Seguidores

segunda-feira, 14 de março de 2011

História do Ceará - Lampião em Limoeiro do Norte

Extraído do Blog: "Coisa de Cearense"
Postado por: Jaqueline Cordeiro
 
http://1.bp.blogspot.com/_LLy5HkM_Ck8/THbnmD2UvbI/AAAAAAAACtQ/3lPU-q82b7U/s1600/bando+de+Lampi%C3%A3o.jpg

            Poucos acontecimentos de apenas algumas horas perpetuam na história do Ceará, como a passagem de Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, por Limoeiro do Norte. O cabra foi posto para correr de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde até hoje festejam a resistência ao cangaceiro. Depois de receber a “chuva de balas” dos potiguares, aceitou os cumprimentos “tensos” dos limoeirenses, no dia 15 de Junho de 1927. O rebuliço foi consolado pela “visita em paz” do rei do cangaço nas terras de seu Padim Ciço. Nunca mais Limoeiro foi o mesmo.
 
Lampião
 
             “Prefeito de Limoeiro, Urgente. Lampião acaba atacar Mossoró. Depois forte resistência conseguimos rechaçá-los, ficando um morto outro prisioneiro. Saudação. Rodolfo Fernandes, Prefeito Municipal”. O recado do prefeito de Mossoró chegou em telegrama às mãos de Custódio Saraiva, Juiz de Paz em Limoeiro e responsável por defender o município, dada à ausência do prefeito. Naquela hora seu Custódio almoçava, não comeu mais. Telegrafou para a Secretaria de Polícia, em Fortaleza, que devolveu a batata quente para que “agisse como pudesse”. A cidade foi evacuada imediatamente.

              Como era de seu feitio, Lampião entrou no Ceará guiando os fios do telégrafo. O “cabra” cavalgou com seus quarenta e tantos homens (o número é incerto) pela Estrada da Solidão, na Chapada do Apodi. Anísio Batista, morador da Lagoa do Rocha, teria sido o primeiro a ver Lampião e, inclusive, anunciado sua chegada. “Então disse Lampião/ vá até Limoeiro/ pergunte às autoridades/ se recebe um forasteiro/ desprovido de maldades/ como um nobre cavalheiro”, poetizou Irajá Pinheiro, memorialista local e também membro da Academia Limoeirense de Letras, sobre o encontro inusitado.

 
              Lampião fugiu de Mossoró carregando dois reféns: Dona Maria José do Catolé do Rocha e o Coronel Gurgel, sogro do gerente do Banco do Brasil potiguar. O cangaceiro queria, telegrafando de Limoeiro, cobrar de Mossoró 80 contos de réis como pagamento do resgate dos reféns. “Passei o telegrama para Mossoró, em caráter de urgência, e dentro de poucas horas obtive a resposta: ‘prefeito de Limoeiro, urgente. Seguiu portador, montado a cavalo, conduzindo numerário resgate prisioneiros’”. A informação é do próprio Custódio Saraiva, juiz de Paz, em entrevista ao boletim “Campus”, da Universidade Estadual de Londrina, em 1979, 52 anos depois da visita “ilustre”.

              O bando de cangaceiros famintos foi “presenteado” com jantar no Hotel Lucas, no Largo da Igreja Matriz. A Prefeitura mandou matar um boi e sinhá Arcanja, escrava de Custódio, ficou de servir a tropa. Lampião, que não era besta nem nada, mandou gente da cidade provar da comida, pois poderia estar envenenada. Até pensaram em colocar algum negócio no “vinho”, mas desistiram, que bandido é cabra esperto. Lampião, então, admirador que era de Napoleão Bonaparte, era “gato escaldado”.
 
 
Padre Cícero
               Dizendo estar em paz, já que em terra de Padre Cícero mal algum ele faria, Lampião passeou pela pequena cidade, e, na bodega de Getúlio Chaves, até comprou lenços vermelhos - à época adornavam a indumentária cangaceira. O bandido também levou uma ruma de perfume Quinta-Feira – tinha esse nome por fazer parte da tradição casamenteira e os matrimônios aconteciam nesse dia especial da semana.

              Conta dona Lirete Saraiva, filha viva de seu Custódio, que seu pai “foi um homem forte, de encarar Lampião sem arma nem nada, defendendo a cidade”. De outro modo, o jornal “O Ceará”, de Fortaleza, reclamava “humilhação” porque passou Limoeiro por não enfrentar Lampião, enquanto Mossoró havia botado o homem pra correr sob balas.

