Seguidores

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

JORNAL DO CANGAÇO


Por: José Mendes Pereira 

                1 - Segundo o escritor e historiador Raimundo Nonato, em uma tarde, Jesuíno Brilhante hospedou-se em uma casa. O dono da residência não se encontrava no lar. Um bandido, de nome Montezuma, procurou se aproveitar da ausência do homem e começou a perseguir a dona da casa. Jesuíno revoltado com o desrespeito do bandido resolveu matá-lo.
            2 - Outra vez assassinou um escravo de nome José, porque ele tentou violentar uma mulher. 
            3 - Jesuíno Brilhante foi um cangaceiro que assassinou algumas pessoas, mas seus crimes tinham motivos, porque a sua finalidade era combater a injustiça social, as violências contra as mulheres, a falta de respeito com a população mais humildes. Usou a sua estratégia defendendo os pobres.
            4 - Recado de Lampião para Corisco, dirigido ao tenente João Bezerra, o homem que o perseguiu até matá-lo. “-Diga a ele qui eu num tenho medo de boi veaco, quanto mais de bezerra”.     
            5 - Frase de Lampião. “Premero de tudo, querendo Deus, Justiça! Juiz e delegado que não fizer justiça, só tem um jeito: passar ele na espingarda!”. 

ANTONIO SILVINO
 
           Conta-se que Antonio Silvino e alguns cabras chegaram à fazenda Lágea Formosa, no município de São Rafael-Rn, do Cel. Luiz Martins de Oliveira Barros e exigiram ajuda. O Cel. juntou o solicitado e entregando ao cangaceiro, pediu que não molestasse a sua família, pois sua esposa estava prestes a dar à luz.
           Antonio Silvino recebeu a quantia e partiu dali, dizendo: “-Eu não poderia atacar um homem tão bom para os pobres como o Senhor, Coronel”. 
           Conta-se ainda que certo dia, Antonio Silvino estava arranchado bem perto de uma estrada, e lá vinha um senhor montado em um jumento que carregava uns caçuás. E antes que o homem passasse, ele o interrompeu perguntando:
            - Para onde o sinhô vai? 
            - Vou à feira senhor, fazer compras.
            - E quanto leva im seu bôço?
            - Levo vinte mil réis.- Poiz mi dê!
            O homem já sabendo que estava diante do cangaceiro Antonio Silvino, não recusou, passou-lhe o dinheiro e puxando as rédeas do animal, dirigiu-se voltando para casa.
            - O sinhô disse qui ia fazê feira. Pur qui vai vortá?
            - Eu ia Senhor, mas o dinheiro o senhor me pediu?
            Antonio Silvino enfiou a mão no bolso, tirou o que era do homem, mais outro do seu, e lhe deu dizendo:
          -Agora vá à cidade e compri o dobro de alimentos pra seus fios...  

 PALAVRAS DE BALÃO  - Segundo a Revista Realidade

            “-Na madrugada do ataque ao nosso bando, Mergulhão levantou-se de um salto, mas caiu partido ao meio por rajada de balas. Quando me levantei, vi um soldado batendo na cabeça de Mergulhão. De repente ele estava com o cano de sua arma encostado à minha perna e eu apontando o meu mosquetão contra a sua barriga. Atiramos iguais. Ele caiu morto, mas eu não senti nada. (Com certeza foi o soldado Adrião Pedro de Sousa).   Então vi Lampião caído de costas com uma bala na testa. Todos estavam mortos. Maria Bonita estava ferida e escondeu-se de baixo de algumas pedras, mas foi encontrada e degolada viva. Não havia tempo para chorar. As balas batiam nas pedras soltando faísca e lascas. Ouviam-se gritos por toda parte. Luiz Pedro ainda gritou: - “Vamos pegar o dinheiro e o ouro na barraca de Lampião” Não conseguiu. Caiu atingido por uma rajada de balas.                 Corri até ele, peguei seu mosquetão e com Zé Sereno conseguimos furar o cerco. A selvageria policial foi equivalente a (NÓS), bandidos. Era um inferno”. 


