas palavras foram: "Nós decidimos ir à Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque elas são fáceis, mas porque elas são difíceis". 

              A partir daí os Estados Unidos colocaram em marcha um ambicioso programa espacial tripulado, que teve início com o Projeto Mercury, uma cápsula para um astronauta em órbita terrestre. E posteriormente fizeram o “Projeto Gemini” com capacidade para dois astronautas, e finalmente, o “Projeto Apollo”, que tinha lugares para três astronautas chegarem até a Lua.

Mercury Capsule2.jpg
Cápsula Mercury

             Após a pisada do homem à Lua, os Russos perderam o gosto e nunca mais fizeram projetos com intenção de também chegar lá. Uma das mais imprecionantes história, foi as marcas deixada em solo lunar, pelas botas do astronauta Buzz Aldrin, na missão Apollo 11, em 20 de Julho de 1969, em um local chamado "Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade). Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar.

 Rastro do astronauta na lua
                     
              Depois da Apollo 11, outras seis missões foram lançadas, sendo que cinco delas pousaram na Lua, no total de doze astronautas que caminharam na lua. Ficou famosa a frase do primeiro astronauta a pisar na Lua, Neil Armstrong:

"Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade".

              Os astronautas da Apollo 11 colocaram uma placa na Lua, onde se lê: Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind. (Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade).
 
 
 
            A corrida espacial e a conquista da lua foram um épico moderno recheado de aventura, perigo e emoção. Milhões acompanharam pela televisão os passos desta aventura e vibraram com a chegada do homem à lua, uma das maiores realizações da humanidade.

UMA BREVE BIOGRAFIA DOS ASTRONAUTAS QUE PISARAM NA LUA

Neil Armstrong pose.jpg
Neil Alden Armstrong  

                 Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, em 5 de Agosto de 1930, é um ex-astronauta dos Estados Unidos, piloto de testes e aviador naval que escreveu seu nome na história do século XX e da Humanidade, ao ser o primeiro homem a pisar na lua, como comandante da missão Apollo 11, em 20 de Julho de 1969.            

            Antes de se tornar astronauta Neil Armstrong foi aviador da Marinha, tendo combatido na Guerra da Coreia entre 1949 e 1952 como piloto de caça, com 78 missões cumpridas. Após a guerra, ele retornou aos Estados Unidos e se tornou piloto de testes de empresas fabricantes de aviões, testando mais de 900 tipos de aeronaves diferentes durante a década de 1950, incluindo o famoso X-15, o primeiro avião do mundo a voar na estratosfera terrestre.

Michael collins.jpg
Michael Collins

              Michael Collins nasceu em Roma, no dia  31 de Outubro de 1930), é um ex-astronauta norte-americano e tripulante da missão Apollo 11, a primeira a pousar na lua, em 20 de Julho de 1969. Ele foi o piloto do Módulo de Comando que ficou em órbita do satélite, e o único dos três tripulantes da missão a não pisar no solo lunar.                

              Collins nasceu na Itália, filho de um general do exército americano que serviu em diversas partes do mundo e passou parte da adolescência em Porto Rico, base temporária do pai, onde fez seu primeiro passeio de avião. Com a entrada dos EUA na II Guerra Mundial, ele voltou com a família para Washington e entrou para as forças armadas americanas, seguindo o caminho dos homens de sua família, escolhendo a Força Aérea para fazer carreira, Nos anos 50, serviu como piloto de combate, junto às forças americanas da OTAN na Europa.

Buzz Aldrin
Buzz Aldrin
Este esteve no Brasil

              Buzz Aldrin, nascido Edwin Eugene Aldrin Jr., Nova Jérsei, 20 de Janeiro de 1930, é um ex-astronauta norte-americano, ex-coronel e piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. Foi o segundo homem a pisar na Lua, em 20 de Julho de 1969, como tripulante do módulo lunar Eagle da missão Apollo 11, a primeira a pousar no satélite.  

             Com uma persona muito mais pública do que seu companheiro de missão Neil Armstrong, um homem extremamente reservado, que fugiu dos holofotes da fama mundial após o histórico voo para ser professor de engenharia em seu Estado natal, Aldrin deixou a NASA após o passeio lunar, voltou à Força Aérea num cargo gerencial e passou a fazer palestras em todo o mundo promovendo a exploração espacial.
 
              Extrovertido, bem-humorado, culto, mas de pavio curto, dublou a si próprio em séries da televisão americana como Os Simpsons e da televisão inglesa, interpretou um reverendo num filme para a televisão sobre a Apollo 11 e confessou em sua autobiografia ter tido vários problemas de depressão e alcoolismo em seus anos pós-Apollo 11, o que contribuiu para sua aposentadoria da USAF.

               Buzz dá nome a uma cratera na lua, localizada perto do ponto de pouso da Apollo 11, e a um asteróide (o 6470 Aldrin); além disso, tem uma estrela com seu nome na Calçada da Fama de Hollywood
 
 
Fonte de Pesquisa:
Wikipédia