Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

Leões Selvagens - Por José Mendes Pereira



              Dos quatro maiores felinos existentes no planeta, o leão estar relacionado nesta lista de perigosos e selvagens animais.  Depois do tigre, ele é o segundo maior felino, chegando a pesar 250 Quilos.

             A maior população de leões selvagens é encontrada na África Subsaariana, e na Ásia, na Floresta de Gir na Índia.  Mas ouve um desaparecimento de leões da África do Norte e do Sudoeste Asiático em tempos históricos.

              Afirmam os pesquisadores que há cerca de 10 000 anos, o leão era o mais difundido grande mamífero terrestre depois dos humanos. A sua população, a maior parte habitava na África, da Eurásia, da Europa Ocidental à índia, e na América do Yukon ao Peru.

             A vida de um leão na natureza é no máximo 14 anos. Mas em cativeiro (muito estranho), ele pode chegar a viver 20 anos de vida. A causa de viverem menos na natureza, é  devido os machos quase sempre estão em combates com leões rivais, causando-lhes fortes ferimentos, e com isso reduz o seu tempo de vida.

             A coloração dos felinos é variável, sendo a cor entre o amarelo-claro e o marrom-escuro, com as partes inferiores do corpo mais claras, e na ponta da cauda tem um  tufo de pêlos negros, servindo para espantar moscas..., e   os machos tem uma longa juba.

Leões Brancos

                                                                                      
              Existe ainda o leão branco, sendo que este tem muita dificuldade para caçar, devido a sua cor, destacando-se  nas savanas ou selvas, que ao avistá-lo, a presa foge rapidamente. Felino  exclusivamente  da reserva de Timbavati, localizada no Parque Nacional Kruger, na África do Sul.
  
             Os leões vivem atualmente nas savanas reservadas, onde caçam grandes mamíferos, como antílopes, zebras, javalis. Um grupo de leões mata búfalo-africano, e se o bando estiver faminto, pode abater um elefante jovem, desde que ele esteja sozinho. Também é frequente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.

            O leão é chamado de "rei dos animais". Mas mesmo sendo perigoso, ele respeita o elefante. Geralmente vivem em sociedade, sendo que um grupo pode ter quarenta indivíduos. Mas geralmente a maioria é composta por fêmeas. 

            Não se deve criar leão novinho em residências. Com o tempo, ele vai mudando o seu comportamento, chegando a devorar o seu próprio dono. O lugar de leão é na selva.

TRAGÉDIA

         Em 10 de abril de 2000, o jornal do comércio de Jaboatão dos Guarapes, PE, a jornalista Roberta Soares e Sílvio Menezes escreveu o seguinte texto:

Criança de 6 anos devorada por leão dentro do circo.

          O que seria um tranqüilo espetáculo circense, transformou-se numa tragédia na noite de ontem, na quinta apresentação na cidade do Circo Vostok, instalado no Shopping Guararapes, bairro de Piedade. O garoto José Miguel dos Santos Fonseca Júnior, de apenas 6 anos, que assistia ao show com a família, foi agarrado por um dos cinco leões criados no circo, no momento em que passava próximo à jaula onde aconteceria um espetáculo com os animais. Ainda viva, a criança foi arrastada e teve parte do corpo devorada pelo leão, que só o abandonou depois de quase meia hora, ao ser alvejado por tiros de revólver e pistola disparados pela Polícia Militar.

          Apesar de já estar sem vida, o garoto só foi retirado de dentro da jaula onde estavam os dois leões perto da meia-noite, cinco horas depois do ataque, quando equipes do Instituto de Criminalística e Medicina Legal chegaram ao local. Mesmo transtornado pela dor, o pai de José Miguel, o autônomo José Miguel dos Santos Fonseca, 34 anos, foi obrigado a esperar até então para ver o corpo do filho livre dos leões. Quatro dos cinco animais terminaram mortos a tiros pela polícia. Os dois primeiros foram feridos logo depois do ataque e executados às 21h, a tiros de fuzil 7.62. Os outros dois, que estavam separados apenas por uma divisória, também tiveram que ser sacrificados porque ficaram excitados com o cheiro de sangue da criança.