SEGUNDO O DIÁRIO DE BORDO 

              Manoel Dantas Loyola, o cangaceiro Candeeiro, de Buíque-PE, sobreviveu a Angico, na época do cangaço. Entrou no bando de Lampião em 1937, mas disse que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas, quando Lampião e seu grupo chegaram ao local. Pouco tempo, a fazenda ficou cercada por policiais e o tiroteio foi tão intenso que ele para não morrer, preferiu seguir os bandidos. 
             No primeiro combate, ele foi ferido na coxa. A ferida foi fechada com farinha peneirada e pimenta. "Era muita bala no pé do ouvido", disse ele a um repórter do Diário de Bordo. 
            Candeeiro é aposentado na Vila São Domingos, distrito de sua cidade natal, e atende pelo nome Manoel Dantas Loyola, ou seu Né. Na época, ele garantiu que acreditava que alguns cangaceiros poderiam estar vivos, como: Vinte e Cinco Borboleta..., espalhados pelos Estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia.
           Quando o repórter perguntou sobre filhos de Maria Bonita, Candeeiro disse que conviveu os dois últimos anos de vida com Lampião, e confessa não ter visto Maria Bonita grávida neste período. “Ela teve dois abortos, mas todos antes de 1938. 

DESCUIDO OU MÁ SORTE DE LAMPIÃO? 

             O único mistério que ainda permanece na história de Lampião, é sobre sua morte. Mesmo traído por coiteiros como: Antonio da Piçarra  Pedro Cândido  e outros, aí é que surgem as perguntas:                                                                                                                                           1 - Por que Lampião, como bom estrategista que era, escolheu a Grota do Angico, um buraco sem saída  para acampar durante 15 dias?
             2 - Como é que pode um grupo de 34 cangaceiros, ter sido pego de surpresa por outro grupo de 48 policiais, que caminhou e rastejou morro acima por quase duas horas e ninguém viu?
            3 – Por que os cães e os vigias do bando de Lampião não notaram nada?
          4 - Por que duraram 15 minutos para eliminar o bando de cangaceiros que nem resistiu, já que a volante policial tinha metralhadoras para eliminá-lo em cinco minutos, no máximo? 
            5 – Por que o cangaceiro Amoroso, não foi metralhado na hora que foi fazer XIXI, pois o mesmo ficou cara a cara com um policial? (Segundo reportagem que eu li).
            Eu admito que alguém diga que não, mas eu acho que tinha boi na linha. Esta é a minha opinião. 
 
LAMPIÃO TINHA RESPEITO E CONSIDERAÇÃO  AOS VELHOS E POBRES 

           Conta-se que certa noite, os cangaceiros pararam para pernoitar e jantar num pequeno sítio, Um dos homens do bando, queria comer carne e a dona da casa, uma senhora de mais de 80 anos, tinha preparado um ensopado de galinha. O sujeito saiu e voltou com uma cabra morta nos braços.
           -Tá aqui. Matei essa cabra. Agora, a senhora pode cozinhar pra mim?
          A velhinha, chorando, contou que só tinha aquela cabra, e que era dela que tirava o leite para alimentar os seus três netinhos, já que não tinha outro alimento.
           Sem tirar os olhos do prato, Lampião ordenou:
          -Paga a cabra da mulher.
          O cangaceiro, contrariado, jogou algumas moedas na mesa, dizendo:
          - Isso pra mim é esmola.
          - Agora paga a cabra, sujeito! – Disse Lampião.
          - Mas capitão, eu já paguei!
          E o sujeito pagou a cabra duas vezes. 

POR QUE O APELIDO "LAMPIÃO?"
 