              Lampião era destemido e temido, mas o certo é que estava cercado pelos cearenses. Do telefone do Telegrafo, do qual se “apossou” para mandar seus avisos, ouviu o soar da corneta em Russas. Era a Polícia que já estava pronta para ir para Limoeiro. Não podendo mais esperar a chegada dos 80 contos de réis de resgate dos reféns, os cangaceiros fugiram pela banda dos Morros, onde havia umas pedras identificadas como “Gruta de Lampião”.

              No município de Palhano, abandonaram os dois reféns, quando do embate contra os volantes da Paraíba e Rio Grande do Norte. Em seguida, Lampião deixava a região jaguaribana rumo ao Cariri de seu Padim Ciço, dado como o “salvador” do povo de Limoeiro..


              Fonte:
              Foto: abelhudonews.blogspot.com
              coisadecearense.blogspot.com
Jornal Diário do Nordeste

John Lennon - Beatles


John Lennon

          John Winston Lennon nasceu no dia 09 de Outubro de 1940, em Liverpool, na Inglaterra. Era filho de Julia e Alfred Lennon, que por pouca sorte não foi acompanhado pelo pai, abandonando-o muito cedo, sendo  criado por uma tia, Mimi, irmã de Julia, sua mãe.


Tia Mimi, irmã da sua mãe

              Apesar de não ter sido criado sobre o domínio do pai, mas tinha um padrão de vida superior a dos outros componentes dos Beatles.


Julia, a mã de John Lennon

             Estudou na Quarry Bank Grammar School, escola que, com seus companheiros viu o nascimento do “Quarrimen”, que mais tarde deu origem aos Beatles. John Lennon gostava de escrever poemas, e alguns o fizeram  famoso.


           O início de tudo isso, adquiriu através da mãe, a Júlia, que o ensinou a tocar guitarra. Mas para desespero de John Lennon, a mãe veio falecer atropelada, quando ele ainda era adolescente. Isso o fez se aproximar de Paul McCartney, que também havia perdido sua mãe, na mesma época.

        
           No ano de 1957, John Lennon ingressou na Liverpool Art College, onde conheceu Cynthia Powel, que veio a ser sua primeira esposa, casando-se no dia 23 de Agosto de 1962. Nesse mesmo período os Beatles deram início a sua fama.


Cynthia Powel - Primeira esposa de John Lennon

            John Lennon sem dúvida, nunca perdeu a sua liderança intelectual dos Beatles, e durante a 1ª fase, ele foi o grande responsável pela maioria das canções da banda, fato que iria reverter em prol de Paul McCartney de 1966 em diante.


Paul McCartney

              Em 1965, John Lennon escreveu dois famosos livros, os quais são: “In His Ows Write” , em março de 64, e “A Spaniard in The Works”, em 1965. Em 1966, John Lennon perdeu um pouco a fé, talvez pela inexperiência de sua juventude, chegou a dizer que eles, os Beatles eram mais famosos do que Jesus Cristo.


 Yoko Ono - esposa de John Lennon

             Ainda em 1966, numa exposição de artes na “Indica Gallery”, em Londres, John Lennon conheceu Yoko Ono, e começou ao uso de drogas. No final deste mesmo ano, foi  para a Espanha filmar 'How I Won The War', de Richard Lester, diretor dos dois primeiros filmes dos Beatles.

            Em 1968 o casamento de John e Cynthia finalmente chegou ao fim, e John Lennon passa a viver com Yoko Ono, com a qual se casaria em Gibraltar em 20 de Março de 1969.


John Lennon e Chintia Powel

           No ano de 1970, finalmente os Beatles anunciaram o seu rompimento, Lennon ficando apenas na companhia de Yoko Ono, e juntos gravaram vários discos. 

            No final de 1971, o casal foi morar em Nova York, onde estabeleceu residência. Em 1973, John e Yoko fazem uma breve separação  e John passa a viver em Los Angeles com sua secretária May Pang.

           Em 1975, John Lennon e Yoko Ono voltaram a viver novamente juntos. Compraram vários apartamentos no edifício Dakota, em NY, e lá John Lennon se tornou pai pela 2ª vez. Sean Ono Lennon nasceu no mesmo dia do aniversário de John, em 09 de Outubro de 1975. Nesse período, John Lennon deixou a música durante cinco anos, fazendo pão e vendo seu filho crescer. A empresa passou a ser administrava por Yoko.


John Lennon e Yoko Ono

          Mas infelizmente a carreira de John Winston Lennon terminou. Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz é Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou disparando 5 tiros com revólver calibre 38, os quais 4 acertaram em John Lennon.


O sonho acabou!

            
O túmulo de John Lennon

Teclado virtual
John Lennon foi o cantor mais famoso do mundo.
Fonte de pesquisa:
 
letras.terra.com.br
Wikipedia