         Por volta das 23h, os leões derrubaram a divisória e um deles ainda chegou a pegar o corpo de José Miguel novamente, mas foi morto pelos PMS, a pedido da família da criança. Demonstrando um total despreparo, nesse momento um dos tiros atingiu de raspão a cabeça do jogador Zezito José da Silva, que passava pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Os estilhaços dos mesmos tiros também feriram um PM que estava no local, identificado apenas como soldado Santos.

         Segundo José Miguel dos Santos Fonseca, algum funcionário abriu a grade que isolava os leões antes do início do espetáculo e no momento em que as pessoas ainda estavam se acomodando na platéia. Ele, juntamente com o filho, a filha, Mirela, de 3 anos, e o sobrinho, Anderson, de 8, voltavam da sessão de fotos oferecida pelo circo com os cavalos do espetáculo, quando o garoto foi atacado. “Nós estávamos passando próximo à jaula aonde os leões iriam se apresentar recém-montada, e de repente, o leão apareceu.

         “ As pessoas ainda estavam sentando, não era possível que eles já estivessem iniciando o espetáculo”, questionou o pai do garoto.
O animal teria passado uma das patas pelas grades da jaula e agarrado José Miguel, que ainda tentou se desvencilhar. “O pai da criança se agarrou na mesma hora com ela, enquanto eu e outras pessoas agredíamos o leão, com murros e cadeiras, mas ele não soltou o garoto”. “Nessa hora o animal puxou a criança para dentro da jaula e sumiu com ela, indo para a sua jaula de confinamento, nos fundos do circo”, contou o músico Nino Gama, 32 anos, que estava ao lado de José Miguel Júnior.

         Embora quase todos os funcionários do circo tenham desaparecido do local momento depois do ataque, o apresentador Roberto Gonçalves, 26 anos, e outros dois funcionários, chegaram a ser detidos por agentes da Delegacia de Prazeres. Depois de ouvidos, no entanto, foram liberados mediante pagamento de fiança. Vão responder por homicídio culposo.





A maior estrela do universo


        
A maior estrela conhecida no universo, isto é, até os dias de hoje, é a VY Canis Majoris, que fica a cinco mil anos-luz da terra, (um ano-luz é o tempo percorrido pela luz durante 365 dias = 300 km x 60s x 60m x 24 h x 365 dias, equivale a 9.460.800.000.000 km de distâncias) e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro.
  
Veja o tamanho do sol comparado a de VY Canis Majoris. O sol é apenas este pontinho 


            
O Sol possui uma massa 332 900 vezes maior a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes o volume da Terra. VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela vermelha localizada na constelação do cão maior.

Uma equipe de estudiosos liderada pela astrônoma  Roberta Humpreys, da Universidade de Minnesota, através do Telescópio Espacial Hubble e do observatório de W.M. Keck, Kameula, Havaí, calcula que seu raio está entre 1800 e 2100 raios solares, isto é, maior do que o sol, 1800 a 2100 vezes.

Se colocasse esta estrela no nosso Sistema Solar, a sua superfície se estenderia além da órbita de Saturno. Quer dizer, a partir do sol, ela ocuparia o espaço de Mercúrio, Vênus, terra, Marte, júpiter e saturno, passando ainda alguns milhares de quilômetros. 
            
Existem duas opiniões controversas sobre esta estrela. Uma delas  é de que é uma hipergigante, muito grande e luminosa. A outra  baseada  nos estudos de Massey, Levesque e Plez é de que a estrela é uma supergigante normal.

Estimações anteriores de seu diâmetro dizem ainda maior, com um raio de quatorze unidades astronômicas, o que equivale a 3000 raios solares. A estrela tem o volume de 2.940.000.000 (dois bilhões e novecentos e quarenta milhões) planetas Terra, e  já perdeu cerca de metade da sua massa.

Dizem ainda os astrônomos, que a estrela VY Canis Majoris, está morrendo e despejando parte de sua massa em uma nebulosa que encobre a nossa visão. E o seu fim não mais tardará acontecer.

Até poucos anos, a maior estrela conhecida pelos astrônomos era VV Cephei. Mas atualmente esta estrela passou a ser vice-campeã, como a segunda maior estrela já conhecida. 

Mas os astrônomos afirmam que poderá existir estrelas maiores do que esta, a VY Canis Majoris.               

Vídeo de comparação 

                                                                 

Fontes de Pesquisas:
Visão Ácida
Wikipedia