           Palavras do Sinhô Pereira: "Num combate à noite, na fazenda Quixaba, o nosso companheiro Dé Araújo comentou que a boca do rifle de Virgulino mais parecia um lampião. Eu reclamei, dizendo que munição era adquirida a duras penas. Desse episódio resultou o Lampião que aterrorizou o Nordeste”.  

HOMEM SUJEITO A PASSAR PELAS MÃOS VINGATIVAS DE LAMPIÃO 

           Certa vez, Lampião e seu bando, iam de estrada a fora nas terras de Pernambuco. Como Lampião era fumante, e não tinha mais fumo na sua algibeira, viu um senhor lá dentro do roçado cultivando.
           Quando o homem viu Lampião se aproximando, imaginou correr, mas temeu e resolveu esperar o facínora.
           -É Lampião! Meu Deus! O que eu faço agora? Se eu correr, ele me alcança na pontaria do seu rifle.
           Ao chegar perto do homem, Lampião perguntou-lhe: 
           -Ocê fuma cabra?
           O homem apoderado de medo respondeu-lhe: 
          -Nem fumo e nem masco capitão! Mas se o senhor quiser, eu faço os dois agora! 
          Lampião sentindo que o homem estava com medo, batendo no seu ombro disse-lhe:
          -Num tenha medo não, cabra! Um cangaceiro que se preza, não mexe cum home. Mexe cum cabra safado! O sinhô fique calmo, que o Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Capitão Lampião, que sou eu, jamaiz faiz covardia cum um home como o sinhô. Trabaiadô! 
        E em seguida retornou ao encontro do bando, pulou a cerca e foi-se embora.Quando Lampião saiu do local, o homem se benzeu agradecendo a Deus pela proteção recebida.  

POR QUE LAMPIÃO COMEÇOU A USAR ÓCULOS?

            Em agosto de 1925, quando ele fez uma invasão pelo sertão de Pernambuco, Lampião e seu grupo foram surpreendidos pela polícia da região, e esse tiroteio, deixou uma marca para toda sua vida.  Livino Ferreira, o seu irmão mais novo, foi atingido pelos policiais e morreu. Lampião foi ferido no olho direito, por um espinho de cacto, que o policial o atingiu com uma escopeta.                               
           Ele foi levado a um médico numa cidade próxima ao acidente, chamada Triunfo, onde retiraram o espinho do seu olho, mas o médico não conseguiu evitar a sua cegueira.  
           Lampião proseou dizendo que precisava apenas de um olho para atirar, dois eram luxos, já que mesmo tendo dois, tinha que fechar um, e não se importou com o ocorrido. A partir daí, tornou-se canhoto na hora de atirar, e usava óculos para esconder a cegueira daqueles que não o conheciam, e para proteger o outro olho do sol sertanejo.

LAMPIÃO E O CANGACEIRO VOLTA SECA QUASE SE ENFRENTARAM

             Segundo o escritor Joel Silveira, o cangaceiro Volta Seca reafirmou uma briga que teve com Lampião em 1931, por querer socorrer Bananeira, ferido em combate. Lampião achava que o socorro poderia ocasionar problemas sérios de confrontos com a polícia. Volta Seca agia solidariamente, sem querer deixar para trás o companheiro atingido por tiros. O ambiente ficou tenso, e por pouco as duas feras (suçuaranas) não se enfrentaram. 
             A fama de valentia, contudo, ampliou-se dentro e fora do grupo, e por Volta Seca ter fama de compositor e de cantor, tendo ele salvado parte do repertório dos grupos de cangaceiros. 
            O disco da Todamérica é um bom exemplo, e foi reproduzido em parte, décadas depois, por um álbum, long-play, dos Estúdios Eldorado, de São Paulo, com o título de A Música do Cangaço. Nele, além das canções cantadas por Volta Seca, figuram artistas como Luiz Gonzaga, Sérgio Ricardo, Teca Calasans e Antonio Carlos Nóbrega.