Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Faleceu o sargento Elias Marques Alencar

              Os escritores, pesquisadores, colecionadores e estudantes do cangaço, todos estão de luto com a morte de Elias Marques Alencar, que ocorreu na quarta-feira (dia 09 de fevereiro de 2011), com 96 anos de idade,  sendo este o último combatente da volante policial de João Bezerra,  que assassinou o rei do cangaço, Lampião, sua rainha  Maria Bonita e mais nove cangaceiros, no dia 28 de julho de 1938, lá na Grotade Angicos, no Estado de Sergipe. 
 
O que disseram os pesquisadores e escritores
 
Extraído do Blog Lampião Aceso em parceria com Cariri Cangaço
 
Sargento Elias, memórias que se vai! 
 Por: Aderbal Nogueira.
 
                 Sargento Elias é mais um personagem da história que se vai, mais um amigo que nos deixa.
                Fiquei sabendo do triste fato por intermédio do amigo Ivanildo, que me comunicou e fez uma solicitação, a qual venho a atendê-lo, colocando um pouco de uma das entrevistas que fizemos com sargento Elias, um homem rude do sertão que apesar de tudo muitas vezes nos fez rir com suas histórias. Sou um felizardo de tê-lo conhecido, a ele e a tantos outros. Com certeza durante a minha existência, esses tantos amigos que desfrutei de boas conversas alegres ou tristes vão sempre estar presentes na parede de minha memória, como diz o grande poeta cearense Belchior.

                 Aderbal Nogueira é documentarista.
                 Fortaleza,CE.

LUTO: Morreu o sargento Elias Marques   

Por: Ivanildo Alves da Silveira

               Faleceu hoje (09/02/2011), o sgtº Elias Marques da Silva, na cidade de Olho Dágua do Casado/AL. Ele era um dos últimos remanescentes que lutou no combate de Angicos ( 28/07/1938), em que morreram "Lampião" e mais 10 cangaceiros.

               
                No último dia 13/01/2011 estivemos com o Sgt Elias, sendo esta, uma das suas últimas imagens

               O Sgtº Elias tinha 96 anos de idade, nascido na cidade de Mata Grande/AL. Com 20 anos de idade entrou para a polícia de Alagoas, onde fazia parte da volante do Ten. João Bezerra, tendo se destacado em vários combates contra os cangaceiros do bando de Lampião, pois conhecia muito bem a região, e os hábitos dos bandoleiros.

               O Sgtº Elias confidenciou que no dia do Combate de Angicos, os soldados
beberam cachaça misturada com pólvora.

               Como recompensa por ter dado fim aos cangaceiros (Lampião e seu bando ), o aludido policial recebeu um conto e duzentos mil réis, e foi promovido a sargento.


                Na vida política, foi
Prefeito da cidade de Olho Dágua do Casado.

               Com a morte do Sgt. Elias, vai embora uma das últimas testemunhas oculares do Combate de Angicos, que deu cabo ao famigerado Lampião e seu bando.


             O sepultamento ocorreu ás 16:00 horas desta quarta-feira, no cemitério municipal de Olho Dágua do Casado/AL.
 
            Informação enviada por Jairo Luiz - Piranhas AL /Alcino Alves (escritor/pesquisador do cangaço) Renner Alves e blog ENGENHO DE NOTÍCIAS 

                
                Como diria um velho amigo "A fonte está quase seca" Vá com Deus bravo sertanaejo. 

                 Nossos votos de pesar a toda sua família. 

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro daSBE
Natal/RN.
 
Morreu Elias Marques Alencar, o último combatente da Grota de Angicos
 
 Por: João de Sousa Lima
 
na madrugada dessa quarta feira, dia 09 de fevereiro de 2011, as 03hs da manhã, morreu o sargento Elias Marques Alencar. Ele foi o último combatente da Grota do Angico. Faleceu no hospital do Xingó, em Piranhas, Alagoas.
o corpo está sendo velado em sua residência, na cidade de Olhos Dágua do Casado, Alagoas.
 
 
 
O último que viu a morte de Lampião
Por: Paulo Goethe

Edição de quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
 
Diário de Pernambuco.com.br

              "Quando você está com raiva é uma coisa, depois envelhece e fica com dor na consciência". O autor desta frase, Elias Marques de Alencar, integrou a volante do tenente João Bezerra que atacou o bando de Lampião na Grota do Angicos, no alvorecer do dia 28 de julho de 1938. Na investida, morreram o rei do banditismo no Nordeste, a mulher dele, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros.

             Na madrugada de ontem, Elias Marques faleceu aos 96 anos, no Hospital de Xingó, em Piranhas (AL), por falência múltipla dos órgãos. Tratava-se do último integrante vivo do grupo de 48 soldados alagoanos que participaram da ação comandada pelo pernambucano Bezerra. Promovido a sargento depois do ataque em Angico, Elias vivia com a família em Olho D'Água do Casado, a 270 quilômetros de Maceió.

             Em abril de 2008, Elias foi um dos personagens entrevistados pelo Diario na produção da série especial Na Trilha do Cangaço. Lúcido, ainda se lembrava do que aconteceu naquele início de manhã em que Lampião, o pernambucano Virgulino Ferreira da Silva, seria assassinado aos 40 anos de idade. Ele fez questão de mostrar a sua fotografia quando jovem caçador de cangaceiros.

             A ordem era não deixar ninguém escapar. O próprio Elias acredita ter sido o autor do disparo que feriu o cangaceiro Candeeiro, o pernambucano Manoel Dantas Loyola, que conseguiu escapar do ataque e hoje vive tranquilamente em sua terra natal, Buíque.

Elias nao ficou com ouro. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A. Press - 26/4/08

             Quando chegou à grota, Elias viu os cangaceiros já mortos. ´Fiquei com pena. E Maria Bonita não era feia`, relembrou. Ele ainda correu para pegar o bornal de uma das vítimas. ´Pensei: fiquei rico. Quando abri, só tinha ilhoses para enfeitar costuras. Quem ficou com todo o ouro foi o tenente Bezerra`.

             Ponto turístico, a Grota de Angicos disputada na Justiça pelos municípios sergipanos de Poço Redondo e Canindé, sendo que o último é considerado o vencedor pelo IBGE. 
 
Nota de Pesar: Sargento Elias Marques
Por Renner Alves

              Morre aos 96 anos o último integrante da volante que exterminou Lampião. Morreu na madrugada desta quarta-feira (09), por volta das 03 hs, Elias Marques Alencar, com 96 anos, no Hospital de Xingó, em Piranhas (AL). O corpo está sendo velado em sua residência, na praça Noé Leite, centro de Olho D Água do casado, sertão de Alagoas.

              Elias Alencar fez parte da volante do tenente João Bezerra, que atacou de surpresa o bando de Lampião, formado por Maria Bonita e mais nove cangaceiros, na área de caatinga da Grota do Angico, município de Poço Redondo (SE), no amanhecer do dia 28 de julho de 1938.

              ‘Seu’ Elias, que no mês de abril próximo faria 97 anos, é o último integrante – na região – da história de Lampião - maior fenômeno social brasileiro - que é contada em prosa e verso por todas as idades, em escolas, seminários, encontros e congressos. Do ‘Seu’ Elias fica a frase citada por ele em várias entrevistas à imprensa:

            “O cangaço não é de ontem. É de hoje. Vocês não vêem televisão? A roubalheira, os poderosos usando e abusando do dinheiro público, o crime organizado deitando e rolando, e nós, do povo, sempre no meio, levando bala e sova de relho dos dois lados. Tudo continua do mesmo jeito, até pior. O Brasil sempre foi e continua sendo o país do cangaço”.

              O sepultamento será às 16 horas desta quarta-feira, no cemitério municipal de Olho D´Água do Casado.
 
              Informação enviada por Jairo Luiz - Piranhas AL
              Fonte:www.engenhodenoticias.blogspot.com

             Por Renner Alves

            

Endereços:
 
cariricangaco@hotmail.com 
lampiaoaceso.blogspot.com
Diário de Pernambuco.com.br
joaodesousalima.blogspot.com